Comandar uma equipe não é tarefa fácil. Mais difícil ainda é administrar toda uma empresa. Com a crise, são abertas cada vez mais organizações. São os brasileiros, iniciando o próprio negócio com o intuito de arrumar uma saída para o desemprego. Contudo, esses novos empreendedores saberão liderar?
Selecionar, capacitar, orientar e conduzir as pessoas, atuando como um verdadeiro gerente, será um dos desafios enfrentados pelos empresários. No processo de gestão, será necessário conviver com grandes obstáculos, como por exemplo, o de conseguir alinhar a equipe ao seu sonho, introduzindo uma cultura organizacional e impulsionando a corporação e as pessoas.
Para auxiliar nessa tarefa, Marcelo de Elias, professor da IBE-FGV e escritor, dá algumas orientações:
Escolha funcionários alinhados aos valores do empreendimento: desde o processo de seleção, é essencial ter claro quais valores e princípios serão defendidos pela corporação. Busque identificar nos potenciais candidatos quais se alinham a essa conduta e estão dispostos a vivê-la genuinamente.
Inspire a visão: comunique e incentive as pessoas a buscarem um propósito em comum. Assim, você deixa de ter subordinados e passa a ter seguidores.
Esclareça papéis: os colaboradores devem saber exatamente qual seu objetivo, como elas impactam nos resultados e como suas ações, por mais simples, geram grandes frutos.
Seja o exemplo: as atitudes do líder, como um verdadeiro exemplo, servirão de norte para o comportamento do time. É necessário se autopoliciar e avaliar se sua postura é positiva e inspiradora.
Atue para o clima ser bom: uma pequena empresa tem toda a oportunidade de gerar um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Invista na colaboração entre as pessoas e aja fortemente nos conflitos interpessoais.
Abra espaço para as boas ideias: os talentos certamente poderão contribuir. O empreendedor deve incentivar sua equipe para, juntos, pensarem nas melhorias e inovações.
Trabalhe a motivação: isso vai além da remuneração. Reconhecer as boas contribuições individuais e celebrar as realizações do time são exemplos de como a ação do gestor pode impactar na motivação das pessoas.
Além disso, para alcançar o sucesso, “seja dinâmico e tenha uma excelente relação interpessoal. Afinal, hoje, network é tudo!”, recomenda Erick Santiago, gerente da Mobile TI, no Rio de Janeiro.
Leia mais: