Se você está vivendo o período do vestibular, sabe bem sobre todas as cobrança ocorridas nesse momento. Todos querem atingir os resultados esperados e provar para si mesmo sua capacidade. No entanto, tanta exigência pode ser ruim para os estudos. Descubra o motivo!
Segundo o psicólogo especialista em ciências cognitivas, Fernando Elias José, é fundamental saber lidar com as imposições, tanto externas, vindas de pais, por exemplo, quanto internas. Para ele, a primeira é mais fácil, pois se não dermos tanta importância, tende a desaparecer. No entanto, em algumas pessoas, ela pode potencializar a segunda e, assim, dificultar muito o andamento dos estudos. “O ponto chave não é se cobrar, mas sim a forma como isso é feito”, assegura José.
A ansiedade é inevitável e deve-se, principalmente, à incerteza de ser bom o suficiente para o desafio pretendido. Dessa maneira, obter indicadores de desempenho nos estudos e manter uma organização, são boas formas de diminuir tal sentimento. Para isso, existem algumas dicas:
-Institua etapas e metas: por exemplo, estabeleça quantas questões irá resolver por dia sobre determinados temas.
-Tenha horas de lazer: esses momentos são importantes para aumentar a qualidade de absorção dos conteúdos vistos nas horas anteriores. Uma mente cansada tem um menor aproveitamento.
-Varie os temas das matérias: nossa percepção é atraída por estímulos diversos, portanto, ler seguidamente um mesmo assunto diminui a atenção.
-Realize simulados: faça provas de anos anteriores. Elas servirão como indicadores de ensino e como forma de apontar as principais dificuldades.
Lembre-se, todo esforço trará bons resultados para um futuro de sucesso. Afinal, se dedicar tanto para ingressar em uma instituição conceituada já é um grande diferencial. “Uma boa universidade oferece ao estudante, além do conhecimento acadêmico, uma série de oportunidades, como disciplinas eletivas, atividades extracurriculares e opção de intercâmbio. Ou seja, quesitos responsáveis por encaminhar o jovem a uma formação mais completa e bem-vista no ambiente corporativo”, estimula Clarice Dahis, coordenadora do Ibmec Carreiras RJ.
Portanto, mãos à massa e boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.