Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
livros-a-arte-das-cronicas

Livros: a arte das crônicas 

Notícia | 06/04/2025

Gabriel de Carvalho

Quando vivemos em uma rotina corrida, é necessário ter um tempo para realizar leituras leves, descontraídas e intrigantes. As crônicas são válvulas de escape para fugirmos da nossa realidade e estarmos imersivos em história com elementos do próprio cotidiano. Acompanhe, nesta matéria, algumas indicações de leituras.

“Crônicas de Humberto”, de Leandro Capilluppi (MAIK e-books)

Nesta obra, o autor Leandro Capilluppi traz histórias divertidas, nostálgicas e comuns no cotidiano. Cada crônica fala sobre um planejamento futuro, amizades inquebráveis e reflexões, dando a impressão do personagem Humberto ser nosso amigo de infância ou até nós mesmos. Assim, dando uma sensação de proximidade com os contos.

O livro é um convite para quem gosta de dar risada e se divertir com as surpresas da vida. Com influência de Luiz Fernando Veríssimo e uma escrita fluida, a obra faz os leitores se sentirem parte da história. O protagonista é um personagem fictício e por meio das suas vivências, descobrimos coisas até mesmo das nossas vidas.

“Crônicas: Minhas e suas!”, de Sheila Liz (Viseu)

A obra de Sheila Liz desperta nos leitores sentimento muitas vezes não reparados no dia a dia. Como uma brisa nos cabelos, o cheiro das flores doces do jardim, dores do abandono e entre muitas outras, todas elas parecem ser aleatórias, porém cada uma possui um verdadeiro significado. Ao decorrer das páginas, é entendível como elas passam despercebidas.

Saber o efeito de todos esses sentimentos é sinônimo de viver a vida plena como ela é. A autora apresenta mais de 80 crônicas em um livro intenso como a própria vida. A leitura é fácil e Sheila busca inserir os suas próprias observações. Assim, ela busca envolver a leitura com situações rotineiras em nossa caminhada.

“Crônicas de uma carioca grisalha”, de Kika Gama Lobo (Lacre)

A obra descreve acontecimentos do cotidiano da autora. Kika mostra a sua atenção no escutar e falar pelas ruas do Rio de Janeiro. Além disso, ela não economiza em trazer verdades. Ao decorrer das páginas, diversos temas são abordados, esses, na maioria das vezes, comuns na vida.

Ela busca mostrar ao público a correria de uma mulher madura, porém, ainda conta com muito gás para produzir, chorar a partida de amigos, se entristecer com a saída de casa dos seus filhos, a demência inicial de sua mãe e entre outras questões. Essas vivências aproximam os leitores e com a sua história, pode encorajá-los.

“Crônica por Quilo”, de Carlos Castelo (e-galáxia)

Em nossa rotina, costumamos falar sobre todos os tipos de assunto, desde críticas à política, piadas, histórias, ocorridas em nosso dia a dia. A obra “Crônica por Quilo”, aborda essas questões com uma pitada de humor. Assim, cria-se uma forma de conectar diversos relatos com as vivências dos leitores. 

São 88 crônicas com o DNA do autor Carlos Castelo, contando com muitos enredos, personagens improváveis, paródias e poesias engraçadas. Uma ótima indicação para quem deseja fugir da realidade e mergulhar em um mundo mais leve e descontraído.

“Crônicas de um país bem grande”, de Bill Bryson (Companhia das letras)

O autor Bryson traz para os leitores histórias com temas sobre o seu país de origem, os Estados Unidos. Os contos foram escritos originalmente para uma revista da Inglaterra. Ao decorrer da obra, ele combina humor com crítica social, cativando muitos ingleses. 

Ele conta sobre costumes comuns dos americanos, como levar para casa pizzas especialmente produzidas para o café da manhã, comprar uma canoa na loja de conveniência, dessas abertas 24 horas por dia. Após morar vinte anos na Inglaterra, quando retorna ao seu país natal, leva um susto sobre os novos costumes da população, trazendo um ar mais cômico aos contos.

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Temos matérias publicadas semanalmente em nossa coluna!

Por isso, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Leia também

Enquete

O que o mercado de trabalho deveria oferecer para jovens iniciantes?