No mercado de trabalho, as empresas estão cada vez mais valorizando a cultura organizacional do local e enfatizando as suas estruturas. Apresentar cada detalhe de um ambiente para um novo colaborador parece ser uma tarefa simples, porém essa aprendizagem deverá ser feita de forma correta para os frutos serem colhidos futuramente. Acompanhe, nesta matéria, como fortalecer essa questão no seu negócio.
O tema ainda é desafiador para os líderes e gestores. Implementar alguns hábitos para a sua equipe não é uma tarefa fácil, por isso ter entendimento para reforçar os valores ao longo do dia a dia e servir de exemplo é uma forma clara de trazer essa temática para o time.
Segundo uma pesquisa da Futuro S/A sobre o assunto, a cultura é importante, mas não há ações para desenvolver o tema de forma concreta nas empresas: 88% dos participantes consideraram como um dos pilares essenciais de estratégia e o sucesso de suas empresas nos próximos anos.
Porém, ao mesmo tempo, para 73% das pessoas não havia ações e objetivos concretos para desenvolvê-la em suas empresas. De acordo com 72% dos participantes, a maioria dos líderes e equipes não tinha clareza sobre os elementos da cultura atual e bloqueavam o desenvolvimento do negócio. E 62% não os conheciam.
Para obter uma assertividade, a troca é fundamental no estabelecimento de estratégias positivas. “Um dos fatores de sucesso desse processo está na capacitação e engajamento dos gestores e seus times. Eles são os atores principais na implementação e fortalecimento das competências necessárias para maximizar, de forma consistente, os resultados do negócio”, afirma Bianca Cerbino, Gerente de Pessoas e Organização da Iconic.
Como a liderança pode agir nesse cenário?
A supervisão é uma peça chave para o grupo prosseguir no alcance de metas e objetivos. Portanto, há alguns obstáculos nessa etapa. Servir de exemplo para o time entender quais os caminhos para seguir é essencial nos próximos passos da corporação. Assim, estar nessa posição é ter ciência de carregar grandes responsabilidades.
Passar para os profissionais da área é uma tarefa essencial, os funcionários também desempenham um papel de relevância para se conectarem com a cultura organizacional da instituição. “Eles também precisam estar atentos para entender e demonstrar interesse em saber um pouco mais a respeito e buscar essa conexão”, complementa Maria Paula, sócia da EXEC, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros.
Qual o papel do RH?
Para muitos, essa seria a função do RH, algo não necessariamente verdadeiro. A área de recursos humanos tem conhecimento sobre o assunto, portanto é o papel dos líderes em levar isso ao quadro de colaboradores. Eles exercem uma função de agentes de transformação, mediando e potencializando a atuação dos times.
Dessa forma, um bom comando é fundamental para o grupo se sentir mais tranquilo e a perda de funcionários ser menor. Com uma boa gestão nessa área, a organização prosperará dentro da esfera laboral.
Invista na cultura da empresa
Passar esses hábitos para os indivíduos atuarem em união é uma forma de melhorar o desempenho de cada um e, também, do coletivo. Deixar os valores estampados em atitudes, formatos, conversas são métodos para o grupo ter em mente as particularidades e saber como se comportar para continuar em constante evolução, melhorando todo o conjunto.
Possuir gestores preparados fará a diferença para o futuro da organização. “Antes de qualquer coisa, para manter o time comprometido, precisamos de clareza: todos devem entender suas responsabilidades, objetivos e a sua real importância e contribuições nesse processo. Os colaboradores devem ter o conhecimento de fazer a diferença de forma positiva”, afirma Wesley Martins, supervisor de atendimento do Nube.
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