O começo de um novo ano é a chance de renovação, tanto para metas pessoais como profissionais. No meio corporativo, as empresas também devem aproveitar o clima para estabelecer mudanças no time. Para quem está em busca de melhorar a performance da equipe, algumas dicas podem ajudar. Então veja, nesta matéria, cinco maneiras de aumentar o desempenho dos colaboradores em 2025!
O que é um time de alta performance?
O termo usado para caracterizar uma equipe é o desejo de todos os gestores. Afinal, ele refere-se à capacidade dos profissionais em desempenhar as suas tarefas de maneira eficaz. Ou seja, a equipe tem habilidades para contribuir diretamente com o cumprimento das metas da organização.
A alta performance deve ser atingida, não apenas cobrada!
O rendimento de funcionário não deve ser apenas exigido por seus líderes, mas sim, estimulado e orientado. Um time harmonioso não surge do nada, nem automaticamente, ele precisa ser conectado com base em práticas. Nesse sentido, Virgílio Marques do Santos, sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria, deixa cinco dicas de como conquistar esse título para a equipe. Confira:
- Confiança é a base de tudo
A confiança é o alicerce. "Um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para errar e experimentar gera mais inovação e criatividade", afirma Santos. Contudo, para o especialista, no Brasil, ainda há uma cultura de penalizar o erro. Mesmo assim, ele nesse aspecto como o responsável para o trabalho fluir com mais eficiência e menos retrabalho.
- Propósito claro engaja
Ter um objetivo definido faz toda a diferença no desempenho do time. "Quando cada um entende o propósito por trás dos seus feitos, as atividades diárias se tornam mais significativas", ressalta o gestor. Essa clareza nas metas ajuda a manter a motivação, especialmente nos momentos de maior pressão.
- Conversas abertas resultam em decisões melhores
Diálogos francos e transparentes são características das equipes mais eficazes. "Discutir ideias abertamente, mesmo quando há discordâncias, leva a decisões mais sólidas". Muitas empresas ainda evitam essas conversas por medo de conflitos, mas o fundador da FM2S vê confrontar ideias como uma forma construtiva de fortalecer os resultados.Segundo uma pesquisa realizada pela Feedz, 94% dos funcionários compreendem melhor o trabalho em empresas com reuniões 1:1. Ou seja, de líder para liderado.
- Colaboração é chave para o sucesso coletivo
Em um time de alta performance, ninguém trabalha sozinho. "O sucesso de um é o de todos. Essa mentalidade colaborativa faz a diferença, inclusive com responsabilidades compartilhadas", comenta o especialista. A cooperação, embora ainda enfrente resistência em alguns ambientes, é essencial para resultados consistentes e para a criação de uma cultura de apoio mútuo.
- Aprendizado contínuo é o diferencial
Os integrantes nunca param de aprender. "Com o mercado mudando tão rapidamente, a disposição para continuar aprendendo é os mantém relevantes e preparados para novos desafios", reforça. Com a variedade de cursos on-line disponíveis hoje, a especialização está mais acessível, inclusive com opções gratuitas.
Avaliar o desempenho é fundamental para manter a alta performance
Conforme uma análise feita pela Falconi, com 400 companhias, a implantação da avaliação de desempenho trouxe efeitos significativos para quem tinha esse procedimento estruturado. Entre os benefícios citados, estavam: direcionamento e estímulo para o desenvolvimento de competências dos funcionários (79%), a identificação de talentos, pessoas chave e empregados críticos (77%) e a promoção de cultura de feedback (70%).
Gostou do conteúdo? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!