A comunicação eficaz é um modelo a ser seguido por todas as empresas. Quando uma corporação entende esse valor para o seu conjunto corporativo, as estratégias passam a ser mais assertivas e o alto desempenho da equipe aparece. Assim, virando um destaque no mercado. Acompanhe, nesta matéria, como isso pode influenciar no seu negócio e gerar resultados.
No meio corporativo, quando se entende as relações de trabalho e novos formatos de gestão, a parte comunicacional é uma das mais valorizadas. O colaborador, ao entrar, consegue absorver a cultura organizacional do lugar e, também, aprimorar suas competências. Logo, para quem deseja construir um time de alto impacto, passa a ser uma exigência receber pessoas com essas soft skills e habilidades desejáveis para essa função.
De acordo com o relatório "The State of Business Communication 2023", realizado pela Harris Poll para a Grammarly, para 72% dos líderes empresariais a comunicação eficaz aumentava a produtividade de suas equipes, enquanto 52% dos trabalhadores do conhecimento (Knowledge Workers) compartilhavam dessa opinião. O estudo entrevistou 251 líderes empresariais, e para 60% esse mesmo fator foi significativo para aumentar a confiança dos funcionários.
Independentemente do nível hierárquico, ter uma boa oratória e instruir os seus funcionários de maneira clara é algo crucial para uma evolução do conjunto. “É essencial reforçar a importância de uma comunicação clara, transparente e eficiente para garantir o alinhamento entre líderes e colaboradores”, diz Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional.
Como desenvolver uma boa comunicação?
Transparência
É fundamental estar onde os líderes se comunicam de forma aberta e clara, a transparência é o alicerce do local e ambos colaboram uns com os outros. Assim, o problema do mal entendido é evitável e as atividades passam a fluir de forma natural. Dessa forma, o grupo se sente mais à vontade para expressar as suas ideias e preocupações.
Quando essas questões são vistas em um escritório, cria-se um local de confiança, sendo um elemento crucial para qualquer negócio. Entender esses métodos e aplicá-los, facilita nas demandas de todos os setores, evitando ruídos nas atividades, esclarecendo dúvidas para não existir erros e ter tranquilidade para realizar as tarefas.
Feedback construtivo
A cultura do feedback construtivo é uma peça chave para as empresas aplicarem na rotina corporativa. Além de desenvolver o talento, cria-se uma relação saudável entre gestão e funcionário. Os líderes falam de uma maneira cautelosa e assertiva e os colaboradores melhoram as partes apontadas, gerando resultados positivos para a organização.
Escuta ativa
Essa é uma das melhores formas de criar um time com bom desempenho. Ter pessoas capacitadas para ouvir é crucial na criação de um espaço onde as pessoas se sentem verdadeiramente compreendidas. Essa atitude cria um espaço propício à inovação e resolução de problemas de forma colaborativa. “Isso acontece porque, quando há clareza nas diretrizes, feedbacks constantes e uma cultura de escuta ativa, os colaboradores tendem a ser mais engajados, comprometidos e produtivos”, acrescenta a especialista.
Para ter um time com o alto rendimento sendo o foco principal, há diversas formas de gerar empenho para o seu negócio. “Colaboradores engajados realizam suas funções felizes e com propósito, tendem a apresentar maior qualidade em suas entregas, contribuem para manutenção de um ambiente produtivo e rico em trocas. Todos esses pontos auxiliam para uma maior retenção do quadro, satisfação dos clientes e um bom retorno”, finaliza Wesley Martins, supervisor de atendimento do Nube.
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