O mercado de trabalho segue em constante evolução, esse fato se dá justamente aos avanços tecnológicos e processos de automação. Hoje, manter-se atualizado com as novidades te faz um profissional preparado e ajuda na contribuição de ideias para a sua empresa. Acompanhe, nesta matéria, como você poderá desenvolver habilidades para se tornar um destaque em sua carreira.
Para a direção, possuir colaboradores engajados é um diferencial no repasse das atividades. Receber demandas estratégicas mostra um certo nível de maturidade e competência para realizá-las. Logo, além de se mostrar proativo em suas tarefas, o crescimento passa a ser valorizado pelos líderes.
Como o mercado valoriza as competências de um colaborador?
Segundo a pesquisa “Panorama das Carreiras 2030”, elaborada pela Totvs em parceria com a H2R Insights e Trends. Para 51% dos especialistas de finanças, a análise de dados é a habilidade técnica principal a ser desenvolvida para os próximos cinco anos. Já 49%, destacam a inteligência emocional como a soft skill mais necessária.
O perfil de cada estudante tende a ser diferente um do outro. Todavia, com as exigências do mercado, cada um deve se manter em constante aperfeiçoamento para conseguir se consolidar no âmbito empresarial. Assim, aprimorar as suas competências passa a ser um dos métodos cruciais para alcançar um posto de sucesso.
De acordo com a gerente de marketing da Higlobe, Samyra Ramos, dedicar-se a esses aprendizados é de grande valor para sua caminhada. “As hard skills, são habilidades técnicas específicas para realizar tarefas, enquanto as soft skills, ou habilidades interpessoais, ajudam na comunicação eficaz, resolução de problemas e liderança.”
Quais habilidades são importantes para o desenvolvimento profissional?
Habilidades digitais avançadas
Com a rápida transformação dos métodos empresariais, ter conhecimento em IA, programação, análise de dados e técnicas em máquinas é fundamental para a sua evolução ocupacional. Aprimorando-se nesses segmentos, você progredirá em novas oportunidades dentro de seu ramo de atuação.
Inteligência emocional
Na esfera laboral, manter-se seguro e com uma boa saúde mental é um dos principais pilares para ser um diferencial como pessoa. Muitas vezes, um ambiente pode desestabilizar o colaborador e impactar diretamente na realização das suas funções. Logo, desenvolver habilidades como empatia, comunicação e gestão de conflitos serão valorizadas nos caminhos vindouros.
Além da carreira em si, poder ajudar os companheiros e clientes é uma boa maneira de virar um exemplo por onde passar. “Precisamos conhecer as nossas emoções para sabermos controlá-las. Dessa forma, aprimoramos nossas relações para entender os outros”, afirma Carla Brandão, jornalista.
Colaboração e trabalho em equipe
Em uma corporação, nada se faz sozinho. A união de uma equipe é crucial para o cumprimento das demandas e a leveza de um ambiente seguro. Adaptar-se a diferentes dinâmicas de grupos envolve colaboração, comunicação clara, resolução de problemas e flexibilidade. Dispondo de algumas dessas competências, o indivíduo estará em um bom caminho de preparo.
Pensamento crítico e criatividade
Para os recrutadores, encontrar alguém criativo e com um pensamento crítico em situações difíceis, é de grande valor para o conjunto. Além de crescer como profissional, você será bem avaliado pela sua gestão e estará pronto para desenvolver soluções. “Quando o profissional consegue desenvolver e aprimorar ambas, é possível se sobressair no mercado e ter sucesso abrangente no ambiente de trabalho”, completa Samyra.
Recebeu insights de preparo para o mundo corporativo?
Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!