É comprovado como o networking é uma ferramenta poderosa para o crescimento profissional de estagiários, aprendizes ou efetivos, independentemente de qual área seja a atuação. Isso porque esse conceito permite ir além de simplesmente colecionar contatos, mas sim envolve uma construção de relacionamentos benéficos ao longo do tempo. Em um mundo cada vez mais conectado, no qual, muitas vezes, as oportunidades surgem por meio das conexões, investir nessa habilidade é indispensável. Acompanhe as dicas agora!
Por que fazer networking é tão importante?
De acordo com Mara Leme Martins, PhD. Vice Presidente do BNI Brasil - Business Network International, é fundamental se atentar a esse assunto. “A comunicação é a espinha dorsal do networking, especialmente no ambiente híbrido”, comenta. Inclusive, a especialista aponta uma recomendação interessante. “Seja proativo em suas interações, entenda o funcionamento de ferramentas digitais e as use quando necessário, a exemplo de e-mails, mensagens instantâneas, e chamadas de vídeo, buscando manter contato regular com colegas e superiores”.
A fim de elucidar a grandeza de cultivar uma boa rede de apoio, separamos alguns motivos pelos quais ele é imprescindível para quem quer ter uma carreira de sucesso. Veja:
- Oportunidades de carreira
Às vezes, as vagas nem chegam a ser anunciadas publicamente por conta de sua alta procura. Em muitos casos, são ocupadas por meio de recomendações ou indicações de pessoas já pertencentes àquele negócio, as quais conhecem outros indivíduos e os convidam a participar do processo seletivo.
Segundo um estudo realizado pela LinkedIn, aproximadamente 85% delas são preenchidas dessa forma. Aqui, ter um networking forte aumenta significativamente as chances de ser informado sobre essas oportunidades e ser chamado para o recrutamento.
- Troca de conhecimento
De maneira geral, vai além de encontrar um espaço no mercado de trabalho, porque também é sobre aprender com os outros. Vincular-se com especialistas de diferentes áreas e níveis de experiência pode proporcionar insights valiosos, novas perspectivas e informações atualizadas sobre tendências e práticas do futuro.
De acordo com um estudo da Harvard Business Review, profissionais conectados são mais propensos a receber feedback sobre seu desempenho. Consequentemente, também conseguem identificar novas oportunidades de aprendizado e crescimento na carreira de forma mais fácil.
- Suporte e aconselhamento
Construir uma rede sólida significa ter pessoas com quem você pode contar para obter conselhos e orientação em momentos desafiadores da carreira. Conforme um relatório da American Psychological Association, essas ligações podem fornecer suporte emocional e apoio para enfrentar desafios no mundo empresarial. Essa troca é fundamental para superar obstáculos e tomar decisões importantes.
- Reconhecimento e visibilidade
Um bom networking aumenta a visibilidade de um expert dentro de sua indústria. Ser conhecido por suas habilidades e qualidades por intermédio da sua malha de amigos pode atrair benefícios capazes de abrir portas, além de ser uma propaganda gratuita sobre o quanto você é bom no seu campo de atuação.
3 estratégias para construir um networking efetivo
Para Laís Macedo, empresária e Presidente do Future is Now, uma boa tática é se espelhar em quem nasceu em Minas Gerais (BR). “Eu, como mineira, posso afirmar como somos bons de prosa, fazemos networking todos os dias, ali, ‘comendo quieto’, no nosso jeito tão autêntico de se relacionar. Nesses traços irrelevantes, construímos relações tão potentes e reais”, comenta.
Para auxiliar quem quer desenvolver essa capacidade, citamos três dicas e estratégias efetivas. Confira:
1) Participe de eventos profissionais: sejam conferências, workshops, feiras e seminários, todos são excelentes ensejos para expandir seus contatos. Portanto, esteja preparado para interagir e trocar informações de forma genuína.
2) Utilize redes sociais profissionais: plataformas como LinkedIn são ideais para conectar-se com profissionais do seu segmento, participar de grupos de discussão e compartilhar seu conhecimento. Uma dica: mantenha seu perfil atualizado e seja ativo!
3) Mantenha contato regularmente: como tudo na vida, o networking requer consistência. Logo, acompanhe suas conexões periodicamente por meio de troca de e-mails, mensagens nas mídias sociais ou até mesmo encontros presenciais, se possível.
Por fim, é fundamental ser proativo, pois não se trata de pedir favores, mas oferecer ajuda quando necessário. Além disso, não se esqueça de engajar-se em grupos relacionados aos seus temas de interesse, assim, terá acesso a ainda mais caminhos para o seu desenvolvimento profissional. Investir em networking é uma das decisões mais estratégicas para impulsionar sua carreira!
Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!