De acordo com o relatório Global Trends Report, feito pelo LinkedIn, as soft skills são tão ou mais importantes quando comparadas com as hard skills para 92% dos gestores de RH. Portanto, estagiários, aprendizes e efetivos do mundo estão buscando aprimorar essas habilidades. Afinal, elas desempenham um papel crucial para o sucesso profissional e são capazes de abrir portas para qualquer pessoa. Sendo assim, confira dicas e fique por dentro!
O que são as soft skills?
Principalmente após a pandemia, ter conhecimentos socioemocionais bem elaborados se tornou indispensável. “Em um mercado em rápida evolução, as capacidades de adaptação, aprendizado contínuo e colaboração podem ser tão valiosas quanto um diploma específico, mas não o substituem. As empresas estão cada vez mais focadas naquelas trazidas pelo candidato, especialmente em ambientes dinâmicos e tecnológicos”, explica Fernanda Cardoso, head de talentos na All Set, agência de publicidade especializada em gestão de in-houses.
De maneira geral, essas competências se tornaram extremamente valorizadas pelos recrutadores. Isso porque referem-se às características pessoais, moldadas a partir da interação com outrem. Ao contrário das hard skills, as conhecidas habilidades técnicas específicas para realizar tarefas, as soft skills são mais difíceis de quantificar e são essenciais para o desenvolvimento de um ambiente harmonioso e eficiente.
Como desenvolver soft skills?
Enquanto as hard skills são imprescindíveis para desempenhar uma demanda específica, as soft skills determinam como essa técnica será aplicada e como aquela pessoa se integra à cultura organizacional da empresa. Por isso, os selecionadores produziram integrantes com forte capacidade de comunicação, resolução de problemas, inteligência emocional, entre outras.
Para corroborar, Lívia Felizardo, diretora de produtos da Vivae, explica a importância de tê-las na rotina corporativa. "Elas ajudam a enxergar as situações por uma perspectiva racional, com foco na solução e nas tomadas de decisões acertadas para alcançar os resultados. Além disso, viabiliza um relacionamento mais positivo entre o time, fortalecendo o trabalho em equipe”, completa.
Dicas para desenvolver soft skills
Segundo a especialista, existem muitas maneiras de desenvolvê-las para se destacar profissionalmente. "Você pode fazer cursos, ler livros, ouvir podcasts sobre o assunto, debater com seus pares ou líderes e aplicar algumas dessas habilidades em seu dia a dia", comenta. Pensando nisso, separamos algumas dicas. Veja:
1) Pratique a escuta ativa: esteja presente durante as conversas, faça perguntas para esclarecer dúvidas e demonstre interesse genuíno pelas palavras.
2) Participe de atividades em grupo: trabalhar em projetos de equipe ajuda a desenvolver a colaboração e negociação, por exemplo. Além de testar outro lado do seu convívio, como a paciência.
3) Solicite feedback: aprenda com as opiniões dos outros sobre seu desempenho e esteja aberto a melhorias contínuas.
4) Trabalhe sua inteligência emocional: pratique o autoconhecimento, gerencie suas emoções e seja empático com todos.
5) Busque oportunidades de desenvolvimento: como aconselhado por Lívia, cursos, workshops e leituras relacionadas auxiliam a aprimorar suas habilidades interpessoais, por isso são uma boa estratégia.
Enfim, desenvolver soft skills é um investimento valioso na carreira. Essas competências não só aumentam a empregabilidade, mas também contribuem para um espaço de trabalho mais positivo e produtivo. Além disso, o mercado evolui constantemente e o profissional precisa andar em conjunto. Por isso, ter esse domínio pode ser a chave para o sucesso tanto no início quanto em níveis mais avançados de liderança e gestão.
Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!