Em 18 de agosto é comemorado o dia do estagiário! Para os estudantes, fazer parte dessa fase demonstra interesse e a capacidade de evoluir na carreira. Com mais de 25 anos auxiliando os jovens a entrarem nessa jornada, o Nube - Estagiários e Aprendizes, mostra, nesta matéria, as vantagens de ser um colaborador nesse cargo. Confira!
Qual a origem do dia do estagiário?
A primeira Lei de Estágio n° 6.494, regulamentada pelo decreto n° 87.497, estabelecido em 18 de agosto de 1982. Essas regras foram revogadas e substituídas pela norma n° 11.788, estabelecida em 25 de setembro de 2008. Apesar da mudança, manteve-se a data da primeira regulamentação para homenagear o surgimento da posição no mercado de trabalho.
Quem são os estagiários?
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a quantidade de estagiários teve um crescimento de 37% de 2023 para este ano. O número passou de 642 mil para 877 mil pessoas. O público do estágio é caracterizado por ser diverso, composto por estudantes a partir dos 16 anos. “Para ingressar nesse cargo, basta ter a idade exigida pela lei e uma matrícula ativa em uma instituição de ensino. Quando se trata de profissionalização, os indivíduos têm diferentes instantes para começar esse processo. Logo, o cargo engloba esses alternados momentos de vida, pois não tem um período limite para se inscrever”, explica Seme Arone Junior, presidente do Nube - Estagiários e Aprendizes.
Por que as pessoas participam do estágio?
Afinal, por que estagiar? Segundo uma pesquisa do Nube, a chance era escolhida pelos estudantes devido a busca por iniciar uma carreira, objetivo listado por 48,77%. Outros respondentes citaram o crescimento pessoal (23,52%), praticar os conteúdos da sala de aula (17,46%), pagamento das despesas escolares (5,21%) e, por fim, complementarem a renda familiar (4,96%).
Yasmin Prado, estagiária Nube, revela a razão pela qual ingressou na modalidade. “Acredito ser a maneira mais efetiva de colocar os conhecimentos adquiridos na faculdade em prática. Por esse motivo, desde a matricula, meu foco era conseguir essa chance para me aprofundar nos conteúdos e melhorar profissionalmente”, conta.
A aplicação dessas competências, segundo o presidente, é um passo fundamental para conquistar outros espaços no mercado de trabalho. “Esse cargo geralmente faz o papel do primeiro emprego. Os jovens buscam a experiência ausente no currículo para atingir posições efetivas, remunerações mais altas, entre outros acessos”, diz Seme.
Incluir o estágio na cultura é fundamental para as organizações
Incentivar e aumentar esses espaços é uma ação fundamental para ampliar o aprendizado da sociedade. Conforme a norma, estão aptas para contratar estagiários, as seguintes instituições: as corporações privadas e órgãos da administração pública direta, trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais.
Yasmin também reforça o impacto das empresas fazerem parte do movimento de inclusão dos discentes. “Precisamos de oportunidades como essas para ganharmos vivências e entendermos as áreas para atuar após a faculdade. Esse espaço é essencial para decidirmos sobre o futuro”, comenta a estudante de Publicidade e Propaganda.
Onde encontrar vagas de estágio?
Para concluir essa etapa, não existe muito segredo. Aqui no site do Nube os alunos conseguem realizar o cadastro do currículo e receber as vagas em tempo real! São mais de 16 mil empresas parceiras em busca de um talento. Assim como 1,4 milhões de interessados já encaminhados para oportunidades.
Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!