Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-e-o-impacto-da-ia-em-pequenas-e-medias-empresas

Como é o impacto da IA em pequenas e médias empresas? 

Notícia | 26/07/2024

Gabriel de Carvalho

A utilização da inteligência artificial no meio corporativo está sendo claramente vista por todos. Porém, essa estratégia está tendo mais impacto e eficiência em empresas de pequeno e médio porte. Afinal, por que elas adotaram a IA com mais facilidade em comparação com as de grande porte? De qual forma isso pode auxiliar nas atividades da empresa? Para saber mais sobre essas questões, acompanhe nesta matéria!

De acordo com relatórios, notícias e inovações ao redor do mercado, a inteligência artificial está andando lado a lado com a esfera laboral. Sabendo a necessidade da economia de tempo, porém não substituindo de fato a mão de obra humana, as corporações passam a conhecer mais sobre a tecnologia e implementá-la. Dessa forma, mediante os resultados apresentados, são feitos estudos para saber se o aproveitamento está positivo ou não.

Segundo o relatório de vendas e marketing (State of Sales and Marketing Report 2023/2024) da Pipedrive, na pesquisa realizada em diversos países, incluindo o Brasil, 42% dos funcionários de pequenas empresas (até dez) usavam IA, enquanto apenas 37% utilizavam em empresas médias (11-100) e 23% dos colaboradores trabalhavam com a tecnologia nas grandes empresas (mais de cem).

Com as alterações do mercado, é necessário se moldar para contribuir com a saúde do seu negócio e o acompanhamento das novidades. “Nosso mais recente relatório de Vendas e Marketing, baseado em insights de profissionais, fundadores e CEOs, destaca a resiliência e adaptabilidade das equipes de vendas em diversos setores. Apesar do aumento da IA, a importância dos relacionamentos humanos e outras habilidades essenciais permanecem primordiais na indústria”, diz Dominic Allon, CEO da Pipedrive.

Para ocorrer essa introdução na companhia é necessário realizar um estudo sobre quais áreas os impactos serão positivos. Apenas seguir as tendências e não procurar saber os retornos mediante a isso, pode ser um “tiro no escuro” e talvez uma oportunidade perdida de algo feito para somar e não regredir em progressos.

Estar atento aos movimentos e às atualizações no mundo corporativo é impreterível para traçar um caminho de sucesso. "Este último ano foi sem precedentes, marcado por desafios econômicos e avanços com a IA. Enquanto estamos à beira de uma nova era, já vimos inovações impulsionando o crescimento dos negócios, com notável precisão e eficiência", complementa Allon.

Otimismo em relação a introdução da IA

As pequenas corporações acreditam ser viável tê-la em sua rotina. A diferença entre as grandes é o fator de exigir mais tempo para tomar algumas decisões. A ferramenta pode auxiliar em inúmeras questões, porém quando passa para um grande negócio, é necessário um maior prazo para se integrar no ambiente de trabalho. 

De acordo com o levantamento, 76% estavam otimistas sobre o papel futuro da IA para ajudar nas atividades profissionais. As pessoas podem ter receio relacionado a substituição total das habilidades técnicas humanas, nesse caso, apenas 8%. Por fim, 83% dos respondentes acreditavam no bom desempenho nos negócios, porém não atuavam em áreas onde o fator humano é fundamental.

O sucesso das tarefas, quando inserido no meio laboral, será importante para os próximos passos dessa tecnologia. “Os resultados positivos são um grande motivador para as empresas continuarem investindo em IA. Quando veem melhorias em eficiência, redução de custos e crescimento na satisfação dos clientes, elas naturalmente querem expandir esses benefícios”, comenta Ciro Gabriel Belli, gerente de prospecção do Nube.

Por isso, com a sua consolidação no mercado, ela passa a ser um dos mecanismos úteis e de facilidade para organizar as atividades da equipe. “Ela pode distribuir tarefas de acordo com as habilidades de cada integrante e monitorar o progresso das tarefas. Logo, terá mais eficiência e a certeza de todos estarem na mesma página, minimizando mal-entendidos e ampliando a produtividade”, completa Gabriel.

Acompanhe essas e outras tendências de mercado em nosso site! Não fique de fora das novidades.

Então acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe