A inteligência artificial (IA) já faz parte do cotidiano dos brasileiros. Para compreender como ela está ajudando os jovens, o Nube - Estagiários e Aprendizes fez uma pesquisa, em seu site. A análise ficou entre os dias 1° a 12 de julho de 2024, com uma amostra de 4.086 participantes, de 15 a 28 anos. Confira os resultados!
A inteligência artificial proporciona o entendimento de conceitos difíceis
Para a maioria dos entrevistados (25,82%), a IA os auxilia a entender conceitos difíceis. No trabalho ou na própria universidade é normal surgirem dúvidas sobre termos, teorias, significados entre outros. Com seu uso, é possível concatenar rapidamente diversos conceitos com a realidade atual.
Nesse contexto, a aplicação em leituras e textos técnicos também foi citada por 11,94% dos participantes. “A IA permite ter acesso, de forma muito prática e veloz, a uma série de conteúdos. Os quais levaríamos horas ou, até mesmo, dias para se localizar por meio de uma pesquisa manual”, argumenta Helenice Accioly, Gerente de Recrutamento e Seleção do Nube.
Os jovens usam a inteligência artificial para a escrita de textos e executar projetos
Outro destaque na análise foi o emprego da IA para escrever textos e mensagens sem erros de português, citado por 20,02% dos respondentes. Apesar da efetividade proporcionada, a especialista do Nube deixa um alerta para quem a aplica na redação e na execução de projetos, caso elencado por 17,91% das pessoas. “Usar a IA nessas situações retira a chance de treinar os conhecimentos, pois não existe prática. Ao não exercitar o cérebro, ele fica mais lento e preguiçoso, dificultando a conclusão de funções complexas”, explica.
Isso não significa desprezar essa funcionalidade, mas sim, ter responsabilidade. “IA pode ser utilizada nessas situações, porém, de maneira consciente. Como por exemplo, uma entre várias fontes de pesquisa, solicitar dicas de melhoria e correção ou até para analisar ideias já construídas”, orienta Helenice.
As operações matemáticas também foram passadas para a inteligência artificial
Conforme os números, 10,79% dos indivíduos a usam para resolver problemas de matemática e lógica. A tecnologia já atua nessa área há muito tempo! Mesmo assim, quando se trata de aprendizado, ainda é preciso ser cauteloso.
A IA tornou-se uma ferramenta de democratização do conhecimento de outro idioma
Por fim, 13,51% dos participantes revelaram a funcionalidade da ferramenta para aprender outro idioma. Essa atitude pode ser promissora para a carreira e expandir o acesso dos jovens a mais conhecimento. “Utilizá-la no trabalho e nos estudos, certamente trará um enriquecimento e um aprimoramento de suas entregas e maior amplitude de competências. Quando ministrada com sabedoria, a IA pode deixar a rotina mais leve, reduzindo o tempo e a dificuldade de determinadas funções”, finaliza a gerente do Nube.
Fonte: Helenice Accioly, gerente de recrutamento e seleção do Nube
Serviço: Inteligência artificial: descubra como os jovens a usam!