Em um mundo em constante evolução, o mercado também se reinventa. Se antes a busca era pela otimização fria e impessoal dos processos, a Indústria 5.0 surge como um novo paradigma. A harmonia entre máquina, sistema e humano se torna o cerne da gestão inteligente. Ao contrário da automação pura da 4.0, a nova realidade busca integrar a revolução tecnológica ao potencial do indivíduo, elevando o trabalho e o bem-estar dos colaboradores a outro patamar.
Nesse cenário, soluções inovadoras ganham destaque, como data analytics, digitalização e Internet das Coisas, oferecendo dados, insights e indicadores em tempo real, tornando os ambientes corporativos mais seguros e produtivos. Por meio de um monitoramento inteligente e da inteligência artificial, a Trackfy identifica possíveis riscos de acidentes e padrões de atividade a serem otimizados.
Os resultados são impressionantes:
- Redução de 30% no tempo médio de evacuação em caso de emergências;
- Melhoria na produtividade ao otimizar percursos e organização do trabalho;
- Aumento do bem-estar dos colaboradores, diminuindo o cansaço físico e mental.
A Indústria 5.0 não se resume apenas à tecnologia. Ela representa uma mudança de mentalidade, pois a colaboração entre pessoas e computadores é essencial para alcançar o sucesso. Essa união cria um futuro mais próspero e sustentável para todos. "Esse movimento potencializa a capacidade de decisão dos gestores, enquanto melhora as condições de atuação para a equipe. É uma situação de ganho mútuo", comenta o CEO da Trackfy, Túlio Cerviño.
Esse fator impacta diretamente na produtividade
De acordo com o especialista em gestão de pessoas, palestrante e empreendedor, Ricardo Mello, a saúde mental no trabalho transcende o bem-estar individual, tornando-se um pilar fundamental para o sucesso das organizações. “Companhias vanguardistas já reconhecem essa importância e buscam meios de promover um clima saudável, seguro e acolhedor para seus times”, explica.
Dados alarmantes reforçam essa necessidade. Segundo estudo do Conexa, 87% das organizações registraram afastamentos por doenças mentais, em 2023. Conforme a Organização Mundial de Saúde - OMS, 86% dos brasileiros apresentam algum transtorno, com a ansiedade liderando as causas de licenças médicas.
Em um espaço saudável, os colaboradores se sentem seguros para expressar suas emoções sem receio de julgamentos ou represálias. Práticas voltadas a esse tema não visam apenas o aumento da produtividade, mas sim o bem-estar integral dos indivíduos, essencial para a sustentabilidade do negócio a longo prazo. Nesse sentido, Mello traz alguns benefícios para quem segue esse caminho em seus empreendimentos:
Aumento da produtividade: pessoas com a parte mental bem cuidada apresentam maior capacidade de concentração, tomada de decisões e energia, otimizando o desempenho e a qualidade nas atividades;
Redução do absenteísmo: programas eficazes de estabilidade emocional combatem depressão, ansiedade, estresse e burnout, diminuindo as licenças médicas e garantindo a equipe completa;
Retenção de talentos: quando os integrantes se sentem apoiados e valorizados, tendem a permanecer na empresa por mais tempo, reduzindo custos com recrutamento e treinamento. Além disso, cria-se uma cultura de pertencimento e garante o futuro do empreendimento.
Clima organizacional positivo: priorizar a satisfação do time cria um ambiente mais inclusivo, solidário e unido, impulsionando a motivação e o engajamento dos membros.
Investir nesse aspecto dos colaboradores é trilhar os próximos anos do seu negócio. Logo, essa prática se torna uma estratégia imprescindível para o sucesso e a sustentabilidade das organizações no mundo contemporâneo.
Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!