A saúde mental é cada vez mais valorizada pela população. Após o surgimento da Covid-19, esse fator ganhou atenção e as pessoas perceberam a importância de manter a mente tranquila e equilibrar a parte profissional com a pessoal. Dessa forma, os gestores precisam cuidar de sua equipe e proporcionar boas experiências para todos.
O limite na carga de trabalho
Durante muito tempo, o trabalho excessivo era tratado como algo positivo e até foi inventado um termo para isso: o workaholic. No entanto, nos últimos anos, os colaboradores passaram a não enxergar mais sentido nessas atitudes. Sendo assim, movimentos como o quiet quitting, vem ganhando força. Ou seja, trata-se da execução das atividades conforme o contrato. Contudo, muitos executivos não gostam dessa atitude, por estarem acostumados com os integrantes do seu grupo passando do limite de demandas e não sendo recompensados de forma justa por isso.
Realizar tarefas exaustivamente, entre outros cenários, provocou o aumento do número de casos de Burnout. No período pandêmico, notou-se o crescimento de uma vertente relacionada a esse tema: a busca por qualidade de vida. A recorrente busca pela melhora desse atributo, modificou a forma como os indivíduos enxergam a profissão. Mesmo diante de um cenário de alto desemprego, é elevado o número de pedidos de demissão.
No Brasil, 2,9 milhões tomaram essa decisão entre janeiro e maio de 2022, segundo levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - Firjan, maior índice desde 2005, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged. Ainda de acordo com o estudo, 48% de quem optou pelo desligamento possuem alto nível de escolaridade.
Essa ausência de engajamento está diretamente ligada à falta de remuneração e/ou reconhecimento. Além disso, o esgotamento causado pela inexistência de limites é apontado como causa frequente da desmotivação. Não ter perspectiva, flexibilidade e envolvimento com a empresa também são aspectos determinantes e fazem as corporações perderem grandes talentos para o mercado.
Segurança psicológica é determinante para o sucesso
Para conquistar bons resultados e possuir um clima saudável na organização, os gestores precisam se atentar a alguns pontos. “Antes de formar uma equipe vencedora é preciso entender como cada integrante é, se comporta, reage, como são seus sentimentos. Começamos pelo individual para chegar no coletivo”, explica a criadora do Instituto Internacional de Segurança Psicológica, Veruska Galvão.
Nos dias atuais, ninguém consegue fazer nada sozinho, mas a importância de atuar em grupo ainda é pouco debatida. Os serviços, produtos, ideias, são resultados de pessoas pensando juntas. O desafio da inovação depende bastante da união entre todos os membros, para tomar as melhores decisões e encontrar soluções.
Dessa forma, a segurança psicológica aparece como principal elemento do aprendizado e da alta performance dos times. No ambiente laboral, quando essa capacidade está presente, as pessoas assumem riscos essenciais. Afinal, eleva-se a auto estima e a confiança de todos.
De acordo com Veruska, para alcançar um bom desempenho é preciso: impacto de trabalho (os membros percebem sua relevância e a melhoria gerada), significado (existe um propósito), estrutura e clareza (papéis, planos e metas bem definidos), confiabilidade (as tarefas são entregues no prazo e atendem um padrão de excelência esperado) e a segurança psicológica (não existe o medo de tentar algo diferente ou de ser vulnerável diante dos colegas).
Para a especialista, o último ponto é o mais valioso. “Com ele, é possível divergir de um pensamento, dialogar sobre temas sensíveis, contribuir com visões distintas sem ser julgado. Quando isso acontece, o grupo é capaz de aprender junto, atuando de forma mais ágil e inteligente”, complementa.
O salário emocional
Ter uma boa base de remuneração e benefícios é fundamental. No entanto, nada adianta se o clima organizacional for ruim ou se a cultura da companhia ferir valores e princípios. Não adianta ganhar bem e não ser feliz. Quando este é o sentimento, a motivação diminui, o bem-estar deixa de existir e a produtividade cai.
De acordo com a analista de pessoas da Accesstage, Carolina Lima, o principal pilar está na própria jornada do colaborador. “Ela precisa ser única e marcante. Entender quem é seu público e saber seus gostos e necessidades é essencial para uma boa experiência. Isso se desdobra em ações de diversos temas, como: saúde financeira, qualidade de vida, carreira, diversidade, contribuição social, dentre outros”.
A questão monetária, por exemplo, afeta diretamente no rendimento. Segundo um estudo do The Employer's Guide to Financial Wellbeing, de 2019, funcionários em situação de endividamento ou com preocupações nesse sentido são 15% menos produtivos. No Brasil, o percentual de cidadãos com contas atrasadas está em 77,7%, conforme dados do G1 publicados em maio de 2022.
Logo, o dinheiro não deve ser deixado de lado, mas é preciso encontrar um equilíbrio em relação ao fator mental. “Nesse contexto, é fundamental o olhar humanizado somado a uma boa estratégia de relacionamento e acolhimento interno nas organizações”, complementa Carolina.
Para isso, os líderes devem entender a importância do descanso, da valorização e reconhecimento dos membros da sua instituição. Afinal, isso afeta diretamente nos resultados do seu negócio. Ter indivíduos alegres, com prazer em realizar as atividades, unidos e empenhados em crescer faz toda a diferença.
Sendo assim, algumas práticas podem ser aplicadas, como reuniões descontraídas para bater papo, happy hours, bonificações, day off no aniversário, cursos e treinamentos, salário justo, vale-refeição e, o principal: empatia. Reconhecer a personalidade de cada um, histórias, vivências e modos de agir, é essencial para formar um grupo vencedor. Nos dias de hoje, não é mais necessário utilizar da agressividade para ser respeitado.
Portanto, se mantenha atualizado, siga as tendências do mercado e não seja ultrapassado pela concorrência. Dessa forma, você conquistará os melhores talentos do mercado e, consequentemente, mais clientes. Ademais, se tiver condição, proporcione um profissional para cuidar do psicológico de seus colegas e observe o comportamento de todos para oferecer ajuda quando eles precisarem. Se deseja contar com estagiários e aprendizes nessa caminhada, entre em contato com o Nube. Esperamos por você!