Conhecer mais sobre o mundo e as diferentes culturas presentes nele é algo fundamental para o nosso repertório pessoal e profissional. No entanto, essa atividade nem sempre precisa ser feita por meio de pesquisas na Internet, livros e aulas, mas sim, pode ser acessada de maneira visual e sensorial, com as exposições artísticas. Dessa forma, o Nube - Estagiários e Aprendizes, deixa uma lista de locais para visitar e apreciar diferentes conteúdos e artistas. Então, fique até o final desta matéria e veja as opções em cartaz no mês de junho!
Existência Numérica - Emergências | Centro Cultural Futuros - Arte e Tecnologia | Rio de Janeiro - RJ
Os dados estatísticos são elementos fundamentais para a sociedade em diversos segmentos. Contudo, essa exposição traz uma forma diferente de sua aplicação, realizando obras artísticas. A exibição curada por Bárbara Castro, Doris Kosminsky e Luiz Ludwig já atraiu cerca de 25 mil visitantes em 2018. Atualmente, ela retorna com trabalhos brasileiros e estrangeiros os quais representam questões contemporâneas sociais, como mudanças climáticas, valorização da ciência e outros assuntos.
A exibição reúne cerca de 11 obras, individuais e coletivas, criadas a partir de tecnologias sofisticadas para construir uma crítica social. As artes ficaram no Centro Cultural Futuros até o dia 26 de junho de 2024. Sua localização é na rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ. A visitação é permitida de quarta-feira a domingo, das 11h às 22h. Quer saber mais sobre essa e outras mostras culturais? Acesse o site!
Francis Bacon: a beleza da carne | Masp - Museu de Arte de São Paulo | São Paulo - SP
O artista irlandês Francis Bacon teve grande destaque com o seu trabalho no século 20. A sua obra acompanhou mudanças significativas no cenário social britânico, onde até 1967 as relações homoafetivas eram proibidas. Contudo, desde 1950 suas produções já retratavam o lado erótico entre pessoas do mesmo sexo, marcadas por excitação e violência. Assim, ele revolucionou a maneira de referenciar a figura humana.
A exposição traz o conteúdo do artista individualmente pela primeira vez no Brasil. Essa mostra faz parte da programação anual do museu dedicada a histórias da diversidade LGBTQIAP+. O conjunto de artes ficará disponível para visitação até o dia 27 de julho de 2024. O Masp localiza-se na avenida Paulista, 1578 - São Paulo. O funcionamento é de terça-feira, das 10h às 20h e de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h. Para saber mais sobre essa exibição e as próximas em cartaz, acesse o site!
Têta | Museu de Arte do Rio de Janeiro - MAR| Rio de Janeiro - RJ
Essa exposição é a primeira mostra individual da artista paraense Lidia Lisbôa. A sua arte é representada por meio de esculturas e instalações de tramas e elementos têxteis. O seu trabalho exibe para o público a força da manufatura na arte contemporânea. As produções destacam úteros, tetas, cordões umbilicais e cupinzeiros, pois fazem parte da poética de Lídia,
A mostra compõe o projeto “Mulheres no MAR”, o qual tem o intuito de ampliar o compartilhamento de trabalhos culturais nacionais e femininos. Ela ficará exposta até o dia 8 de setembro de 2024, na Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro - RJ. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 11h às 18h. Quer saber mais sobre essa apresentação em cartaz? Consulte o site!
Arte subdesenvolvida | CCBB - Centro Cultural do Banco do Brasil | São Paulo - SP
A partir dos anos 1930, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, muitos países afetados tornaram-se socialmente vulneráveis. Devido a essa condição, passaram a ser chamados de subdesenvolvidos. Nesse contexto, os artistas no Brasil começaram a reagir e protestar contra esse termo, para combatê-lo. Assim, na época, foram produzidos conteúdos para manifestar, como pinturas, livros, discos, cartazes, áudios, vídeos e documentos. Somente em 1980 essa denominação foi alterada para “países emergentes ou em desenvolvimento”. Logo, essa data marca o recorte das obras apresentadas.
Mais de 40 artísticas contribuíram para a construção dessa mostra! Até o dia 8 de agosto ela ocupará todo o prédio do Centro Cultural do Banco do Brasil, em São Paulo, localizado na rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico - São Paulo/SP. O funcionamento ocorre todos os dias, exceto terça-feira, das 9h às 20h, com entrada gratuita! Acesse o site e garanta o seu ingresso.
Para ver mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, livros com temáticas fundamentais à carreira, cursos com conteúdos incríveis e concursos para apostar em seu talento.
Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!
O Nube entende a importância do repertório cultural, conte conosco como seu guia nesse aprendizado!