As programações artísticas estão em destaque com os grandes festivais de música. No entanto, para variar a linguagem presente nos últimos dias, os museus e as galerias sempre mantém exposições artísticas inusitadas por aí. Considerar essa visitação é essencial para diferenciar os eventos do final de semana, ir ao encontro de novos conhecimentos, sentidos e visões de mundo. Ficou interessado e quer ajuda para encontrar as mostras de arte? Então fique até o final desta matéria e confira as dicas do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) para esta semana ou até encerrarem as datas!
Studio Drift – Vida em Coisas - Centro Cultural do Banco do Brasil (Rio de Janeiro - RJ)
Estreando a sua primeira vez no Brasil, o Studio Drift, uma dupla de artistas holandeses, composta por Lonneke Gordijn (1980) e Ralph Nauta (1978), marca presença no Rio de Janeiro. A exposição teve início nesta semana, então, terá ainda um período considerável para os interessados planejarem a sua visita até o dia 22 de maio.
A abordagem do coletivo vai além das pinturas estáticas, eles preenchem o espaço do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) com instalações, esculturas e performances. Todas as formas de obra expostas trazem uma temática de mesclagem entre os elementos natureza e tecnologia. Essa mistura destaca a luz como composição e coloca as pessoas e o ambiente na mesma frequência. Entre a seleção de exibições estão: Shylight, criada com camadas de seda, a peça Fragile Future, uma escultura multidisciplinar de luz, entre outras.
A entrada no espaço é totalmente gratuita, basta retirar o seu ingresso no site! Para acessar mais informações sobre a apresentação, não deixe de conferir na página. A localização fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ e fica aberto nas segundas de 9h às 21h, quarta a sábado das 9h às 21h e domingo de 9h às 20h. Não perca a chance de conhecer esse trabalho incrível!
Site-specific - Nosso mundo (2022-2023) - Museu de Arte Moderna (São Paulo - SP)
A exibição completa um mês neste domingo, mas estende a sua permanência na sala de vidro do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) até o dia 28 de maio! Ao contrário da anterior, ela não se classifica como uma grande exposição de inúmeras peças, mas sim, uma instalação responsável por tomar o espaço de participação.
O local foi preenchido pelo trabalho da artista Shirley Paes Leme. Em suma, a obra dialoga com o entorno do meio, ou seja, o ambiente do Parque Ibirapuera, onde se localiza o próprio Museu. “Além de apontar para questões ambientais cada vez mais urgentes, Shirley
reflete e dá visibilidade para a situação paradoxal de estarmos numa espécie de oásis poluído”, aponta o texto curatorial da obra escrito por Cauê Alves.
A representação tem a característica de espelhos e tende a refletir a imagem externa dentro da sala reservada. Para criar essa atmosfera, os materiais utilizados foram mais de mil filtros usados de ar-condicionado de carro e alumínio reflexivo. Enquanto o primeiro objeto constrói na parede um skyline da cidade, com aspecto turvo e fora de foco, para lembrar a poluição do ar. O chão irá apresentar a paisagem e a arquitetura do Parque.
A mostra apresenta uma temática atual e crítica, principalmente, quando consideramos os aspectos ambientais dentro da cidade de São Paulo. Ficou interessado em ver como a realidade da metrópole está representada? Não deixe de planejar a sua visita o quanto antes, o local funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. O ingresso para a visitação tem um valor máximo de R$ 25,00, mas conta com a opção de meia entrada. Já aos domingos, o acesso é gratuito! Para saber mais, entre no site e confira!
Coração S2, Pulso da Vida - Museu do amanhã (Rio de Janeiro - RJ)
O coração está em nosso peito como um órgão de muita responsabilidade. Em suma, ele nos mantém vivos, também é encarregado de lidar com o amor, a dor, a falta e muito mais. Para contemplá-lo de uma maneira inusitada, o Museu do Amanhã mantém essa exposição até o dia 30 de abril deste ano. A construção foi alinhada ao Congresso Mundial de Cardiologia e realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a mostra o representa como uma máquina de viver e sentir.
A exposição é contemplada por três partes: coração, bem-viver e sentir! A atmosfera construída no museu pretende apresentar ele em sua função dentro do nosso corpo, ao mesmo tempo, alertar sobre a sua saúde e cuidados. Além da vertente medicinal, a construção da exibição tende a abordar também um lado social, comportamental, econômico, étnico/racial e ambiental. Por fim, a última divisão traz um instante sensorial, responsável por representar o sentimento de estar vivo, presente no mundo, as alegrias, dores e compartilhar vivências.
Gostou? Ficou interessado em conhecer mais sobre quem cuida do seu interior? Entre na página e confira outras informações! O acesso a esse evento é completamente gratuito, basta agendar a sua visita. O local fica aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Seu endereço é na Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro/ RJ. Aproveite!
Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, livros com temáticas fundamentais à carreira, cursos com conteúdos incríveis e concursos para apostar em seu talento.
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!
Venha ficar mais perto do Nube, para isso, basta conferir as nossas redes sociais! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android e IOS, deixe as suas informações, e-mail e telefone sempre atualizadas e ative as notificações, assim as vagas chegam em tempo recorde na tela do seu celular.
O Nube entende a importância do repertório cultural, conte conosco como seu guia nesse aprendizado!