De maneira geral, mas principalmente entre a Geração Z, atrair e reter talentos engajados é fundamental para o negócio continuar competitivo. Além disso, é uma maneira sustentável para crescer no mercado, renovando criativamente o time. Isso porque esse novo grupo, formado por estagiários e aprendizes, é recheado de ideias e possui grande potencial de inovação. Sendo assim, veja algumas dicas para chamar a atenção e agregá-los à equipe!
Quem faz parte da Geração Z?
Essa comunidade nasceu entre os anos 2000 e 2010, é caracterizada como “nativa digital” por seu domínio e familiaridade com a tecnologia. Afinal, estão imersos na dimensão virtual desde o nascimento. Com a transformação digital, essa capacidade se tornou muito valiosa para continuar as negociações on-line, conforme os protocolos de distância.
Todavia, diversas corporações têm encontrado dificuldades para lidar com esses jovens por conta de suas características confrontarem outras gerações. “Como o modelo de interação e a velocidade de crescimento esperada, por exemplo”, comentou Javier do Porto, gerente do centro de desenvolvimento de talentos da Globant Brasil.
Para corroborar essa realidade, o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, conduzido pelo Ecossistema Great People & GPTW, apontou: 68,1% dos entrevistados dizem ter impasses ao lidar com essa geração. “A incompatibilidade de perfis é confirmada quando se vê a Geração Z preferir buscar a orientação de carreira no ChatGPT ao invés de alinhar essas expectativas com seu mentor”, explica Porto.
Como atrair e reter os talentos da Geração Z?
Nesse sentido, as corporações precisam encontrar novos caminhos para se tornarem chamativas diante dos olhos de quem chega agora no mundo empresarial. Afinal,é necessário se adaptar aos estímulos e valores considerados relevantes para eles. “Investir na atração de profissionais capazes de demonstrar alto engajamento é uma estratégia fundamental para empresas. Aqui entra a importância de técnicas eficazes para identificar e recrutar esses talentos”, inicia Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor.
Ademais, o gestor precisa investigar quais são os motivos pelos quais esses indivíduos saem do time. Em geral, entre as principais razões estão a má qualidade do clima organizacional, a falta de alinhamento de expectativas, a ausência de reconhecimento e de um plano de carreira estruturado.
Para Mello, é imprescindível ter atenção. “Desde a elaboração de descrições de cargo claras e atraentes até a realização de entrevistas comportamentais detalhadas, cada etapa do processo de recrutamento deve ser projetada para avaliar habilidades técnicas, alinhamento cultural e o potencial de engajamento do candidato”, diz o especialista.
Portanto, é preciso identificar esses profissionais, mas também criar um espaço motivador, para despertar seu lado mais comprometido com os objetivos e incentivar o trabalho em equipe. Isso além de propiciar a alta performance, também desperta o sentimento de pertencimento à organização, tornando o colaborador um verdadeiro embaixador da marca.
Dicas para reter os talentos da Geração Z
Conforme os especialistas, existem algumas dicas básicas para melhorar esse aspecto. Confira:
- Insira a tecnologia no cotidiano corporativo
De acordo com o gerente da Globant Brasil, inserir a tecnologia no dia a dia é um bom método para atraí-los. “Uma companhia IA driven, ou seja, orientada pela Inteligência Artificial, coloca um contexto interessante para esta Geração Z”, aponta Porto.
- Invista na autonomia do time
Como citado pela pesquisa, um modelo hierárquico ascendente é uma opção bem atrativa. “É possível oferecer oportunidades para os talentos escolherem os projetos nos quais desejam trabalhar, dando mais autonomia às atividades”, acrescenta o especialista em desenvolvimento.
- Priorize a gestão humanizada
No querido relacionamento pessoal, é essencial priorizar aquele contato cada vez mais humano. “Foque em mentorias empáticas, levando em consideração a identidade e as necessidades específicas. Adote um tom mais flexível e adaptável, valorizando a autenticidade”, aconselha Porto.
Em resumo, a retenção de talentos engajados perpassa os salários, mas trata-se de um espaço laboral inclusivo, tranquilo e amigável. Por isso, é necessário o líder valorizar o bem-estar do colaborador, promovendo um senso de propósito. Dessa forma, não apenas o time crescerá, mas todo o ecossistema da empresa.
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