No dia 12 de março, o Nube - Estagiários e Aprendizes promoveu mais uma edição do Lego Serious Play, no Rio de Janeiro. Sediado no IED, o acontecimento teve como principal objetivo facilitar a comunicação nas reuniões e, assim, garantir o engajamento de todos nas ideias e tomadas de decisões. De forma dinâmica e lúdica, as peças da maior empresa de brinquedos do mundo foram a base para os ensinamentos e interações no encontro.
Tendo em vista os inúmeros benefícios da metodologia aplicada, essa foi a oportunidade perfeita de reunir líderes de destaque em um show de aprendizados. “Nós já fizemos outras edições de sucesso do Lego Serious Play e resolvemos trazer para o Rio de Janeiro para promover uma interação entre os nossos clientes. Convidamos companhias e profissionais de vários segmentos, especialmente para afunilar ainda mais a nossa parceria”, aponta Maiara Bravo,Supervisora de Empresas do Nube.
De acordo com os fundamentos do workshop, as pessoas naturalmente querem contribuir, ser parte de algo maior e assumir responsabilidades. “O grande impacto da adoção da metodologia é possibilitar às pessoas construírem o co-conhecimento, ajudando o todos a apropriarem-se dessa sabedoria desenvolvida em conjunto”, explica Márcio Camargo, facilitador Lego Serious Play.
Com a finalidade aprimorar o potencial dos chefes de sucesso, o evento atua para desenvolver os quadros e as relações interpessoais. “Para o IED também é muito relevante manter as relações com instituições não diretamente ligadas ao design, mas com propósitos multidisciplinares para a nossa sociedade. Quando recebemos instituições parceiras aqui é uma maneira de enriquecer a troca com os alunos, assim como fomentar a criatividade em geral”, destaca Alexandre Rese, Coordenador Acadêmico e Administrativo do IED Rio.
Segundo o Índice Anatomia do Trabalho Global, publicado pela Asana, a maior perda de tempo dentro das firmas ocorre devido a reuniões desnecessárias. Executivos chegam a gastar cerca de 3,6 horas semanais em encontros pouco produtivos, enquanto outros funcionários perdem 2,6 horas por semana em conferências evitáveis.
A iniciativa tem como foco treinar os participantes para obterem maior envolvimento, gerar ideias e estimular o engajamento. “A gente falou muito sobre sonhos, ideais e projetos. Aos poucos, surgem alguns insights sobre como envolver a liderança e aplicar tudo isso conforme a cultura da empresa”, comenta Eduardo Lima, Coordenador de DHO da CSP Tech.
Logo, essa foi uma grande chance de fazer networking com supervisores e agregar conhecimentos utilizados pelas corporações modernas. “Foi uma experiência bem interessante ver como a partir do Lego, se distraindo e agindo como uma criança, é possível pensar em conceitos usados no cotidiano corporativo. Isso é muito importante para os líderes conquistarem o engajamento das equipes, uma melhor forma de trabalho e os resultados desejados”, pontua Michelle Ferreira, Coordenadora de RH e Treinamento da Xerox.
Frequentemente, núcleos atuam de forma sub-otimizada, deixando de lado apontamentos interessantes e produtivos dos indivíduos. “Os colaboradores são diretamente atingidos pelas tomadas de decisões das organizações. É muito fácil trazer responsabilidades para os integrantes dos times e, de fato, não ouvi-los. Por isso, a comunicação é fundamental em qualquer entidade. Os funcionários devem participar das resoluções de suas atividades para, assim, aceitá-las e engajar”, esclarece Camargo.
Portanto, os blocos de Lego proporcionam uma linguagem universal, acessível a qualquer pessoa, independentemente de sua experiência, posição, formação ou cultura. Esse diferencial permite o compartilhamento e exploração das concepções de todas as partes envolvidas em uma conversa.
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