Conquistar uma posição de estágio é de grande relevância para construção da carreira de um estudante. Contudo, essa modalidade de contratação é temporária. Logo, durante a sua trajetória na empresa, os aspirantes buscam por sua efetivação. Nesse sentido, algumas ações podem tornar a progressão de cargo mais possível. Então veja, nesta matéria, seis dicas fundamentais para quem deseja ser efetivado.
Qual a importância do estágio para construir uma carreira?
O ato educativo escolar supervisionado é um tipo de contrato voltado para incluir os estudantes no mercado de trabalho. Isso porque, muitas vezes, eles não têm a devida experiência profissional para ser selecionado em uma vaga efetiva. Dessa maneira, a participação em uma organização como estagiário pode oferecer a prática na área desejada.
Luana Miglinski, analista de inteligência de mercado do Nube - Estagiários e Aprendizes, revela o porquê escolheu o estágio como alternativa para complementar sua trajetória. “candidatei-me para buscar mais conhecimento no mesmo segmento dos meus estudos e, aqui no Nube, encontrei algo muito além disso!”, revela a especialista.
Hugo Domenech, Analista de treinamento do Nube, também reforça o significado da posição no meio corporativo. “O estágio é uma troca significativa, na qual o candidato contribui com atualizações acadêmicas. Sendo assim, uma força inovadora para a corporação, enquanto ela proporciona a uma vivência essencial para o desenvolvimento do aluno”, diz.
Todo estagiário pode ser efetivado? Por quê buscar essa possibilidade?
Sim, todos os colaboradores nessa modalidade podem ser efetivados. Porém, essa medida não é obrigatória! Nesse sentido, vai de acordo com a cultura organizacional de cada companhia adotar a política ou não. Por isso, no processo seletivo, é interessante certificar se existe a chance de avançar para outras posições de prestígio.
O TCE - Termo de Compromisso de Estágio, segundo a lei n° 11.788/2008, pode ter a duração de no máximo dois anos. Por isso, a efetivação é uma forma de garantir mais estabilidade e estender a sua participação na instituição. Caso ela não ocorra, o documento é devidamente encerrado e você consegue ser um candidato preparado para novos desafios no ambiente empresarial.
Nesse contexto, a busca pela efetivação não deve ser o único foco. “A efetivação, a meu ver, não pode ser encarada unicamente como uma meta a ser atingida, mas sim, uma consequência natural de seu esforço. O verdadeiro propósito reside no seu desenvolvimento, na construção do network, na quantidade de melhorias contínuas e no quanto absorve do ambiente”, indica Domenech. Conforme os dados da Abres - Associação Brasileira de Estágios, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados no Brasil.
Veja 6 dicas de quem já foi efetivado
Quem deseja alcançar essa alternativa na jornada, algumas dicas podem ser essenciais. Luana já passou pelo processo e conquistou a admissão, por isso, deixou seis dicas promissoras, utilizadas por ela, a serem aplicadas no dia a dia. Confira:
- Seja proativo;
- Tenha empatia;
- Empenhe-se os dias nas tarefas estipuladas;
- Tente superar as suas metas individuais;
- Ouça bem cada feedback e coloque as orientações em prática.
Por fim, a analista conta qual a sensação de alcançar esse marco em sua vida ocupacional. “Foi uma sensação maravilhosa! Eu esperava muito por esse dia. Acredito nesse como o principal objetivo de todo estagiário, além de adquirir conhecimento é obter a efetivação. Para isso, tentei me superar sempre, é a emoção de um trabalho bem feito!”, finaliza Luana.
Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!
Para encontrar a sua posição de sucesso, conte com o Nube e fique atento às nossas dicas! Acreditamos no seu potencial.