Cada vez mais, as empresas procuram melhores condutas de governança, assim como mais incentivos à diversidade e inclusão. Isso porque, essas iniciativas são extremamente favoráveis para os estagiários, aprendizes e efetivos. Dessa forma, ao despertar o melhor de cada um do time e investir em um ambiente de trabalho saudável, a corporação consegue agregar mais resultados em sua receita e na reputação com o público.
Como investir em diversidade e inclusão no meu negócio?
Para Rafael Kenji Hamada, médico e CEO (Chief Executive Officer) da FHW Ventures, esses são temas importantes no mundo das startups. “Porém, pouco se discute o real impacto dessa pauta e as diversas formas de trabalhar com acessibilidade, diversidade e inclusão”, comenta.
Afinal, investir em uma liderança feminina, por pessoas com deficiência e negros não é somente uma escolha socialmente responsável, mas também pode ser financeiramente recompensador. Ademais, eleva a representatividade dentro das instituições, independentemente do setor e público-alvo. “Além de levantar uma bandeira, existem diversos motivos para aumentar a participação de todas as parcelas da sociedade no mercado”, acrescentou Hamada.
Ademais, segundo Farias Souza, CEO de Board Academy, a governança colaborativa também se desponta como uma das principais tendências do mundo todo. “O tema ganhou espaço no país e se tornou foco de estudos e debates” aponta. Uma pesquisa da Bravo Research estima um movimento financeiro de cerca de 15 bilhões de dólares até 2025. No Brasil, o mesmo levantamento expõe: daqui a quatro anos, as soluções e consultorias deverão angariar mais de 785 milhões de dólares.
Logo, para ter ações de administração voltadas pela ética humana, é preciso estabelecer tratamentos igualitários e políticas de diversidade. “Bem como implementar prestações de conta e transparência de gestão, além de zelar pela longevidade da organização sem esquecer-se de incorporar questões de ordem social e ambiental”, complementa.
Vantagens de aumentar a inclusão e diversidade dentro de qualquer setor da empresa
Sendo assim, o CEO da FHW Ventures apontou algumas das razões pelas quais é indispensável estimular esses pontos organizacionais. Veja:
1) Melhora na diversidade de perspectivas
2) Maior atração de talentos diversos
3) Aprimoramento no engajamento com a comunidade
4) Mais capacidade de inovação
5) Aumento do número de investidores conscientes
6) Crescimento no potencial de mercado
7) Redução de vieses desfavoráveis
Por fim, essas são apenas algumas sugestões para melhorar a diversidade e inclusão dentro da corporação. Dessa forma, ganha-se em inúmeros sentidos, como resultados mais aprimorados e insights capazes de contemplar a todos.
Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!