O mundo dos negócios apresenta altos e baixos. Logo, um investidor, assim como um estagiário ou aprendiz, deve exercitar a resiliência e a perseverança. Para ter ainda mais sucesso e conhecer sobre o meio de ocupação, algumas dicas podem ajudar a se dar bem, buscando sempre por conhecimento. Faça isso agora!
Um líder bem preparado faz toda a diferença
Demissões em massa foram assunto no início de 2023, principalmente no mercado financeiro. Uma das principais justificativas foi o momento desafiador, com um ambiente macroeconômico cheio de incertezas. De acordo com dados da B3, a queda do Ibovespa, principal indicador da casa, caiu 7,16% nos três primeiros meses do ano.
Nesse contexto, a demanda cresceu para líderes fortes e engajados, um potencial frisado pela maneira como transmite e contextualiza a mensagem para os membros. “Um líder forte precisa ser bastante humano, além de muito pragmático e objetivo. Por outro lado, é um grande desafio conciliar tudo isso em um tempo conturbado. Além disso, conjugar a sensibilidade e empatia com o dinamismo e tomada de decisão”, explica Gabriel Santos, sócio da Exec.
Assim, um despreparo nesse sentido tem um impacto forte no time. Um processo de lay-off mal feito gera uma onda de insegurança nos bons talentos. “Eles começam a questionar estarem no lugar certo, se vale a pena ficarem onde estão e acabam olhando para fora, em busca de mais valorização”, enfatiza.
Tendo em vista esse contexto, algumas dicas se tornam relevantes na hora de manter a motivação do time e de si mesmo:
- Lembre o grupo de como o campo é cíclico: “é essencial pensar no longo prazo, assim como um investidor em ações. Se ele quiser vender os papéis logo na primeira queda, vai perder dinheiro. O mesmo acontece com o funcionário. Ele perde as chances de ser bem-sucedido lá na frente”, explica o especialista.
- Esteja muito próximo dos contratados: posições de poder precisam ser mais “hands-on” nas operações. “Dedicar 30% das atividades dele para as suas entregas e os 70% restantes para a gestão, escutando, dando feedbacks, entendendo, etc…”, reflete.
- Mantenha a sinceridade: “deve-se pensar na marca como um todo, ser correto com os sujeitos, sem omitir ou mentir. Desse jeito, ajuda-os a se desenvolver. Isso é fundamental para criar robustez visando passar as mensagens de forma certa”, indica.
- Faça os ajustes necessários para tornar os subalternos mais eficientes: isso não envolve necessariamente fazer cortes, mas sim em termos de funções e tarefas.
- Busque maneiras mais sistêmicas de obter satisfação: fundamental para obter melhores frutos e manter o pessoal unido.
Início de carreira? Aprimore-se!
Apesar das pedras no caminho, negligenciar a segurança não é uma opção a seguir. Logo, conhecer os erros de quem já passou pela fase inicial pode dar uma base de sabedoria interessante. Confira, então, alguns deslizes a serem evitados:
- Buscar retorno rápido: a probabilidade de rentabilidade e riscos andam juntos. “Desconfie de pessoas prometendo isso”, recomenda a educadora financeira Simone Sgarbi.
- Não ter reserva de emergência: a falta de prevenção com uma renda rapidamente, traz uma realidade à mercê das volatilidades do mercado e dificilmente consegue uma boa oportunidade. “Esse é o caminho mais rápido para perder dinheiro”, declara.
- Inserir capital em um só produto: o universo das aplicações é imprevisível, para se antecipar a imprevistos, é imprescindível equilibrar diferentes tipos de patrimônio.
- Desconsiderar impostos e taxas: Para ajudar nessa tarefa, é recomendado desconsiderar os valores brutos e sempre calcular o valor líquido.
- Não ter objetivos claros: “Deixe bem específico: tal verba é para a aposentadoria daqui a 30 anos; já aquele é para uma reserva de emergência e precisa estar à minha disposição quando eu precisar. Fazendo isso, evita-se o desgaste financeiro e emocional”, finaliza a especialista.
Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!