Não importa a forma do pagamento, quando é feito sem uma noção prévia, pode levar muitos a se atrapalharem com suas finanças, acarretando em situações complicadas. Esse problema de descontrole abrange grande parcela social, inclusive estagiários e aprendizes, e, por isso, precisa ser amplamente discutido. Fique por dentro de mais informações agora, nesta matéria!
O endividamento em alta
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento dos brasileiros alcançou o maior nível histórico já registrado: 77,9% da população. O último levantamento, feito pelo Serasa, mostrou 69,43 milhões de pessoas entrando em 2023 com o nome restrito. Diante deste cenário, gastos sem atenção são uma das maiores causas, pois engloba uma falta de preparação para as consequências.
“Não existem regras sobre qual é a melhor forma de transação. Contudo, não fazer parcelamentos a perder de vista, principalmente com juros, de itens supérfluos e nem considerar isso para coisas essenciais como mercado e combustível. Se tratam de despesas recorrentes as quais surgem todos os meses”, explica o especialista em finanças pessoais, João Victorino. Para auxiliar nesse processo, ele elenca algumas dicas, como: controlar bem para onde vai o salário, seja com o uso de um caderno, planilha ou aplicativo; evitar fazer novos comprometimentos, em especial de itens não essenciais; começar a juntar para a formação de uma reserva de emergência; fazer três perguntas: Preciso disso? Posso comprar? Devo? Se em qualquer uma delas a resposta for não, desista.
Consoante o Serasa Experian, nos sete primeiros meses deste ano, o número de organizações com pedidos de recuperação judicial cresceu 55,8% em comparação ao mesmo período em 2022. Na prática, ter essa contenção permite à companhia acompanhar de perto todas as suas transações, desde receitas e despesas, até o fluxo de caixa. “Ou seja, ao ter em mãos dados e registros com ampla confiabilidade, é possível promover uma gestão de riscos onde a empresa poderá se preparar para cenários futuros. Isso, aliado a um bom conjunto de ações as quais asseguram um gerenciamento eficiente e ágil frente ao setor”, diz Carlos Tofanello, diretor comercial da Keep. Logo, garantir o sucesso de uma instituição envolve ter domínio financeiro, pois ajuda nas escolhas se baseando em informações seguras, mitigando riscos e garantindo a saúde organizacional.
Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!
O Nube te ajuda a montar um time de sucesso!