O ato de mexer o corpo não beneficia apenas a estatura física, desempenha, também, um papel fundamental na saúde mental. Dessa forma, atua, por exemplo, no combate ao estresse, fator comum na vida moderna e com efeitos adversos no organismo. Logo, traz proveitos únicos para a rotina de estagiários, aprendizes e profissionais no geral. Conheça mais sobre o tema e seus benefícios!
Um excelente tratamento para doenças psicológicas
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio se comparado a HIV, malária e câncer de mama. A prática de atividades físicas são aliadas na diminuição de doenças psiquiátricas, com consequente efeito positivo, devido à liberação de substâncias relacionadas a elevação do humor, autoestima, reduzindo a ansiedade e insônia. “Os efeitos da endorfina e, indiretamente, da irisina e do cortisol, contribuem para uma melhora consistente do bem estar de quem sofre com algum transtorno mental”, comenta a Dra Yaskara Luersen, psiquiatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
A realização pode diminuir a tristeza, combater o estresse e aperfeiçoar a qualidade do sono. “O esporte é uma ferramenta importante, sempre combinado com outras medidas, como o tratamento médico e psicológico”, esclarece a psiquiatra.
Conforme um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, T.H. Chan, correr 15 minutos por dia ou caminhar durante uma hora reduz o risco de depressão grave em 26%. Isso porque há alterações no cérebro, incluindo crescimento neural, redução da inflamação e novos padrões promovendo sensações de calma. “Além de serem considerados como primeira linha de cuidado para diversos males, trazem aprimoramentos cognitivos, como memória e concentração; e sociais, diminuição de isolamento”, afirma a doutora.
A movimentação do organismo traz ganhos para o corpo e mente
De acordo com estudo divulgado pelo British Journal of Sports Medicine, a atitude é 1,5 vezes mais eficaz ante a psicoterapia ou medicamentos no combate à tristeza. No período de 12 semanas, os exercícios foram os mais assertivos na redução dos sintomas, incluindo o alívio da ansiedade e angústia, destacando uma rapidez na alteração.
A conscientização sobre a importância disso na rotina aumentou com o tempo. "Hoje, engloba uma variedade de ações, incluindo jogos, danças e atividades laborais, sendo vista como essencial. A compreensão e aceitação de suas vantagens continuam a se expandir", destaca o psiquiatra Lucas Benevides, professor de Medicina no Centro Universitário de Brasília (CEUB). O docente descreve essa como uma aliada para mitigar os efeitos nocivos do estresse, melhorando o humor e reduzindo a tensão.
Para o professor, os pontos positivos vão além do âmbito emocional. A adoção regular aprimora a qualidade do descanso ao regular os padrões de relaxamento, promovendo um repouso mais profundo e revitalizador. Também está correlacionada com a estimulação da memória e da função cognitiva. Diante do desafio das doenças crônicas no mundo moderno, o especialista destaca uma emersão de estratégia preventiva associada à movimentação. "Compreender e abraçar os privilégios são passos significativos em direção a uma vida mentalmente saudável e equilibrada", completa.
Tendo tudo isso em mente, é interessante analisar os tópicos proveitosos:
- Redução de estresse e ansiedade;
- Melhoria na qualidade do sono;
- Estímulo da memória e cognição;
- Combate à depressão;
- Promoção de autoestima e confiança.
Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!