Especialmente quando decisões difíceis precisam ser colocadas em prática há uma tendência geral em adiar, fugir ou não saber lidar com a situação, porém, é crucial não se deixar levar pelo medo. Logo, procurar formas de tratar isso é fundamental para ajudar na formação de estagiários e aprendizes. Faça isso agora!
Fases ruins carecem de líderes preparados
Em pesquisa realizada pela BTA, 53% dos gestores afirmaram futuros cortes de funcionários. Além do procedimento de demissão, os remanescentes precisam absorver as demandas deixadas. “Essa mudança pode dar uma sensação de sobrecarregamento, é a hora das lideranças exercerem seus papéis, ressignificando o serviço e apostando na comunicação eficaz. Ele deve ser capaz de inspirar confiança em seus seguidores, fornecer feedback construtivo, orientação e garantir um alinhamento de cada membro com os objetivos da organização”, explica Marcela Zaidem, diretora de pessoas no G4 Educação.
Ademais, posições de poder também devem se esforçar para criar um lugar de ofício com valorização e respeito. “Em um momento onde muitas entidades lutam para manter a produtividade no ambiente volátil, entender como motivar e engajar é ainda mais significativo”, completa Marcela.
Enfrentar momentos de tensão é necessário
Postergar algo doloroso é totalmente normal e se encaixa em circunstâncias laborais complexas. “Sempre oriento essas atividades mais delicadas, as quais geram incômodo e vão sendo postergadas, serem atacadas primeiro. De preferência, nas primeiras horas do dia, ou em um momento onde se esteja descansado o suficiente para pensar racionalmente. A procrastinação pode ser sinal de fuga das responsabilidades e, com ela, corremos o risco de perder o controle, sendo mau para os negócios, porque o time sente a insegurança do líder”, ressalta Uranio Bonoldi, escritor e especialista em tomada de decisão.
Ter agilidade nesse sentido, porém, não significa pressa, pois, afobar-se no processo decisório pode levar a equívocos Em um cenário como esse, a criação de uma rotina estruturada pode ser um facilitador, como listas e/ou planilhas com um cronograma para a organização das atividades a serem realizadas sinalizando prioridades. Ademais, manter a gestão do tempo e estipular as melhores horas de descanso é imprescindível, visando não se distrair.
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