Atualmente, a Inteligência Artificial (IA) traz, gradativamente, novas formas de trabalho e a tecnologia se apresenta como uma aliada poderosa para marcas com o desejo de se destacar. Nesse sentido, aderir a esse tipo de ferramenta e manter os estagiários e aprendizes a par dos debates tem um enorme diferencial. Faça isso agora!
A abertura para o novo no mercado de trabalho
Conforme levantamento da IBM, 41% das empresas nacionais já implementaram a ferramenta em alguns setores. O estudo também destacou quais os âmbitos há essa incorporação e, consoante especialistas de TI, 44% utilizam para a detecção de segurança/ameaças; 44% para conversação; 30% para marketing e vendas e 30% das operações para automatizar os principais processos e manter o desempenho dos apps.
Segundo uma pesquisa do LinkedIn sobre o sentimento dos profissionais brasileiros em relação às transformações proporcionadas, a maioria (74%) crê em uma mudança nas formas de ocupação já a partir de 2024. Chamando a atenção para o fato de 25% já se sentirem sobrecarregados e 33% preocupados. Mais da metade (56%) estão tensos e assumem precisar saber mais sobre IA, inclusive, 62% afirmam querer esse conhecimento, mas não sabem como alcançá-lo.
“A ascensão da Inteligência Artificial está nos proporcionando um novo momento de adaptações, intensificadas por todas as transformações causadas pela pandemia. Apesar da apreensão, a análise nos mostra um cenário positivo, onde a maioria demonstra entusiasmo em dedicar esforços para abraçar e integrar isso, aproveitando os benefícios”, afirma Karuna Daswani Lopes, head de Comunicação do LinkedIn para América Latina e Ibéria. Assim, para trazer ainda mais tranquilidade a respeito da temática, aprender a linguagem, acompanhar os especialistas, aprimorar as habilidades, aproveitar as ferramentas e reconhecer preocupações pode ajudar.
Contudo, é papel de cada estabelecimento avaliar a sua capacidade de lidar com a tendência. "A implementação muitas vezes requer a criação de políticas de uso e a disponibilização de treinamentos para os funcionários utilizem corretamente, atrelado ao mapeamento das tarefas atingidas”, destaca Daniela Luz, diretora da Didáctica. Ademais, é essencial focar em três perguntas: Qual procedimento pode se beneficiar? A equipe está preparada? O que eu perco se não focar em modernização? A partir dessas respostas, o gestor consegue montar a melhor estratégia de inserção e sucesso da marca.
Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog. Nos siga também nas redes sociais e não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada.
O Nube te ajuda a montar um time de sucesso!