O Metaverso é um conceito fascinante e representa a extensão da realidade virtual, um espaço digital tridimensional onde as pessoas colaboram e vivem experiências de maneira imersiva. Nesse vasto universo, os usuários podem explorar ambientes diversos, interagir com indivíduos, participar de eventos, realizar negócios, aprender, criar, entre outras atividades. É um espaço em constante expansão, alimentado pela criatividade e inovação. Logo, contar com estagiários e aprendizes atualizados sobre essas tendências é uma grande vantagem competitiva.
O Metaverso tem várias aplicabilidades
Esse tema é amplamente discutido ultimamente. Alguns associam isso ao universo dos jogos, mas ele oferece uma variedade de possibilidades de uso. "É um novo conceito, capaz de unir o real com o virtual. Assim, o sujeito experimenta situações mais autênticas, aumentando sua motivação e engajamento, podendo transcender os limites em várias atividades profissionais, tornando-se uma ferramenta otimizadora de facilidades", explica a especialista em vendas pelas redes sociais, Camila Silveira.
Segundo Camila, ganha-se a chance de simulações de locais ou laboratórios, proporcionando experiências reais nos estudos, por exemplo. Em e-commerces, a proposta é aprimorar a jornada dos consumidores, permitindo testar roupas, acessórios ou equipamentos de forma completamente remota. As aplicações são vastas. "Quem já visitou um parque temático (como a Disney ou a Universal), certamente vivenciou situações semelhantes nas atrações. Contudo, as inovações não param por aí", observa.
Até na medicina há proveitos. "Múltiplas possibilidades estão sendo desenvolvidas: cirurgias remotas, roupas para monitorar a temperatura e transpiração do corpo humano, entre outras", afirma. Esse conceito pode ser implementado nas corporações. Diversos usos são viáveis, desde reuniões entre os participantes até treinamentos especializados. Na indústria automotiva e na gestão de armazéns logísticos, essa tendência é altamente promissora e foi acelerada pela pandemia. “Na verdade, já fazia parte de um futuro inevitável e se tornou presente", complementa.
A carência de modernidades avançadas não representa a única barreira para o desenvolvimento do Metaverso. Outras questões ainda necessitam ser enfrentadas ao longo dos anos. Portanto, empreendimentos com bom planejamento podem se destacar. A especialista citou as principais complicações:
- Ausência de dispositivos compactos, leves e potentes;
- Falta de pesquisa para avaliar disposição da população em participar da experiência;
- Necessidade de uma melhoria na infraestrutura de Internet e servidores;
- Elevado custo dos equipamentos utilizados para imersão.
Camila também destacou os impactos no cotidiano:
- Potencial para empreendedorismo e estabelecimento de negócios próprios;
- Dinamização do mercado das moedas digitais;
- Ampliação do contato com cidadãos distantes;
- Surgimento de mais empregos virtuais;
- Inovações no processo de aprendizagem.
Segundo o diretor do SAS na América Latina, Cristian Figueroa, “cada vez mais, as marcas devem compreender o público e atender às suas necessidades. Os varejistas, por sua vez, precisam inovar para responder a essa demanda de forma eficaz, ou arriscam ficar para trás". De acordo com as projeções da Gartner, até 2026, cerca de 25% da população dedicará pelo menos uma hora diária ao Metaverso. Esse novo canal atingirá um valor de 800 bilhões de dólares em 2024, conforme a Bloomberg Intelligence.
Ciente da importância e do potencial desse local, as companhias estão intensificando sua presença. Para ter sucesso nessa transição, é crucial enfatizar a necessidade de utilizar a IA e análises avançadas em tempo real para se conectar com os compradores. "Para o phygital funcionar, o omnichannel é de suma importância. Somente por meio dessa estratégia o cliente pode ser centralizado", afirma o executivo do SAS.
Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes?
Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!
Conte sempre conosco!