A cultura organizacional desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Ela é como a personalidade de uma companhia, moldando a forma como os funcionários, estagiários e aprendizes interagem, tomam decisões e se comportam no trabalho. Esse fator não é apenas uma vantagem competitiva, mas também é essencial para a longevidade e prosperidade de um negócio.
Existem algumas razões pelas quais é importante focar nesse tema:
Engajamento dos colaboradores: cria-se um ambiente onde os indivíduos se sentem valorizados e motivados. Quando se identificam com os valores e missão do local, eles tendem a se dedicar mais às atividades, resultando em maior produtividade e satisfação.
Atração de talentos: profissionais qualificados buscam não apenas um salário competitivo, mas também se sentirem bem-vindos, desafiados e inspirados.
Tomada de decisões coerentes: um conjunto de valores e princípios orientam as ações de toda a equipe. Assim, as decisões tomadas em todos os níveis da companhia são mais consistentes e alinhadas com os objetivos, reduzindo a ambiguidade e o conflito interno.
Inovação e adaptabilidade: valorizar a inovação e a aprendizagem contínua incentiva os integrantes a buscarem novas ideias e a se adaptar às mudanças do mercado. Isso é crucial em um mundo empresarial em constante evolução.
Reputação e imagem da marca: negócios com esse pensamento tendem a ser vistos de maneira mais favorável pelo público.
Crescimento sustentável: é essencial promover a responsabilidade social corporativa e considerar o impacto a longo prazo das escolhas feitas. Isso pode ajudar a evitar ações prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade.
Para ilustrar esse assunto, a head de gente e cultura da Sciensa, Mônica Valverde, levanta algumas questões. “Você faria qualquer coisa por seu time esportivo favorito? Estaria disposto a tudo por sua família? Viajaria por horas e passaria noites sem dormir para ver sua banda preferida se apresentar? Pois bem, se você respondeu afirmativamente a alguma dessas situações, algo semelhante pode ocorrer no trabalho. Nesse contexto, nos tornamos verdadeiros admiradores da corporação”.
Em certo sentido, um dos objetivos desse princípio é orientar as atitudes, manter os funcionários alinhados e promover valores compartilhados. Todo esse movimento não é apenas uma vantagem, mas sim uma necessidade imperativa para o êxito. Isso acontece porque, ao enraizar essa cultura, a equipe deixa de se distrair com preocupações externas e pode direcionar plenamente suas ações e energias para suas tarefas.
No contexto de contratações, a cultura organizacional reflete seus valores, visão de negócios e métodos de trabalho. Portanto, ao recrutar o candidato adequado para a posição certa, é essencial contar com aspirantes de alta qualidade, para impactar significativamente na marca empregadora. Isso implica na atração bem-sucedida de novos talentos.
Todos saem ganhando com cultura organizacional
Fazendo uma analogia com o corpo humano, para a chief human resources officer da Zenvia, Katiuscia Teixeira, a cultura empresarial desempenha o papel equivalente ao coração. Então, como construir esse fator? Isso se alcança mantendo crenças bem definidas e em harmonia com as práticas diárias. “A equipe de Recursos Humanos é vital nesse fluxo, orientando os processos, símbolos, sistemas, ferramentas e comportamentos”, explica a especialista.
Atuando na área de tecnologia há muitos anos, para Katiuscia, o elemento humano é o alicerce do funcionamento de um empreendimento. Atualmente, as habilidades interpessoais, como as soft skills, estão em alta demanda. O conhecimento técnico mantém sua relevância, mas não é o único critério na contratação de talentos. “Por exemplo, em um contexto de home office, algumas competências são cruciais e fazem a diferença durante o processo seletivo: responsabilidade, autonomia, iniciativa, adaptabilidade, comunicação eficaz e senso de urgência”.
Como ter uma gestão de pessoas melhor?
Uma companhia pode otimizar seus resultados e começar a notar um crescimento gradual ao aprimorar a administração de recursos humanos e os procedimentos comerciais. Esses dois aspectos são determinantes e abrangem uma série de subtemas e demandam reflexão cuidadosa, não apenas por parte do proprietário, mas também de toda a gestão. Nesse sentido, a sócia-fundadora da Comunica PR, Beatriz Destefani, lista algumas sugestões:
Estabeleça uma estrutura eficaz:
Independentemente do setor de atuação ou do porte do empreendimento, a criação de uma estrutura sólida para gerenciar todas as tarefas e responsabilidades é de extrema importância. Investir em ferramentas e aplicativos pode ser muito benéfico.
Esteja aberto à conversas:
Manter uma comunicação próxima e efetiva com o time é essencial para garantir o cumprimento dos serviços. Portanto, esteja receptivo às opiniões, seja para lidar com queixas, atender a solicitações ou receber elogios. Escutar atentamente é o primeiro passo para identificar possíveis gargalos e outros problemas.
Sirva de inspiração:
Ser um exemplo a ser seguido é essencial para garantir a equipe motivada para desempenhar suas funções. Estar presente e cumprir suas responsabilidades com a mesma dedicação dos subordinados é fundamental.
Incentive a educação:
Investir na qualificação por meio de programas de estudo é uma estratégia extremamente positiva para obter resultados notáveis. Portanto, promova cursos e palestras relacionados ao segmento de atuação, proporcionando oportunidades para aprimorar habilidades e conhecimentos.
Cultive os talentos:
É possível valorizar e desenvolver o potencial dos membros por meio de incentivos e projetos desafiadores. Essas iniciativas estimulam e oferecem valiosos ensinamentos.
Reconheça as contribuições:
Tenha a sensibilidade de reconhecer o esforço de todos. Sem eles, nenhum progresso seria possível. Invista em benefícios e programas de bonificação. Às vezes, um simples gesto de agradecimento, embora pareça singelo, faz uma enorme diferença.
Promova a autonomia:
Não caia na armadilha de ser centralizador. Em vez disso, conceda autonomia e liberdade ao time.
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