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A experiência do colaborador é um aspecto essencial  

Notícia | 13/10/2023

Larissa Almeida

O sucesso de uma empresa é influenciado por uma série de fatores, mas existe um elemento absolutamente crucial para alcançá-lo: uma equipe de colaboradores. Independentemente do setor de atuação, contar com um time talentoso é fundamental. Isso levou as companhias a adotarem a missão de proporcionar uma experiência positiva para seus funcionários. Esse compromisso logo se tornou uma tendência no mundo corporativo, pois as políticas de valorização se aplicam a cargos de aprendizagem, estágio e efetivos. Por isso, para quem se preocupa com o futuro das empresas, continue lendo esta matéria para descobrir como aprimorar esse aspecto essencial.

A employee experience é uma tendência de grande relevância para as empresas 

Para uma entidade montar uma estratégia de crescimento efetiva, a base deve ser pautada em dados consistentes. Afinal, a partir deles, são retirados fatos sobre determinado comportamento e observado uma tendência. Quando se trata de satisfação do público, seja ele externo ou interno, os números também apontam a direção a ser considerada de maneira com ainda mais cuidado pelas companhias. Entre elas, estão as políticas voltadas para a employee experience (EX)

De acordo com os dados da Deloitte, 80% dos executivos consideram esse aspecto “importante” ou “muito importante”. Segundo a mesma entidade, para 60%, isso melhora a retenção de pessoas e para 61%  também eleva a produtividade. Já para os empregados, esse quesito também é de alta relevância. Conforme uma pesquisa da Gartner, 79% dos funcionários dizem como isso é essencial para a sua felicidade com o cargo. A partir de outra análise da mesma instituição, 70% dos entrevistados admitem a experiência como um fator decisivo para a sua permanência em uma corporação. 

infográfico destrinchando dados de uma pesquisa sobre experiencia no mercado de trabalho

As vantagens para quem investe na experiência do colaborador são várias 

Todo investimento tem o seu devido retorno. Quando ele é calculado, principalmente com o intuito de favorecer a equipe a qual trabalha em prol do aumento da instituição, tende a resultar em uma dinâmica positiva. Nesse sentido, os levantamentos estatísticos presentes no mercado apontam para três vantagens em destaque. Confira: 

Aumento da produtividade: ao possibilitar uma atmosfera de trabalho favoráveis ao desempenho, um local com compreensão, acolhimento e valorização, os participantes se empenham em manter o clima favorável. Logo, a execução das tarefas é feita sem cobranças e em mais quantidades, pois existe uma condição de troca. Segundo a McKinsey, empresas com essa cultura forte têm 28% mais produtividade quando comparada com as demais. 

Mais inovação e elevação dos lucros: de acordo com o Boston Consulting Group, as corporações com aplicação em inovação têm uma taxa de crescimento de 14% em suas receitas. Enquanto aquelas com menos aplicação nisso têm uma porcentagem de expansão de, apenas, 3%.

Redução dos níveis de rotatividade: a admissão e treinamento de novos membros em uma equipe, fora do planejamento, é um procedimento difícil para as instituições. Logo, manter os contratados é uma estratégia relevante para seguir os objetivos e não atrapalhar a dinâmica do cotidiano. Contudo, só é possível prezando por quem está ali presente. Dessa forma a EX faz toda a diferença. A Deloitte aponta um número de 24% menos rotatividade influenciada por isso. 

Quais atitudes configuram uma boa experiência para o colaborador? 

Para descobrir mais sobre isso, uma pesquisa realizada pelo próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, questionou sobre quais atitudes uma instituição precisava ter para brilhar os olhos dos aspirantes. Para a maioria, em uma mostra de aproximadamente 11 mil respondentes, 69,35% havia colocado a possibilidade de aprendizagem e aprimoramento profissional. Uma outra parte, 15,47% respondeu nessa mesma linha, frisando um ambiente capaz de proporcionar satisfação e realização pessoal. Dessa forma, a Sthéfani Ribeiro, Head de Gente e Cultura da 3778, mostra quesitos para reter e manter os melhores talentos do mercado: 

Semana de quatro dias: alguns países já estão testando a novidade de oferecer a semana de quatro dias aos seus empregados. O caso mais famoso foi o da Microsoft. Ela surpreendeu ao implantar esse sistema como teste, onde a sexta-feira passou a ser livre. Os números mostraram um aumento de 40% na produtividade do quadro, além da redução de custos. 

Prevenção de doenças físicas e mentais: o tema da saúde e bem-estar ganhou força nos últimos anos devido ao isolamento social — pois ele acabou gerando desgaste mental de muita gente. A maioria das corporações já consideram a prevenção de doenças, tanto físicas quanto mentais, um dos principais pilares para o bom funcionamento das rotinas. 

Possibilidade de trabalho home office ou híbrido: no cenário pós-pandemia, as formas de contribuir laboralmente se reestruturaram, mostrando opções como o home office e o modelo híbrido. Uma pesquisa realizada em 2020 pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), mostrou como 70% das pessoas prefeririam continuar no meio remoto. Porém, mesmo após o fim da crise sanitária, muita gente enxerga uma relação direta entre essa vivência completamente digital, ou ir em dias alternados ao escritório, como melhor qualidade de vida, mais tempo com família e amigos, entre outros fatores.

Educação financeira: segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 79,3% dos lares brasileiros estavam endividados em setembro de 2022. Portanto, quem inova e oferece benefícios ligados ao uso inteligente do orçamento, como cursos ou mentorias individualizadas, tende a colaborar com a saúde mental e o desempenho.

Licenças parentais prolongadas: muitos nomes já estão oferecendo a licença parental prolongada, oferecendo até 60 dias de afastamento após o nascimento da criança. Grandes nomes como Meta e Grupo Boticário entregam esse benefício aos colaboradores.

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