Como a sua empresa costuma se posicionar no mercado? O universo do trabalho está cada vez mais competitivo. Naturalmente, as companhias precisam se diferenciar para atrair e reter talentos. Para tanto, é preciso alinhar-se às demandas dos profissionais – sejam eles jovens aprendizes, estagiários ou efetivos. Isso inclui oferecer bons salários, benefícios, oportunidades de crescimento e um ambiente laboral agradável. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), com 27.526 estudantes, mostrou como 39,21% dos entrevistados mudariam de carreira, caso recebessem uma boa proposta. Logo, o investimento em políticas de recursos humanos, capazes de atender às expectativas dos colaboradores, prova-se extremamente relevante. Quer saber como se posicionar melhor no setor e tornar-se destino dos candidatos? Veja a reportagem completa.
Predisposição do mercado
Para projetar um futuro próspero para o seu negócio, é essencial estar atento às tendências. De acordo com a 21ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), o mercado de trabalho está aquecido. O índice, responsável por medir o sentimento de confiança dos empregados, desempregados e recrutadores, atingiu 50,2 pontos – um parâmetro positivo. Como ressalva, destacam-se os indicadores de inativos e recrutadores, abaixo do ideal. Todavia, sua progressão recente é um ótimo sinal. Isso sugere uma recuperação do meio empresarial e no número de contratações das corporações. Portanto, é um bom momento para investir nos estabelecimentos e aproveitar as oportunidades disponíveis.
O mercado de trabalho está mais otimista. De acordo com o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), o índice médio do estudo evoluiu de 48,9 para 50,2 pontos, ultrapassando o ponto de corte positivo. Esse pequeno aumento é um bom sinal. Ele indica como o âmbito organizacional está se recuperando e de qual maneira as corporações estão mais confiantes em contratar. Esse crescimento da “fé” também motiva as instituições a investirem na atualização de sua imagem e na captação de talentos. “As iniciativas de educação corporativa devem se tornar cada vez mais robustas. Isso, pois desenvolvem competências dos colaboradores – técnicas e comportamentais – e alinham-nos às tendências. Quem investe, mantém-se competitivo, prova-se ágil e promove o progresso interno”, pontua a sócia-diretora da Didáctica, Daniela Luiz.
Os estabelecimentos estão dispostos a lutar pelo futuro e tem contratado mais. Isso é bom para os candidatos, igualmente otimistas, em encontrar um emprego. Mesmo com uma parcela significativa da população afastada de ocupações legais, o próximo semestre indica um aquecimento do setor de negócios. Para não perder o ânimo dos requerentes, os empreendimentos precisam jogar-se ao público com suas melhores peças. Ou seja, oferecer perfis de colocação atualizados. “A flexibilidade do modelo de ofício está, cada vez mais, presente em estratégias corporativas. Essa prática já deixou de ser diferencial e, hoje, é quase obrigatória. Ao valorizá-la, pode-se alcançar os objetivos de negócio de forma equilibrada e prezar pelo bem-estar dos funcionários", analisa Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup no Brasil.
Retenha talentos do mercado
Atrair e manter os melhores colaboradores dentro do seu estabelecimento nunca é uma tarefa de simples execução. Além da flexibilidade – mantra dos tempos contemporâneos – é preciso rever fundamentos da cultura interna. Perante um contexto promissor, deve-se estar atualizado e mirar os olhos adiante. Essa conjuntura pode abrir espaço a fim de sonhos se tornem realidade. Para isso, trate as tendências do mercado como um ritmo a ser seguido e identifique – em sua partitura – os segredos para convencê-los. A partir dessa mudança de mentalidade, será possível potencializar os resultados da instituição, aprimorar as equipes e se destacar no meio. A fim de ajudar nessa trajetória de descobertas, o Nube traz algumas orientações valiosas. Confira abaixo:
Crie um ambiente de trabalho agradável: os candidatos estão em busca de lugares capazes de oferecer um clima agradável, onde possam se sentir valorizados e respeitados. A partir do reconhecimento, a entrega torna-se algo mais proveitoso e natural. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, Berkeley, confirma a teoria, ao constatar como trabalhadores autodenominados “felizes” são 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% mais. Ou seja, propicie um ecossistema receptivo.
Proponha uma boa remuneração: o pagamento – historicamente – é um dos fatores mais relevantes para os quem procura por uma vaga. Apesar de, cada vez mais, dividir espaço com itens de cunho de bem-estar pessoal, ele ainda consta como fator definitivo para inúmeras posições. É crucial oferecer um pacote de remuneração competitivo, com a inclusão de benefícios e oportunidades de crescimento.
Indique perspectiva de desenvolvimento: os trabalhadores, por via de regra, querem crescer ocupacionalmente. Logo, os estabelecimentos devem oferecer oportunidades de treinamento para seus funcionários. Na visão de 77% dos headhunters, achar concorrentes com os requisitos técnicos e comportamentais necessários para o preenchimento das vagas é, por muitas vezes, um impedimento. Logo, desconstrua esse impeditivo “dentro de casa”. Investir na formação de novos colaboradores significa qualificar a operação de um negócio. Valorize quem dedica-se e se esforça para estar ao lado da sua entidade
Tenha uma cultura organizacional forte: a cultura é um fator insubstituível para atrair e reter a plantel de atuação. Para evitar contratempos, os estabelecimentos devem ter uma metodologia forte e alinhada aos valores dos candidatos. Assim, minimiza-se desentendimentos, criação de falsas expectativas, dentre outros problemas recorrentes à falta de comunicação e transparência de uma organização para com seus laboradores.
Seja transparente: prezar pelo bem-estar de quem dedica tempo para o sucesso do seu negócio é essencial. Por isso, dê atenção a quem aplica e busque sempre devolver feedbacks. Essa atitude demonstra honestidade, ética e lisura – três pilares fundamentais a serem seguidos. Aspectos como transparência (67%), comunicação clara (58%) e valorização de uma cultura institucional (52%) são, para quem procura recolocação profissional, protagonistas para atrair seu entusiasmo.
Gostou das indicações? Então, compreenda as demandas inerentes ao contemporâneo, adeque sua atuação enquanto entidade contratante e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora de promover um cotidiano adaptado às equipes, pautar-se às tendências e impulsionar a produtividade do seu negócio é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.
O Nube atualiza sobre as inclinações do mercado e torce pelo seu sucesso!