Em uma empresa, de qualquer segmento e porte, contar com um profissional no cargo de líder é essencial. Isso porque existem muitas responsabilidades dentro de uma entidade, as quais devem ser administradas e observadas com atenção plena. Contudo, ninguém domina essa capacidade da noite para o dia, assim como nas posições de aprendizagem, estágio, efetivo e outras, é necessário muita dedicação e estudo. Então veja, nesta matéria, quais atitudes definem um gestor extraordinário.
Gerir uma equipe ou uma área da empresa não é uma atribuição básica
O Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, fez uma investigação com cerca de 22 mil respondentes, na qual questionou se a colocação de gestão em uma companhia é uma atribuição simples de ser realizada. O resultado da pesquisa foi discrepante, onde 92,53% discordou da indagação e apenas, aproximadamente 4,42% afirmou ser uma atividade tranquila de exercer. Dessa forma, fica clara a complexidade do atribuição a ser feita por esse indivíduo e como ele precisa ir além da teoria de “mandar e desmandar”, mas sim, agir para ser harmonioso, resistente a cobranças e empático ao mesmo tempo, sem deixar de se conectar com a área.
Porém, quais as funções de um cargo de liderança?
Ao contrário de um pensamento comum, mas errado, a sua função não é apenas passar tarefas a todo momento. Afinal, antes delas serem designadas, o “chefe” teve um trabalho de análise, definir estratégias e objetivos, desenhar metas para alcançá-los, prever onde, por meio de pesquisas a companhia pode chegar, o futuro da organização, motivar o time e geri-lo corretamente, tomar decisões assertivas a todo instante, comandar os recursos a serem utilizados de maneira eficaz, sem desperdício, seja de matéria ou tempo.
Para lidar com essas responsabilidades e se conectar com o time, um bom líder tem características específicas
De uma coisa podemos ter certeza, ninguém nasce com essa capacidade de dirigir uma equipe. No entanto, assim como outras habilidades, nós desenvolvemos, com o tempo, as características essenciais para esse ofício. No intuito de saber quais são elas, o agente de integração anterior fez mais uma apuração sobre o assunto em seu site. Com 24 mil entrevistados, as respostas definiram os principais pontos de um chefe inspirador. Para a maioria, 77,71% é quem consegue ensinar e motivar. Em menores proporções, aparecem ser acessível e paciente (6,47%); preocupado com a carreira da equipe (6,39%); exigente, mas com propósito (5,25%) e, por fim, alguém com muito conhecimento (4,18%).
Já com o intuito de se tornar um gestor extraordinário, aqui vão algumas dicas!
De acordo com um estudo promovido pelo Sebrae, em 2023, existem cerca de 11 milhões de líderes no Brasil. Dessa maneira, é preciso ser um destaque para levar os seus colaboradores e a instituição além do comum. Por isso, Deise Carvalho, gerente de Marketing da GA.MA Italy no Brasil, aponta seis atributos em comum de personalidades extraordinárias. Veja:
1) Criação e compartilhamento dos propósitos: as metas estabelecidas não são atingidas sem a ajuda de todos. Por isso, é justo os aspirantes entenderem o motivo do trabalho o qual eles realizam todos os dias. Para as demandas ganharem sentido é preciso conexão entre os membros da com os objetivos dos afazeres;
2) Conhecimento e organização da equipe: não se esqueça, todo sucesso começa com um bom planejamento. Porém, para a estruturação das tarefas, é preciso conhecer seus funcionários. Isso torna o momento de distribuição de demandas mais fácil, além de otimizar o serviço. Quando um líder estabelece vínculos com os demais, ele também se torna parte disso. Logo, fica bem mais fácil valorizar o potencial de cada um quando ficam evidentes as facilidades, vulnerabilidades e dificuldades de cada profissional.
3) Prioridade nas relações de confiança: o escritório precisa ser um lugar de acolhimento e as relações incentivadas da forma mais saudável possível. O essencial é se apoiar, pois todos estão em prol do mesmo resultado. Nesse sentido, as lideranças têm o desafio de evitar a competitividade tóxica. Assim, os envolvidos se sentem à vontade para contribuir com ideias, propostas e experiências.
4) Incentivo ao aprendizado: o desenvolvimento de um colaborador traz consequências positivas. Para a empresa ser coerente com o mundo atual, é fundamental encontrar indivíduos dispostos a aprender, inclusive o líder, o qual deve também adotar uma postura de aprendiz. Assim, ele mostra, na prática, os benefícios ocasionados pela atualização de conhecimentos. Lembre-se como a instrução constante é um forte estímulo. Onde a corporação mostra acreditar no potencial de seu quadro quando incentiva a evolução de cada um.
5) Escuta ativa e disposição para a ajudar: um bom superior é aquele com disposição para ouvir os outros. Essa prática é capaz de proporcionar diversas vantagens para a gestão. Ela abre portas para um maior engajamento, por exemplo. Além disso, produz grande melhora da comunicação interna e é um excelente antídoto para ruídos e desentendimentos.
6) Seja exemplo: a melhor maneira de implementar as medidas necessárias ao bom andamento dos projetos acontece quando elas começam pela própria liderança. Dessa forma, além de estar alinhado com os participantes, o gestor também consegue mostrar como as ações propostas são eficazes. Quando a mudança começa por você, a relação de confiança, admiração e parceria entre líder e liderado tornam-se ainda mais fortes.
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