Dentro do meio corporativo, ser uma pessoa influente pode ser uma característica positiva no instante de destacar a sua carreira, seja no programa de aprendizagem, estágio, vaga de efetivo e, principalmente, em um cargo de liderança. Isso não se trata de criar conteúdos públicos, como estamos acostumados, mas sim, de um comportamento capaz de aprimorar a sua relação com outros indivíduos no mundo dos negócios. Então veja, nesta matéria, como adquirir essa capacidade em seu perfil e aprimorar as relações corporativas.
A influência deve ir além das telas
Essa palavra está, por costume, conectada com as pessoas das quais assistimos nas redes sociais. O Brasil é o segundo país com mais profissionais apostando nisso como uma carreira, perdendo apenas para os Estados Unidos, onde 13,5 milhões trabalham como influenciadores, segundo pesquisa da consultoria Nielsen de 2022. No entanto, não é apenas estar nas telas a ação responsável por te tornar influente, mas sim, como você age. Nesse sentido, ela pode ir além do segmento de entretenimento, sendo essencial também para o meio corporativo. Dessa forma, quando aplicada em outros campos, alcança o efeito de confiabilidade nos demais indivíduos.
Essa capacidade promove vantagens na carreira profissional
Mesmo sem ser um produtor de conteúdo reconhecido pelo público, ou seja, um blogueiro nato, essa habilidade de influência e persuasão podem promover algumas vantagens na trajetória laboral. Veja, abaixo, quatro benefícios gerados:
Ganho de mais oportunidades: pessoas influentes geralmente têm acesso a uma ampla rede de contatos e conexões no meio corporativo. Isso pode levar a oportunidades de negócios, colaborações, parcerias estratégicas e convites para participar de projetos relevantes. Essas chances podem impulsionar o crescimento profissional e abrir portas para novos desafios e conquistas.
Reconhecimento e visibilidade da carreira: com essa qualidade no perfil, esse indivíduo é reconhecido e respeitado por seus pares, superiores e subordinados. Essa visibilidade pode trazer benefícios, como ser considerado para promoções, assumir papéis de liderança e ser convidado para participar de eventos e conferências importantes. Além disso, ser reconhecido pode aumentar a reputação e a credibilidade no mundo empresarial.
Maior acesso a informações e conhecimentos relevantes: muitas vezes, esses colaboradores têm acesso a informações privilegiadas e conhecimentos relevantes sobre tendências de mercado, melhores práticas e insights estratégicos. Isso pode ser extremamente valioso para tomar decisões informadas, antecipar mudanças e estar à frente da concorrência. O acesso a outros dados pode proporcionar uma vantagem competitiva no ambiente corporativo.
Influência sobre decisões e direções estratégicas: geralmente também ganham a capacidade de influenciar decisões e direções estratégicas dentro de uma organização. Isso pode significar ter voz ativa em reuniões de alto nível, participar de comitês executivos ou ser consultado para ponderar sobre questões-chave. Essa moral pode promover para a pessoa certo impacto nas decisões e moldar a direção da empresa de acordo com sua visão e interesses.
Saiba como se tornar um profissional mais influente com as dicas de uma especialista
Com o intuito de auxiliar os participantes do universo dos negócios a adquirirem uma melhor participação e identificação, a gestora de carreira, especialista em desenvolver líderes e CEO Madalena Feliciano apresenta algumas técnicas de persuasão. Anote e aplique em suas relações:
- Modelagem corporal
A modelagem corporal é uma técnica a qual consiste em seguir levemente a linguagem corporal do interlocutor. Estudos indicam como, durante uma conversa, temos a tendência de agir de forma semelhante ao locutor, como se estivéssemos refletindo seus movimentos. Quando esse mecanismo é utilizado de forma sutil, ele pode estimular a concordância. Porém, é importante tomar cuidado para não parecer uma imitação do outro e gerar o efeito contrário.
- Faça elogios
Todos gostam de receber elogios, mas é preciso tomar cuidado para não torná-los forçados. O ideal é já ter uma bagagem sobre a pessoa ou a empresa na qual ela contribui. Dessa maneira, os reconhecimentos não soam falsos.
- Use o nome da pessoa
Chamar os sujeitos pelo nome é uma maneira de trazê-los para perto. Quando você se esquece da identidade do interlocutor, pode parecer desrespeitoso e afastá-lo de seu objetivo. Ao chamar uma pessoa pela sua maneira preferida é reforçado a sua identidade. Assim, tome todo o cuidado para se referir de uma forma responsável por causar conforto e deixar o outro à vontade.
- Demonstre interesse
Ser um bom ouvinte é essencial para influenciar pessoas. Porém não é só isso. Quem transmite a mensagem gosta quando demonstra interesse em seus dizeres. Então, estimule o próximo falar e mostre a devida importância com suas ideias e opiniões.
- O rapport é muito importante
De acordo com Madalena Feliciano, o rapport é uma técnica de criar empatia para alcançar uma comunicação mais assertiva. Seu principal objetivo é trazer mais confiança para o processo de diálogo. É relevante treinar para não correr o risco de não saber lidar com determinada situação. A ferramenta é muito usada por profissionais de vendas, tanto para abrir portas para uma negociação quanto para fechar o acordo efetivamente.
- Amigos e autoridades
Citar outros contatos ou autoridades no assunto é um ótimo meio para convencer sobre o potencial de uma sugestão. Esse recurso é também chamado de prova social. Basicamente, invoca-se um terceiro, trazendo a comprovação de algo dito.
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