Dentro de toda organização, independente de seu tamanho, existem indicadores importantes os quais garantem o alcance de resultados técnicos. Isso porque a gestão de um negócio não pode se basear, puramente, em percepções pessoais. Assim, é por meio dessas análises onde se torna possível provar os frutos positivos de um ambiente de ofício plural, tornando-se um dos pilares das empresas para alcançar o sucesso absoluto. Essa, dentre outras razões, é a motivação pela qual houve um “boom” referente à contratação de públicos múltiplos. Entenda mais sobre isso e sua valorização na sociedade atual.
Aceitar as diferenças traz benefícios empresariais
Quando o assunto são métricas são medidas quantificáveis, usadas para analisar os resultados de um processo, decisão ou tática específica. Pelo acompanhamento deste número, é possível entender o funcionando, identificar tendências e traçar planos mais assertivos. Logo, com a implementação dessa estratégia, é possível saber, de fato, se as políticas de diversidade e inclusão estão dando certo.
Nesse sentido, alguns números se fazem pertinentes: pessoas pretas e pardas eram maioria (53,8%) dos trabalhadores do Brasil em 2021, mas ainda assim ocupavam apenas 29,5% dos cargos gerenciais, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Conforme uma pesquisa da consultoria Willis Towers Watson, esses tópicos de inclusão estão cada vez mais no radar dos gestores, associando-os ao objeto de 90% deles, os quais querem tornar o tema uma realidade até o final deste ano. Em 2018, esse índice era de 49%.
O problema em questão vem do fato de boa parte do mercado enxergar esse procedimento como uma etapa burocrática a ser seguida e sem influência real no negócio. "As lideranças precisam compreender como o seu papel vai muito além de administrar. É necessário também investir nos colaboradores para estimulá-los e, consequentemente, maximizar seu potencial. Enquanto o número de pessoas brancas nesses cargos seguir maior ante o das pretas, é essencial esses indivíduos serem proativos e parceiros para criar novos caminhos e oportunidades. Estabelecer objetivos e, então, métricas para mensurar o desempenho, é um passo essencial para direcionar o trabalho de cada área no dia a dia”, reflete o especialista em ética, diversidade e inclusão, e CEO e fundador da Condurú Consultoria, Deives Rezende Filho.
Aumento da globalização resulta em pluralidade
A Globalização é a ausência ou diminuição de barreiras econômicas e imigratórias entre os países. Logo, está caracterizada pelo aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos do mundo. A mesma teve o seu auge, principalmente, com os diversos avanços tech, responsáveis por proporcionar melhorias no meio comunicacional, com as redes sociais e Internet. Esse foi um dos aspectos de desenvolvimento para a questão, tornando-a do tamanho e expansão atual.
Um dos territórios mais atingidos por esse fenômeno foi o Brasil, trazendo à tona a importância de abrir as portas do escritório para uma equipe plural. “A diversidade, hoje, é sinônimo de inovação, melhores resultados, empatia, segurança psicológica, inclusão, igualdade e produtividade”, informa Ronaldo Bias Ferreira Jr., sócio-diretor da u.ma. O executivo cita como exemplo, nomes como o Google e o Meta, por já terem comprovado o poder dessa dinâmica, por meio da criação de produtos os quais já nascem mundiais, mesmo saindo de uma mesa com pessoas diferentes.
Diversidade anda ao lado do lucro!
Um estudo feito pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR) evidenciou os impactos de sujeitos distintos no mercado de trabalho. Conforme o levantamento, a cada 10% de crescimento étnico-racial, acontece um salto de quase 4% na produtividade das instituições. Ademais, 10% de elevação da multiplicidade de gênero é proporcional a um acréscimo de, aproximadamente, 5% no rendimento dessas organizações.
Na avaliação por setores econômicos, para cada um ponto percentual na incrementação, em média, o engajamento dos negócios aumentou em 0,19%. No caso dos comerciantes, a elevação foi de 0,16% e, na indústria, de 0,15%. Os números revelam de forma quantitativa como os avanços nessa direção vão além da busca por igualdade social e impactam substancialmente o desempenho financeiro. Dessa maneira, amplia a performance mercadológica dos empresários em um sistema econômico cada vez mais competitivo e dinâmico.
Todavia, problemas ainda são encontrados nessas trajetórias. “Muitas companhias ainda não sabem como aplicar, de fato, isso na rotina de trabalho. Para a promoção dessa igualdade nas empresas ter sucesso de forma mais rápida e efetiva, é preciso os gestores, CEOs e executivos estarem envolvidos no processo”, aconselha o especialista.
No entanto, essa participação dos líderes não pode se limitar nos discursos e posicionamentos formais. “Eles devem assumir um compromisso genuíno, participando, principalmente durante os primeiros meses, de forma ativa e pessoal na mobilização e sensibilização. Para questões como essas, o walk the talk é essencial”, explica. Nesse contexto, as altas posições precisam se comprometer e deixar claro uma intolerância a comportamentos de discriminação em qualquer natureza. Em uma visão mais ampla, seria repudiar atitudes de desrespeito, independentemente de quem as faça.
Abra a sua mente e estabelecimento para a pluralidade
Em geral, a sociedade como um todo precisa abrir a mente para o fato das pessoas não serem iguais, cada um apresenta particularidades únicas as quais formam uma população de alternâncias em propósitos e ideais. A partir de um entendimento com esse foco no âmbito corporativo, passa a haver um estímulo sobre essas peculiaridades, avançando muito além do padrão, impulsionando novas ideias e projetos tão plurais quanto às capacidades humanas.
Seguindo essa linha de pensamento, uma equipe plural não apresenta pontos negativos para nenhum dos dois lados. Pois, para o empregado resulta em oportunidades e, no caso do empregador, em uma visão positiva interna e externamente, além de mais alternativas distintas para uma mesma questão.
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