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Redes sociais e mercado de trabalho 

Notícia | 04/09/2023

Carolina Amaral

As redes sociais são, atualmente, plataformas de interação usadas por grande parcela social. Lá, os usuários expressam opiniões e dividem com os seguidores um pouco mais a fundo sobre sua vida, postando coisas cotidianas. Todavia, já é uma prática comum associar esse universo ao laboral, seja do ponto de vista dos empregadores, pesquisando sobre os candidatos a uma vaga, ou do lado de quem está em busca de uma oportunidade, para procurar emprego. Independentemente, é preciso ter atenção com tais aplicativos, visando manter uma imagem adequada e positiva. Aprenda mais sobre o assunto e como cuidar desse processo de forma assertiva.

 

O uso desse meio para encontrar emprego

Conforme um levantamento da Page Outsourcing, realizado em fevereiro de 2023, os brasileiros são os mais recorrentes na utilização das mídias sociais para concorrer a uma chance no local de ofício. Os dados doram fruto de 7.317 respostas de entrevistados da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Méxido, Peru e Panamá). De acordo com a pesquisa, esses profissionais lideram nesse quesito, com 72,2%, seguidos por Argentina (64,7%), Panamá (61,7%), Chile (59,8%), Colômbia (58,5%), México (54,7%) e Peru (52,9%).  "O cenário pós-pandemia impulsionou o uso das redes sociais pelos candidatos no momento de criar e ampliar contatos. O networking, antes realizado presencialmente, foi adaptado para o mundo digital, possibilitando ampliar conexões entre empresas, recrutadores e profissionais em busca de novas oportunidades", afirma Letícia Valente, diretora da Page Outsourcing.

Infográfico de dados sobre busca de emprego nas redes sociais

Para a maioria dos consultados (63,7%), entre os benefícios de usar esses lugares com a finalidade em questão, está aumentar a visibilidade com departamentos de vínculo de talentos. A maior parte do Peru (53,6%) concorda com essa vantagens, seguidos, logo depois, dos candidatos da Colômbia (49,2%), México (48%), Panamá (44,8%) e Argentina (44,4%).

Outro proveito apontado pelo público nacional (61,2%) é o fato de algumas ofertas aparecerem somente nesse meio. Os participantes do Chile (61,1%), também tem a mesma percepção, com uma alta concorência também registrada na Argentina (60,3%), Panamà (59,7%), Colômbia (57,2%, México (56,8%) e Peru (55,5%). "Atualmente, boa parte dos recrutadores utilizam ferramentas digitais para facilitas e agilizar a busca com perfis mais aderentes às vagas disponíveis nas companhias, impactando na quantidade de anúncios encontrados exclusivamente nesse espaço", comenta a especialista. 

No geral, os brasileiros (68,7%), foram os mais influenciados pelos conteúdos publicados pelas entidades no momento de aceitar um cargo, assim como o Peru (58,4%), Colômbia (53,4%), Argentina (52,4%), México (52%), Panamá (50,6%) e Chile (49,2%). "Vemos projetiso alinhados a seus objetivos de vida. Esse fatores influenciam diretamente na tomada de decisão no momento de escolher um novo desafio", conclui Letícia. 

 

As oportunidades trazidas por esses apps para as marcas

Esses espaços de comunicação amplificaram o alcance e a voz dos negócios, atraindo e engajando o público. Esse contexto faz a presença das marcas nesse ambiente de interação ser cada vez mais constante. Todavia, assim como esse comparecimento on-line é crucial para adquirir uma área estruturada, realizando um bom trabalho voltado para o relacionamento com o cliente, o cuidado com os colaboradores se torna imprescindível, pois podem se tornar os melhores influenciadores.

Conforme uma análise das consultorias Air Branding e SmartComms, com mais de 10 mil constituintes, mais da metade dos interessados por uma instituição,  se informam com conhecidos e amigos em contato com esse lugar para tomar a decisão final sobre uma proposta. Esse número deixa claro o impacto da opinião alheia sobre um empreendimento. Esse efeito é grande a ponto de muitos empreendimentos criarem “colaboradores influenciadores”, visando aprimorar não apenas o empenho virtual, mas também as taxas de atração e retenção de talentos. 

 

Cuide dos seus colaboradores e traga frutos positivos on e off-line

O âmbito tecnológico sofre bastante com o gap de indivíduos qualificados, além de registrar altas taxas de rotatividade, contar com essa ajuda para atrair e reter talentos pode ser algo valioso, deixando a firmas alguns passos à frente da concorrência. "Também existem sites para consultar a reputação dos empregadores, como o Glassdoor, plataforma onde funcionários ativos, ou não, fazem avaliações, dão notas e deixam comentários sobre as experiências em processos seletivos e o dia a dia da organização, apontando os prós e os contras de uma determinada entidade", explica Carolina Florence, diretora de Desenvolvimento Humano, Gestão Organizacional e Comunicação da i4pro. 

Dessa maneira, é interessante o estabelecimento, de fato, demonstrar cuidado e preocupação com seus subordinados.  Isso pode ser feito com a abertura de um espaço para escuta e fala, sendo fundamental e de ocorrência durante todo o ano. Assim, a influência positiva pode vir naturalmente, tanto em publicações digitais, quanto em conversas de happy hour ou mesmo na indicação de amigos para futuras aberturas. "A companhia e a equipe de desenvolvimento humano devem se atentar à cultura organizacional, comunicação interna, processos de recrutamento e seleção, valorização dos contratados, diversidade e inclusão nas equipes, entre outros aspectos corporativos relevantes e em destaque no setor de atuação", indica a especialista.

No geral, o sucesso buscado pelas organizações pode ser alcançado com um tratamento de qualidade com os membros. "Levar uma marca no coração e ter o negócio da empresa na cabeça acontece apenas como resultado do trabalho em equipe. O feedback positivo é importante porque melhora significativamente o engajamento on-line, mas, sobretudo, garante respaldo às ações construídas e desenvolvidas internamente todos os dias a várias mãos", finaliza Carolina.

 

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