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Como fazer um networking de sucesso em eventos?  

Notícia | 18/07/2023

Laura Pereira

A máxima “uma mão lava a outra” é popular no Brasil, porque também é uma referência sobre o companheirismo, no qual um ajuda o próximo. No mundo dos negócios, isso não é diferente. Afinal, a contratação mais certeira é aquela vinda por meio da indicação de alguém e o cliente mais satisfeito foi recomendado por outro. Assim, o networking se faz essencial para os profissionais e para a corporação. Nesse sentido, descubra dicas e melhore a adesão aos seus eventos por meio desse benefício. 

Por que fazer conexões e exercitar o networking é tão importante? 

Consoante a Roberto Vilela, o marketing “boca a boca” é a maior chancela de uma organização. “Conquistar novos consumidores por conta da indicação de quem já confia em seus produtos ou serviços, além de mostrar a assertividade no relacionamento, é mais barato e lucrativo”, comentou. 

Segundo Philip Kotler, referência em marketing e economia, conquistar um comprador custa entre cinco e sete vezes mais se comparado com manter um atual. “Afinal, quanto mais pessoas chegam até você por meio de conexões assertivas, mais chances estes novos negócios terão de se manter ao longo dos anos”, explicou Vilela. 

Portanto, o significado de networking pode ser visto na conexão com o mercado, o conhecimento de possíveis parceiros e a presença para torná-lo uma referência. “Essa sempre foi, e continuará sendo, uma das mais certeiras estratégias para o sucesso”, pontuou o executivo. 

Veja também: o networking é importante para qualquer profissional. 

Qual a importância de ter um bom networking

Essas conexões não só fortalecem seus propósitos, mas também são uma âncora para situações de crise. “Mesmo enfrentando dificuldades de mercado, uma empresa ou empreendedor bem relacionado sabe: se entrega um excelente trabalho e tem uma boa rede de contatos, contará com ela para superar as dificuldades”, indicou Vilela.
Entretanto, para construí-las, é necessário dedicação. “Exigem deixar nossa zona de conforto, expor nossas dúvidas e, principalmente, manter a mente aberta para conversas de valor, nos levando a novas visões de mercado”, comentou o autor do livro “Caçador de Negócios”. 

Se reconectar com as boas práticas também significa ampliar as possibilidades da sua carreira. A consultoria The Adler Group já mostrou como cerca de 85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de indicações. Por isso, aproveite qualquer oportunidade e dê atenção a todo tipo de expert, independentemente do seu nicho de atuação. 

Nós recomendamos: valorize o networking e cresça profissionalmente. 

Como atrair para eventos por intermédio do benefício do networking

Em 2018, a Fine Marketing fez um estudo para investigar como os executivos de alto escalão de comportavam ao receber um convite para evento, quais parâmetros adotaram para confirmar presença e o RSPV (sigla do francês “Répondez S’il Vous Plaît”, que em português significa “Responda Por Favor”). Como consequência, notaram a importância da rede de contatos. 

“Os resultados nos mostraram caminhos diferentes dos imaginados. As conclusões guiam o trabalho da Fine até hoje, juntos ao plano de operação nas campanhas de nossos clientes”, conta Fernando Adas, fundador e diretor de planejamento e atendimento da Fine Marketing. Para iniciar os resultados, notou-se a quantidade de convites recebidos, eles ultrapassavam a média de 25 por mês, representando mais de um exemplar por dia útil. 

Agora, quando questionados sobre os motivos para irem a um encontro, 50% afirmaram ter interesse em fazer networking e 32% estão em busca de uma quebra de rotina. Por fim,  apenas 12% pensam no conteúdo e nas apresentações para atualizar seus conhecimentos. 

Para os especialistas, o resultado foi alarmante. “Esse terceiro lugar nos preocupa por dois motivos: historicamente, eventos surgiram para trazer novidades à plateia e, por consequência, a grande maioria das empresas ainda foca seus apelos em nomes, temas e palestras conteudistas”, pontuou Adas. 

Fique por dentro: networking: a importância de um bom relacionamento. 

Como pensam os organizadores de eventos e como os convites chegam? 

Ainda de acordo com as entrevistas realizadas pela Fine Marketing, dessa vez com as organizações, o monitoramento identificou: 68% dos congressos usam a figura dos palestrantes como maior atrativo. “Notamos, assim, um problema de alinhamento claro entre as empresas e seus convidados”, disse o diretor. Portanto, é perceptível como temos um ruído entre a oferta e a demanda.

Com base nos resultados, a Fine Marketing encontrou uma estratégia em três partes para potencializar as confirmações de presença. Para Adas, o conteúdo perde o protagonismo nesse novo cenário devido à evolução da tecnologia na comunicação. “Em um processo de resgate da mobilidade e da socialização, buscamos eventos mais lúdicos e interativos para realmente fazer a diferença em um encontro ao vivo”. 

Leia também: networking certo: agora ou nunca. 

Dicas para desenvolver um evento de sucesso

O executivo lista as estratégias para um RSVP de sucesso. Observe: 

Infográfico com dicas para desenvolver um evento de sucesso

1) Cabeça: 

Aqui, o foco é conteudista e objetiva levar informação à plateia. Tradicionalmente, foi a modalidade adotada pela maioria das companhias e foi, aos poucos, perdendo eficácia.

2) Coração:

Busca-se agregar emoção, mediante animadores, um local atraente ou até um coffee break diferenciado. É uma categoria em alta e exibe desdobramentos de possibilidades.

3) Bolso:

As motivações de adesão são concretas e objetivas, afinal, todos já participaram de eventos com sorteio de notebooks ou viagens de fim de semana. Esses apelos não se integram diretamente ao tema, mas colaboram com as adesões.

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