Enquanto o mundo empresarial continua a evoluir rapidamente, o setor de Recursos Humanos enfrenta desafios cada vez maiores para se adaptar e atender às necessidades dos colaboradores e das organizações. Contudo, somente com um olhar atento para as tendências emergentes, é possível identificar estratégias-chave para transformar essa área em um centro de operações eficiente e estratégico. Afinal, ir contra o ritmo pode afetar o desempenho do negócio e deixar o ambiente laboral menos colaborativo. Portanto, entenda como as entidades devem oferecer recursos adequados para o time conseguir atuar de forma inteligente e certeira no mercado.
As demandas empresariais também são importantes!
Conforme um relatório da consultoria Towers Watson, as instituições promotoras da capacitação do quadro costumam ter altos índices de engajamento e menor rotatividade de funcionários. Ademais, um estudo da Deloitte aponta a falta de habilidade dos profissionais do RH como um dos principais desafios enfrentados pelos estabelecimentos na atualidade. Fica nítido, portanto, a necessidade de atualizar não apenas os aparatos eletrônicos, mas também os humanos.
Logo, demanda-se a aptidão de resolver problemas e acompanhar as transformações mercadológicas, pois são os principais responsáveis por controlar a entrada de talentos e demandas do escritório. “É preciso o profissional ter plena ciência do papel dele dentro da corporação e como isso afeta todo um ecossistema. Todavia, só é possível e a entidade dá as ferramentas necessárias para isso acontecer”, pontua Daniela Luiz, sócia-diretora da Didáctica.
Inclusive, uma pesquisa elaborada pela Sólides, HRtech brasileira, demonstrou como significativa parcela das companhias ainda não possuem os processos básicos de gestão de pessoas, tal como plano de carreira e salários compatível com o mercado. No Brasil, 61% das grandes corporações possuem os setores de RH e Departamento Pessoal compostos pela mesma equipe. Ademais, somente 14% das firmas têm orçamentos voltados para o treinamento e capacitação do time.
Nesse contexto, o aprimoramento das competências do staff pode vir por meio de workshops, cursos, mentoring, palestras, coaching ou qualquer outra atividade de aprendizado. “Um RH bem estruturado, com seus subsistemas bem definidos e participante da estratégia do negócio, garantem ações mais sistematizadas da empresa como um todo, facilitando todas as demais áreas a atingirem os resultados esperados” complementa Daniel.
É preciso acompanhar o ritmo acelerado!
A Pesquisa Global de Riscos 2022, elaborada recentemente pela PwC, constata como 89% das companhias brasileiras identificam a velocidade das transformações como um desafio na gestão de riscos. A capacidade de acompanhar o ritmo dessas modificações tornou-se um dos principais focos de expressiva parte das organizações.
Com a velocidade das transformações digitais e outras mudanças, as instituições brasileiras estão percebendo a necessidade de se acostumarem e lidar com os obstáculos da administração de perigos e das demandas em constante evolução. Nesse cenário, não podemos deixar de citar a migração do regime presencial para o remoto, responsável por otimizar o expediente dos trabalhadores com a dispensa da deslocação.
Portanto, o sucesso de uma marca é garantido com uma rotina laboral tranquila e eficiente, tendo como principal característica uma equipe preparada e funcional. “Para isso, é preciso utilizar tecnologia para gerenciar as performances dos profissionais a partir das habilidades e potencialidades, bem como maximizar resultados e minimizar gaps de competência”, destaca Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.
A flexibilização é inevitável!
Em um levantamento divulgado pelo Datafolha, em dezembro do ano passado, mais da metade dos profissionais brasileiros não querem mais voltar para o modelo tradicional de atuação. Dentre os entrevistados, 24% preferem o home office e outros 28% o sistema híbrido. Fica claro, portanto, como a modernização de procedimentos chegou para agilizar as atividades, além de trazer mais assertividade e aproveitamento do tempo.
Como nunca, seguir o caminho da inovação é a principal maneira de se destacar em meio a forte concorrência. Por meio de funcionalidades cada vez mais evoluídas, o cotidiano pode ser facilitado e proporcionar uma maior satisfação corporativa. “A tecnologia tornou-se uma realidade no mundo empresarial e, principalmente, no RH, por muito tempo reconhecido como um setor burocrático. A automação de processos facilitou o trabalho , diminuindo o tempo de execução das tarefas e minimizando as chances de erro”, reforça Hermínio.
Hoje, com o elevado número de talentos disponíveis, os estabelecimentos necessitam destacar seus diferenciais para atrair e engajar colaboradores. Nessa missão, a experiência do candidato torna-se crucial nesse contexto, exigindo uma seleção cada vez mais compatível com o fit cultural. A partir da análise de dados, entende-se sobre o retorno do investimento em pessoas, avaliando o desempenho do quadro e seus padrões comportamentais para, assim, planejar ações baseadas no capital humano.
Em suma, a criação de uma cultura organizacional pautada pela participação dos funcionários na tomada de decisões é extremamente benéfica. Por essa razão, o coletivo deve ter clareza sobre suas responsabilidades e expectativas, enquanto os gerentes e líderes devem fornecer orientação e feedback em prol da eficácia das metas estabelecidas. Assim, intensificam-se as vantagens competitivas independentemente do ramo.
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