Aquela máxima “quem não é visto, não é lembrado” nunca foi tão verdadeira quanto agora, com a popularidade das redes sociais. Se você ainda não as usa de maneira estratégica, aumentando a visibilidade para os seus negócios, está ficando para trás. Assim, os empreendedores podem usar desse meio para turbinar as vendas e gerar mais engajamento com a marca. Nesse sentido, conheça algumas dicas valiosas!
O que gera mais resultado nas redes sociais?
Do microempreendedor individual até as grandes empresas, todos estão presentes nesses canais de comunicação. Seja com campanhas publicitárias, influenciadores, promoções, ou outras táticas, é imprescindível conseguir divulgar onde o público mais se encontra. Para Mariana Magre, Head de Sucesso do Cliente na Poli, o WhatsApp se mostra como um grande diferencial.
Em geral, os anúncios para levar até o aplicativo mais popular do Brasil rendem bons resultados. “Eu particularmente adoro comprar quando é ‘click to WhatsApp’, porque estou lá, passando o meu feed, e só preciso clicar em um botão para aparecer o contato da empresa. Então, já tiro minhas dúvidas, pergunto sobre a entrega e o preço, enfim, é maravilhoso”, comentou Mariana no webinar voltado para o assunto.
Esse novo formato permite o direcionamento fácil do usuário, logo, é uma maneira certeira de conseguir um lead. Ainda mais quando levamos em conta o quão comum esse app se tornou. Segundo uma pesquisa Statista, o número de usuários já alcançou 147 milhões no país. Contudo, um levantamento da Forbes mostra ainda mais, chegando em 165 milhões.
Todavia, o número de internautas acessando o “zap” cresce a cada dia.
Entretanto, embora acessível de fácil operação, essas mídias demandam certas estratégias para, de fato, comunicarem. Entre elas, é fundamental dispor de ferramentas de omnichannel, ou seja, integrar todos os perfis de uma mesma companhia em somente uma conta. Nesse cenário, a Total IP é uma grande aliada.
Enfim, quanto às publicidades, a especialista pontua: “os anúncios de mensagens dão visibilidade. É uma forma de colocar o negócio perto do cliente, e dos potenciais também, assim como fornecer ao público informações sobre os seus produtos. É importante para a geração de leads”. Além disso, existem vários outros benefícios práticos de contar com a API do WhatsApp Business, como a criação de catálogo para expor os serviços e a categorização de contatos.
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As redes sociais melhoram a experiência do consumidor
Em suma, esses meios são fundamentais para conectar pessoas. “Além de melhorar a experiência do cliente, aumenta também sua confiabilidade, mantém um relacionamento de longo prazo, gerando fidelidade e continuidade na prestação do serviço”, pontuou Mariana.
De acordo com os mais recentes dados do “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil”, o WhatsApp é utilizado por 99% dos usuários de celular no Brasil. Para melhorar, 81% dos brasileiros entram em contato com marcas por intermédio do aplicativo. “Além de uma ferramenta presente em praticamente todos os smartphones em operação no país, é utilizado com grande frequência: 88% das pessoas usam todos os dias”, acrescenta a executiva da Poli.
Ainda, o relatório “Panorama Mobile” aponta, por exemplo, o crescimento considerável do uso do Instagram. De 2019 a 2022, o percentual de brasileiros com conta na rede passou de 72% para 86%. O “Direct”, funcionalidade de troca de mensagens, é a opção de 66% das pessoas na comunicação com corporações, e o Facebook Messenger, 52%.
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Quais as tendências para o marketing neste ano?
Conforme Rogério Passos, CEO (Chief Executive Officer) da Link3 e graduado em publicidade e propaganda, existem algumas perspectivas bem marcadas para este ano. Veja::
1 - Data marketing
Hoje não se faz mais marketing sem análise de números, um bom profissional precisa ser analítico, saber avaliar os dados apresentados para uma boa tomada de decisão.
Fique por dentro: redes sociais: uma solução empreendedora.
2 - Experiência do cliente
Com as novas tecnologias, grandes companhias devem ficar atentas, pensando em estratégias e tendências para seu cliente ter uma experiência positiva em relação ao produto ou serviço.
3 - Nano influenciadores
A modernidade possibilita novas formas de alcançar o público-alvo. Entre essas estratégias, os influenciadores digitais têm ganhado a atenção das organizações, principalmente os nano influenciadores, por conta de seu público bem engajado.
4 - TikTok For Business
Assim como outras grandes redes sociais, o TikTok também conta com a sua própria plataforma de anúncios pagos, o TikTok Ads, também conhecido como TikTok for Business. A rápida popularização do meio gerou a demanda de vídeos curtos, alcançando públicos de diferentes faixas etárias.
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5 - Marketing Interativo
Os novos consumidores tendem a preferir empresas com metodologias humanizadas e personalizadas. “Por meio do marketing interativo é possível colher valiosos insights, estreitar o relacionamento e aumentar os resultados de vendas”, finaliza o CEO.
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