A nova geração está chegando no mercado de trabalho e transformando completamente suas dinâmicas. Com mais conectividade e interatividade, a juventude traz uma visão ainda mais atualizada sobre os processos burocráticos e relacionamentos no cotidiano laboral. Desse modo, a busca por inovações é constante, sendo os principais responsáveis por otimizar tarefas com as ferramentas digitais. Logo, contar com essas pessoas engajadas pode ser de grande ajuda para os times, pois são repletos de novas ideias e concepções. Sendo assim, compreenda as mudanças dos últimos anos no meio laboral e como adaptar-se a elas.
O atual cenário do mundo corporativo!
Segundo uma pesquisa realizada pela Mercer, em 2022, 56% das companhias fornecem flexibilidade e autonomia para os estagiários, representando um aumento de 11% em relação a 2021. Enquanto isso, 62% implementam a cultura digital nos processos de trainees, resultando em um crescimento de 7% em comparação ao mesmo período. Fica nítido, portanto, como essas condutas são adotadas para tornar os cargos empresariais mais atrativos para a Geração Z.
Inclusive, o levantamento apontou como 80% das entidades apostam em treinamento para o desenvolvimento de habilidades e 88% fazem reuniões de feedbacks. Outros 72% não exigem conhecimento em língua estrangeira para admissão. “As empresas vêm adaptando as suas políticas e processos de RH às necessidades e expectativas das diversas gerações para manterem as suas marcas empregadoras competitivas junto a todos os públicos”, destaca Rafael Ricarte, Líder de Produtos de Carreira da Mercer.
Quando o assunto é a forma de avaliação, 61% das corporações investem na análise de competências ao longo da trajetória, culminando em 63% com indicadores de desempenho durante o estágio. Não obstante, a bolsa-auxílio elevou em 6% no mercado em geral, contando com o setor de Bancos e Serviços Financeiros como destaque em melhores salários, alcançando 27% a mais do restante. Ainda assim, os dados demonstram como o gênero masculino recebe 1% a mais como remuneração.
Assim sendo, 72% das entidades possuem uma estrutura formal de acompanhamento e capacitação após a contratação de trainees. Já 82% não exigem experiência profissional prévia para participar dos processos seletivos. “Os dados da pesquisa mostram especificamente a direção das iniciativas para magnetizar talentos das gerações mais novas, como a ampliação de flexibilidade e autonomia, importantes pleitos da mão-de-obra contemporânea, além da adoção de mais processos digitais e, um dos meus preferidos, embora quase óbvio, impulsos no desenvolvimento de soft skills”, complementa Ricarte.
A juventude no ambiente laboral
Conforme uma pesquisa elaborada pela Deloitte, 71% dos jovens acreditam na tecnologia como uma aliada na produtividade e outros 92% dos entrevistados confirmam ela como a principal forma de manter-se preparado para o mercado de trabalho. Isso acontece porque os nascidos entre as décadas de 1990 e 2010 cresceram em um mundo interconectado e estão naturalizados com o uso de aparatos eletrônicos, desfrutando de um jeito distinto de aprender e absorver conteúdos.
Antes de tudo, é preciso ter em mente o fato desse grupo ter uma linguagem de aprendizado distinta dos funcionários de anos atrás. Portanto, o uso das inovações deve ser usado a favor da capacitação e engajamento laboral. “Eles saem da faculdade com um aprendizado teórico, no qual precisam ser aperfeiçoados na prática. Logo, é um papel das empresas capacitar esses profissionais para o mundo real. Mais importante ainda, é saber a maneira correta de conversar com esse público”, aponta Daniela Luiz, sócia-diretora da Didáctica.
De acordo com um mapeamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o LinkedIn, a Gen Z representa 23% da força de serviço mundial e pode chegar a 30% até 2030. No Brasil, 30 milhões desses jovens já estão em busca de oportunidades com possibilidade de desenvolvimento na carreira, tendo como peça-chave os recursos tecnológicos. Por essa razão, é tão relevante dedicar um tempo para treinamentos, cursos, videoaulas, gamificação, concursos, e-books, entre outras facilidades on-line.
Nesse sentido, a didática passou por mudanças juntamente do mundo corporativo, afinal, são novos tempos e é indispensável manter a adaptação constante quanto às metodologias mercadológicas. “De nada adianta eu construir um treinamento super legal e colocá-los todos sentados na sala de aula, com um quadro negro. Eles não vão engajar. O segredo de trazer as habilidades dessa geração para o seu negócio, está justamente na maneira como você irá se comunicar com eles”, comenta Daniela.
Investir em estagiários e jovens aprendizes é fundamental!
Ultimamente, a falta de profissionais qualificados tem sido um grande desafio para os empregadores. No entanto, significativa parcela dessa problemática é consequência da falta de valorização sobre as soft skills e campanhas de onboarding. Fica claro, portanto, a relevância de apostar em pessoas ainda em formação, porém engajadas com agregar ao quadro. Nessas horas, a presença de estagiários e jovens aprendizes pode ser muita rica para todo o coletivo.
Em suma, atender as novas prioridades dos funcionários é imprescindível para manter uma instituição moderna e ativa em meio a concorrência. “Os mais novos estão em busca de posições de desenvolvimento e aprendizado contínuo, e as empresas fornecedoras dessas oportunidades têm mais chances de atrair e manter esses talentos em seu quadro”, finaliza Daniela.
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