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Saiba como ouvir no ambiente corporativo 

Notícia | 05/06/2023

Larissa Almeida

A comunicação é uma habilidade de extrema relevância dentro do meio corporativo. No entanto, se engana quem acredita tratar-se apenas de obter uma boa fala. Pelo contrário, saber como ouvir corretamente também é essencial para cumprir com o intuito da ação. Assim, seja em uma posição de aprendiz, estagiário ou um funcionário do regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) manter a capacidade de escuta ativa faz toda a diferença na rotina. Então veja, nesta matéria, de quais maneiras aprimorá-la e como ela aprimora o seu perfil profissional. 

A comunicação é uma soft skill de grande relevância para as empresas 

Para os indivíduos em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, essa competência é um destaque. Apesar de ser comum entre os currículos, quem garante ela em seu perfil consegue agradar os selecionadores. De acordo com uma análise da Forbes, 45% de todos os empregos anunciados no LinkedIn Premium, no terceiro trimestre de 2022, mencionaram a relevância das habilidades comunicacionais. 

No entanto, elas ainda se apresentam como uma dificuldade. Segundo a pesquisa Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, realizada pela The School of Life em parceria com a Robert Half, esse item é a qualidade mais ausente entre os liderados brasileiros e a terceira entre os líderes do país. 

Esse quesito não é valoroso apenas para quem interesse nessa área, vai além de uma graduação. O recurso se caracteriza como fundamental para trocar informações entre o próprio time, fazer solicitações corretas, de maneira clara, transpassar as suas dificuldades para os superiores, assim como, receber feedbacks adequadamente. “Desenvolver essa vertente no meio empresarial pode colaborar com a saúde mental e, consequentemente, com a produtividade, o clima organizacional, diminuição do turnover e direcionar a companhia para melhores resultados”, explica Ingrid Gielow, doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação Humana e CEO da ProBrain. 

No mesmo cenário, as softs skills, ou seja, as aptidões relacionadas ao comportamento humano tem sido cada vez mais requisitadas pelas entidades. Em outro levantamento do Linkedin, 92% dos recrutadores consideraram essas qualidades tão importantes quanto as hard skills – conhecimentos técnicos. Além disso, para 80% elas são ainda mais relevantes para promover o sucesso das organizações.

Para efetivar essa capacidade, é preciso compreender como ela vai além da fala

Escutar o próximo parece simples, no entanto, não se trata somente de ouvir meras palavras ao vento. Trata-se de demonstrar interesse, disposição, compreensão e interagir, mesmo  em função de expressar uma opinião contrária. A especialista, então, dá seis dicas para desenvolvê-la no meio laboral. Confira:

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1.Faça o exercício da micro-escuta: permita-se perceber todos os sons de um ambiente. Cronometre um minuto e permaneça assim, prestando atenção a todos os ruídos. No minuto seguinte, escolha um barulho específico. Acompanhe-o e observe todos os seus detalhes, até os demais perderem a importância. Após esse exercício, volte para o cenário auditivo completo. 

2.Foque apenas em quem fala: nada de dividir a atenção com leitura de e-mails ou responder mensagens enquanto o outro fala. O cérebro não consegue compartilhar a concentração, mas sim, fica alternando o foco rapidamente. Então, enquanto você faz uma coisa, pode até ter a impressão de estar ouvindo. Porém, com certeza, perdeu alguma informação ao longo da conversa. 

Em uma apuração do próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, foi questionado como os entrevistados lidam com pessoas muito falantes, no ambiente profissional. De uma amostra de 44. 940, as respostas se dividiram em duas estratégias. Assim, 60,39% escutam e vão antecipando os fatos para ganhar tempo. Outra parcela, 35% sempre são pacientes e vencem pelo cansaço, iniciam a fala só após o colega terminar. 

3. Olhe para a pessoa durante a conversa: lembre-se as conexões surgem a partir de trocas, isso tende a começar com “olho no olho”.

4. Ouça, veja e sinta: amplie a percepção para compreender os aspectos não verbais. Quando observamos o transmissor,  além das palavras, nossa mente processa o tom de voz, as ênfases, as expressões faciais, os gestos e o seu posicionamento.  

5. Aposte em um treinamento auditivo gamificado: assim como a atividade física fortalece a musculatura, exercícios e tarefas com desafios auditivos estimulam os vínculos cerebrais envolvidos. A plataforma Afinando o Cérebro, por exemplo, tem mais de 180 atividades e jogos para esse fim. O cadastro gratuito dá direito a um trial de sete dias para conhecer todas as opções. 

6. Evite julgamentos e atente-se aos fatos: tendemos a julgar o conteúdo expressado enquanto ouvimos, concordando, discordando ou criando barreiras a partir de nossos vieses inconscientes. 

Assim, um excelente exercício é escutar os fatos e separar da sua opinião pessoal. Então, antes de já ir elaborando um discurso sobre o assunto, com uma solução do problema, experimente repetir exatamente da maneira compreendida. Como por exemplo: “você está me dizendo... (explique o seu ponto de vista)? Então… (diga seus pensamentos e sentimentos). Dessa maneira, a pessoa será verdadeiramente acolhida. Essa atitude aumentará a relação de confiança e a empatia entre ambos.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

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