Ao finalizar o ensino médio, ou antes mesmo disso, surge uma pressão involuntária para se descobrir e começar a enfrentar os próximos passos a fim de entrar em uma vida adulta. Apesar de um curso superior ser destaque para os formandos, nem sempre ele pode ser a alternativa desejada. Isso porque a sua ingressão envolve decidir uma carreira, a qual você deverá se dedicar boa parte da vida. Nesse sentido, outra opção de destaque é o intercâmbio. Além de promover uma experiência de estudo, esse período em outra localidade traz benefícios para a ascensão profissional. Então veja, nesta matéria, os ganhos da modalidade e os lugares eletivos para iniciá-la.
A busca pelo intercâmbio aumentou no último ano
Após a redução das viagens, por dois anos, devido aos cuidados com a pandemia da Covid-19, os números dessa vertente tendem a aumentar. Segundo a pesquisa Selo Belta, da Associação das Agências de Intercâmbio no Brasil, de janeiro a setembro de 2022, 327.135 estudantes realizaram intercâmbio, contra 289.500 em 2019, representando um crescimento de 13% no setor.
Em outra análise, o próprio Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube, ponderou a relação desse programa com seus candidatos. Por meio do questionamento: “você já fez intercâmbio em outro país?”, a maioria tinha isso como meta. Com 8.818 participantes na apuração, 73,17% diziam não ter feito, porém pretendiam fazer um dia, 16,69% também não realizaram, mas estavam juntando recursos para isso. Ao contrário do cenário positivo, apenas 4,84% não mostraram vontade de sair do Brasil. No entanto, 4,71% já fizeram e ganharam muito conhecimento cultural e acadêmico com a viagem e, somente, 0,25% participou, mas não gostou da experiência.
O intercâmbio é um grande diferencial no mercado de trabalho
No ecossistema corporativo a concorrência é acirrada para conquistar uma vaga. Logo, quem apresenta diferenciais em seu currículo se destaca entre os concorrentes. De fato, essa oportunidade torna o talento mais atrativo, principalmente, quando se trata de organizações multinacionais ou com a expectativa de expansão para o exterior. Apesar de não ser uma experiência profissional, de acordo com Ivan Tagliaferro, coordenador regional de São Paulo da Belta, a modalidade pode gerar habilidades requisitadas pelo meio. Confira:
- Inteligência emocional: quem desenvolve a inteligência emocional têm uma possibilidade gigantesca de manter o emprego e crescer na carreira. Afinal, conseguem administrar seus sentimentos para serem expressados de maneira apropriada e eficaz.
- Comunicação: saber se comunicar é essencial para fechar negócios, lidar com pessoas de diferentes personalidades e ramos. Dessa forma, é necessário ter uma desenvoltura eficiente e não violenta.
Além disso, o conhecimento fluente em outro idioma amplia as suas habilidades para atingir outros territórios sem interferir na compreensão da conversa.
- Adaptabilidade: no mundo dos negócios, há novidades surgindo a todo o momento. Portanto, o profissional com a capacidade de se adaptar e incorporar as inovações é bem visto na empresa.
- Resiliência: não é raro conhecer quem abandonou projetos nas primeiras dificuldades. Assim, ser resiliente é conseguir se recobrar facilmente e lidar com as mudanças.
Para quem está planejando virar um intercambista, confira as sugestões!
Não é fácil começar um planejamento para sair do país. Porém, definir o destino é o ponto de partida para organizar as demais questões, como visto, dinheiro, período, entre outros. Sabemos como a vertente monetária tem um grande impacto nisso. Então, Juliana Rosa, consultora de intercâmbio da Ebony English, deixa dicas de cinco locais econômicos para iniciar a sua jornada internacional:
1- África do Sul
Dona de belas paisagens, clima tropical e uma cultura riquíssima, a África do Sul é um dos destinos mais econômicos quando comparado a outras alternativas. Localizada no extremo sul da África, a nação diversificada reflete diretamente na linguagem de seus nativos, o país tem 11 línguas oficiais e oito nacionais, entre elas o inglês é o idioma caracterizado como público e comercial. Além disso, os estudantes não precisam tirar o visto, claro se sua estadia for de até 90 dias.
2- Malta
Com 450 mil habitantes e próximo ao sul da Itália, Malta é formada por sete ilhas mediterrâneas. Por ser paradisíaca, a região possui uma beleza natural, além de manter inúmeras atrações culturais ao longo do ano. Como qualquer outro local, a região tem sua culinária única e variada com grande influência italiana. Para os interessados, é possível estudar o idioma em cursos de até duas semanas e desfrutar das riquezas.
3 - Irlanda
A Irlanda é uma das regiões mais procuradas pelos discentes, o território se destaca por oferecer cursos com maior duração e permitir os alunos trabalharem ao mesmo tempo. Para conseguir essa permissão os aspirantes devem contratar uma formação com período superior a 25 semanas. Outra opção é fazer intercâmbio de forma gratuita por meio de um programa do governo Irlândes. Eles fornecem bolsas de estudos para os indivíduos em graduação ou pós com interesse no país.
4- Filipinas
Formada por sete mil ilhas, Filipinas é uma das regiões menos comuns. O país tem uma das moedas mais desvalorizadas em comparação ao real, ou seja um custo de vida bem mais baixo e econômico quando convertido à moeda brasileira. Com ensino de qualidade, algumas escolas estão instaladas em resortes à beira-mar e fornecem serviços completos para os candidatos.
5- Colômbia
Para quem busca se especializar no espanhol, aqui na América do Sul, a Colômbia é um excelente destino. Com um custo de vida muito parecido com o do Brasil é um local viável e barato. Nele ainda tem a opção de visitar praias do Caribe ou do Oceano Pacífico. Sem contar a Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes. Sua gastronomia agrada muitos paladares. Um lugar dançante, colorido e com uma linguagem acessível.
Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais.
Tem novidade na área! A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!
Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.
Para continuar se profissionalizando, conte com o Nube!