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Conheça atalhos para se tornar um empreendedor 

Notícia | 17/05/2023

Pedro Fagundes

Já pensou em ter o seu próprio negócio e conquistar a independência financeira? Trabalhar quando, como e onde puder parece um sonho, porém, com uma boa prerrogativa, pode se tornar realidade. Todavia, não confunda com um roteiro de filme. No mundo corporativo, algumas dessas trajetórias de sucesso insistem em parar na telona – como é o caso do “A Rede Social”, de 2010. No mundo real, esse caminho não tem jogo de câmeras, saltos no tempo e pós-edição. Para ter êxito como empreendedor, é necessário superar inúmeras etapas e estar preparado para lidar com um mercado dinâmico e em constante evolução. Quer descobrir como lançar-se ao meio com consciência e alcançar seus objetivos? Acompanhe a matéria e descubra!

 

Predisposição do público

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) realizou uma pesquisa para investigar o desejo da população de ter o próprio negócio. O estudo, o qual contou com a participação de 17.483 estudantes, revelou como 52,97% consideraram uma experiência profissional prévia como requisito para uma trajetória individual. Essa percepção casa com as demandas do mercado, especialmente após o aumento da presença das corporações no ambiente on-line. É, justamente, o processo de migração para o digital quem empresta asas à rotina, dinamiza-a e, portanto, passa a exigir mais de seus players. "Não se começa a empreender do zero. É preciso dispor de competências bem desenvolvidas e, claro, um networking amadurecido”, explica o fundador da FiChips Food, Hermes Bernardo.

Apesar da preocupação, 32,1% dos entrevistados optam por ignorar a barreira do tempo e julgam viável a possibilidade de se tornar uma pessoa jurídica (PJ), mesmo sem experiência prévia. Essa opção – um misto de ingenuidade e ludismo – baseia-se na atratividade de uma vida supostamente liberta e autônoma no âmbito profissional. A possibilidade de não responder a um gestor prova-se um fator decisivo. Todavia, a necessidade de clamar "sou o chefe de mim mesmo" pode se converter em um tiro no próprio pé. Não raramente, se esquece de como a figura do coordenador não está lá à toa. Sua posição é essencial para manter prazos e entregas em ordem. Por isso, partir sozinho significa abraçar novas atribuições.

Por último, os 14,94% restantes optam por não abandonar a posição de funcionário para se tornar um empreendedor. Enquanto alguns afirmam ser mais felizes como membros de uma organização já estabelecida, outros reconhecem os riscos e desafios de abrir um negócio e preferem a segurança e a estabilidade de ser um colaborador. “Largar tudo para apostar em uma jornada sozinho não é fácil. Para seguir essa missão, é preciso contar com ajuda e acreditar nos próprios passos. Digo sempre como os três pilares fundamentais, não apenas para essa trajetória, porém à nossa vida particular e institucional, são a resiliência, fé e disciplina”, pontua Bernardo.

 

Empreenda com assertividade

Em resumo, a pesquisa revela como as decisões são influenciadas pelo desejo de conforto e plenitude, seja trabalhando como subalterno ou empreendendo. O relevante é abandonar a fantasia e tomar uma decisão consciente. Pensando nisso, o Nube, em parceria com a vice-presidente da BNI Brasil, Mara Leme Martins, elaborou uma lista com algumas orientações destinadas a quem pretende montar o próprio negócio. Veja a lista abaixo:

Exerça liderança: como alguém pode abrir um negócio sem assumir o papel de líder? Quando se decide deixar a condição de empregado, é preciso estar pronto para ser um comandante. Por isso, é substancial desenvolver competências gestoras para cuidar de pessoas e business. Caso um empreendedor não possua essa aptidão, recomenda-se investir em cursos e treinamentos, a fim de aprimorá-la. Como destaca a vice-presidente da BNI Brasil, um bom estabelecimento sempre tem uma chefia primorosa por trás. 

Busque seu diferencial: para ganhar destaque no mercado, é inegável identificar como a sua proposta se distingue de maneira inovadora, em relação às já existentes. A chave é solucionar as dores do usuário de forma rápida e prática. Perante um mercado com tantos produtos e serviços semelhantes, é fácil ser visto pelo público como apenas mais uma opção à venda. Assim, o diferencial pode estar nos detalhes da atuação, como a qualidade do atendimento. 

Atente-se aos clientes: sem o engajamento do público-alvo, todos os esforços organizacionais seriam em vão. São os consumidores quem definem as tendências, exigem melhorias e fornecem feedbacks valiosos. Logo, tratam-se de responsáveis pela direção dos negócios. Por essa razão, é crucial considerar a perspectiva do consumidor, desde o início das operações. Ao definir o público-alvo, é possível pensar com mais clareza no posicionamento da marca e alinhar as necessidades atendidas pelo produto, o preço e outras questões estratégicas importantes. 

Humanize o ambiente: quando os funcionários sentem-se cuidados e valorizados durante a labuta, sua motivação para produzir é potencializada. A felicidade é o melhor combustível para evoluir dentro de um escritório. Por isso, a humanização precisa estar intrínseca ao expediente desde o início. Conforme uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios, pessoas satisfeitas provam-se mais produtivas. Atingir essa meta não está longe da realidade, tendo em vista como mais da metade dos brasileiros (53,8%) acredita poder encontrar o propósito de suas vidas no serviço atual. Portanto, preze pela motivação dos funcionários e abrace o sucesso.

Divida funções entre o seu time: a distribuição das tarefas pode ser uma forma eficiente de facilitar as atividades laborais. Por essa razão, um bom gestor precisa ter um espírito de equipe otimizado e saber como delegar funções. Embora haja pessoas capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, limitar as ambições e distribuir as demandas em cargos específicos confere segurança e qualidade aos serviços. “Dessa forma, cada demanda pode ser realizada com mais atenção e cuidado, resultando em benefícios mais significativos à companhia”, finaliza Mara.

 

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