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Conheça e aplique medidas de employee experience  

Notícia | 15/05/2023

Larissa Almeida

Para quem está inserido no meio corporativo, entende bastante sobre o conceito e a importância da experiência do consumidor. No entanto, ela não se constrói sem uma boa equipe e a preparação correta. Logo, surgiu, entre as companhias, uma tendência a qual coloca foco em quem faz o nome se destacar no mercado, os colaboradores. Assim, a employee experience, trata de políticas para fazer da corporação um local capaz de valorizar, motivar e engajar todos, sejam aprendizes, estagiários, efetivos ou líderes. Então veja, nesta matéria, as vantagens e quais ações caracterizam um bom local para trabalhar. 

Todo bom investimento tem um retorno positivo

Um fator essencial e indispensável para o funcionamento das entidades é, de fato, a sua equipe. Afinal, independentemente da área, eles devem agir e contribuir com o seu melhor. Logo, o cuidado com os componentes não poderia ficar de lado. “Indivíduos motivados e engajados contribuem com bons processos, assim, geram uma melhor qualidade na entrega ao cliente e proporcionam melhores resultados”, explica  Lucas Santos, CEO da We Can Br. Em suma, quanto mais ações acerca do público interno, eles tendem a demonstrar maior satisfação e disposição para acolher os consumidores. As pesquisas mostram como essa preocupação se reverte em vantagens para o nome. Confira: 

Retém e preserva os seus talentos: conforme aponta um levantamento da Qualtrics, os funcionários com uma vivência classificada como excelente têm 1,5 vezes mais probabilidade de permanecer na empresa e 1,7 vezes mais chance de recomendar a corporação para amigos e familiares. Essa atitude também contribui para a construção de uma reputação no ecossistema empresarial.  Além desse dado, em outro apontamento, feito pela Glassdoor, 77% dos trabalhadores pesquisados afirmam sobre a cultura organizacional ser relevante na decisão de aceitar um emprego. 

Aumento dos lucros: de acordo com um estudo da Forbes, as companhias com esse investimento têm 4,2 vezes mais receita por contratado, quando comparadas às demais sem essa política de cuidado. Nessa mesma linha, uma avaliação realizada pelo Instituto de Pesquisa Gallup em 2020,  identificou como pessoas engajadas em seus ofícios vendem 20% a mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo. Também, avaliou como as empresas com maior nível médio de motivação em seus times geram 21% a mais de lucro.

O que faz parte de uma employee experience (EX)

O termo refere-se a um conjunto de ações, realizadas pela instituição empregadora, para oferecer benefícios e aprimorar a experiência de trabalhar para a marca. Para saber quais tem mais relevância entre os grupo, o levantamento inédito da SoluCX revelou como está a EX no Brasil e de qual maneira as corporações podem aprimorá-la: 

Home office é visto como um diferencial: um dos principais pontos levantados pelos respondentes é a possibilidade de fazer as suas atribuições em casa, seja de forma híbrida ou 100% remoto. Logo, mais de 81% dos admitidos gostaria de estar na modalidade home office, sendo o principal motivo da escolha a proximidade com os familiares. “A alternativa proporciona maior liberdade, sendo assim, o cooperador não fica preso a uma cidade, estado ou até a um país específico. Isso é bastante positivo por trazer maior possibilidade de conciliar os seus interesses profissionais aos seus objetivos e desejos pessoais”, complementa Helenice Accioly, gerente de seleção do Nube. 

É preciso mais cuidado no instante de admitir novos talentos: o contato inicial é imprescindível para construir um vínculo mais profundo. Já dizia o ditado, “a primeira impressão sempre fica”. Com isso em mente, o estudo questionou os entrevistados sobre quais aspectos atrapalham os processos seletivos. Como resultado, obtiveram o excesso de requisitos e experiência necessários para a vaga (43,9%) e a grande quantidade de etapas para o recrutamento (29%). 

Para enfrentar essa problemática, é essencial considerar a abertura de vagas como a de estágio. Confira mais sobre as possibilidades!

A criação de planos de carreira também fazem a diferença: o segundo principal motivo para um colaborador querer mudar de ofício é a falta de oportunidades de crescimento profissional (24,2%). Esse motivo fica atrás, somente, da busca por um salário melhor (48,5%).

Medir as experiências é essencial para a criação de estratégias assertivas: além de atuar nos pontos de atrito identificados, outro item relevante para engajar uma empresa em uma cultura de EX e conquistar os participantes promotores, é medir como está a trajetória oferecida, para isso existe o eNPS (Employee Net Promoter Score). Ele é baseado no mesmo conceito do NPS tradicional, o qual avalia o poder de recomendação e lealdade dos clientes. Então, o eNPS é a métrica utilizada para entender como está a relação do empregador com o empregado. Assim, é possível descobrir a percepção dos demais de forma simples, rápida e dinâmica, com baixo atrito e alto envolvimento. 

Com o crescimento do tema "employee experience”, fica claro como é imprescindível olhar para as jornadas oferecidas. Sejam elas voltadas para os compradores ou profissionais, oferecer um suporte de excelência é, além de um poderoso diferencial competitivo no mercado, uma obrigação para se destacar na chamada “Era das Experiências”.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

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