Hoje, os profissionais da área do marketing precisam lidar com prazos apertados e um alto nível de criatividade para administrar o enorme volume de conteúdos exigidos pela web. Inclusive, dados da Canto demonstram como mais da metade dos times nesse segmento possuem um armazenamento de materiais disperso. Logo, é extremamente relevante se livrar dos empecilhos prejudiciais às iniciativas publicitárias no mundo interconectado no qual estamos inseridos.
A importância de um bom sistema operacional
Em meio ao alto fluxo informacional da atualidade, é primordial investir na comunicação interna para, posteriormente, colher bons frutos com o público externo. Por isso, a desorganização dos certificados pode deixar a empresa vulnerável e exposta a prejuízos. Sendo assim, investir em recursos para melhorar o fluxo de trabalho dos colaboradores é uma excelente alternativa na hora de obter resultados expressivos.
Apesar da digitalização intensificada dos últimos anos, esse fenômeno já vem ocorrendo há tempos. Agora, esse setor consegue acessar instantaneamente seus materiais a qualquer momento e lugar. “Com o sistema baseado em nuvem, a sua estrutura também mistura inteligência com governança, abrindo portas para a companhia inovar, mas sempre respeitando regras importantes, como é o caso das diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)”, comenta Adalberto Generoso, CEO da Yapoli.
Além disso, as campanhas conseguem ser elaboradas de forma rápida e prática, garantindo o direcionamento certeiro do conteúdo. “Em outras palavras, os times passam a ter uma visão completa das soluções produzidas e de como elas atingem o mercado. Os profissionais sabem exatamente qual arquivo precisam utilizar para uma situação específica, e o modo como usá-lo, garantindo todas as engrenagens operacionais em formatos melhores na experiência do consumidor”, reforça Generoso.
Como alavancar a presença tech das organizações?
De acordo com dados da IAB Internet Advertising Revenue Report: Full Year, nos Estados Unidos, os anúncios digitais atingiram a marca de 189 bilhões de dólares no ano passado. Enquanto isso, o índice brasileiro aumentou em 12% no último ano, segundo o Digital AdSpend Brasil. Pensando nisso, elencamos seis dicas sobre técnicas interessantes para alavancar a presença tech das organizações. Confira!
O branding e performance devem andar juntos: nos dias de hoje, a atenção do consumidor está cada vez mais disputada pelas marcas e, inclusive, ele tem 70% mais chances de comprar com uma conhecida se comparada com outra desconhecida. Logo, é indispensável estar atento às movimentações e compreender o momento exato de adotar estratégias de curto a longo prazo. “A discussão é acirrada dentro dos times de marketing quanto ao destino dos investimentos: devo concentrar mais em branding ou em performance? A verdade é: o balanceamento de ambos torna um negócio saudável”, pontua Gustavo Franco, Country Manager da Labelium.
O domínio sobre o canal comunicativo é essencial: na hora de alinhar as ações a serem implementadas para a divulgação do negócio, é primordial estabelecer quais plataformas serão utilizadas e seus respectivos públicos. A expertise sobre esses canais é a peça-chave para o aprimoramento dos quesitos de search, social, programática, vídeo, entre outros. Para se manter ativo nas redes, é necessário contar com o apoio de uma consultoria especialmente para seguir o ritmo acelerado das mudanças no ambiente virtual. “Por exemplo, uma campanha no Instagram possui canalidade, linguagem e objetivos diferentes de uma no TikTok e por aí em diante - não são só variáveis técnicas, mas também comportamentais”, explica o especialista.
O uso da inteligência artificial está crescendo: conforme um levantamento de abril de 2023 da Forbes, coletivamente, as 50 empresas mais promissoras usuárias do recurso receberam um financiamento coletivo de US$ 27,2 bilhões. A partir dessa tecnologia, há a agilização de processos e aumento na demanda por profissionais inteligentes e criativos para a companhia. Com um uso estratégico da inovação, a qualidade dos serviços é garantida.
A padronização de processos é a peça-chave: além da digitalização dos procedimentos empresariais, é necessário encontrar a devida organização para fazer os trâmites fluírem. Logo, a unificação dos certificados em um lugar pode ser de grande ajuda na hora de otimizar o tempo e as entregas. Por essa razão, contar com um sistema eficiente e seguro é relevante para padronizar as ações da entidade. A partir de uma boa governança e credibilidade, a marca garante mais assertividade e alinhamento com as diretrizes.
A transparência e a sustentabilidade estão em alta: para firmar relacionamentos éticos e eficientes, é fundamental fornecer briefings quanto a produção de peças e fases de feedback. Atualmente, a sustentabilidade digital é responsável pela não poluição da Internet - também presente na emissão de carbono - e consiste nas parcerias empresariais. “Não existe one size fits all - cada cliente é um caso e, busca-se adequar nossas estruturas de remuneração de acordo com os modelos de obtenção de lucro e valor dos nossos clientes - isso faz, em partes, as relações serem duradouras”, analisa Franco.
As inovações são fundamentais para transferir processos do off para o on-line: como bem sabemos, lojas físicas são hubs de experimentação e vivência de mercadorias das quais podem migrar para o espaço virtual. Dessa forma, os estabelecimentos precisam entender como a omnicanalidade já é realidade pelo mundo, pois o comprador pode avaliar os valores do e-commerce antes de tomar sua decisão final. “É impossível falar de otimização sem mencionar ferramentas para tal. Nesse sentido, é imprescindível contar com soluções para migrar do off-line para o on-line, agilizando os processos envolvidos em todas as etapas de trabalho de marketing digital”, conclui o Country Manager da Labelium.
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