De acordo com a IDC People Sustainability Research, pesquisa realizada pela SAP em 11 países, o mundo dos negócios tem pensado no impacto das empresas no meio ambiente e na vida das pessoas. Além do Brasil, lugares como o Estados Unidos, Austrália, Alemanha e China acreditam no impacto direto dos valores organizacionais no desempenho de um estabelecimento. Independentemente do setor de atuação, as práticas de gestão fazem a diferença no cotidiano dos colaboradores e potencializam as entregas com parceiros e clientes. Sendo assim, compreenda a indispensabilidade de investir em ações de incentivo.
Investir nas pessoas é imprescindível!
Conforme o levantamento citado, 96% dos funcionários das entidades mapeadas acreditam no investimento em pessoas como proporcionador de benefícios econômicos e sustentáveis para a marca. A partir de uma estratégia unificada, é possível obter resultados positivos na performance financeira, competitividade, métricas de ESG, retenção de talentos, satisfação no ambiente laboral e até mesmo reputação da marca.
Para 91% dos entrevistados, as companhias devem ter uma estratégia de ESG holística e unificada. “O resultado da pesquisa vai ao encontro da visão da SAP, na qual a estratégia de sustentabilidade de uma organização deve se estender além do meio ambiente para incluir sua força de trabalho e fornecedores, clientes e comunidades”, analisa Fernanda Saraiva, diretora de Recursos Humanos da SAP Brasil.
Além disso, aproximadamente 78% dos brasileiros acreditam na tecnologia e outras ferramentas como essenciais para apoiar iniciativas de sustentabilidade para as pessoas. “Os números corroboram o entendimento global de como as organizações investidoras nas pessoas colhem os frutos em todo o seu negócio", complementa Fernanda.
Os colaboradores movem o negócio!
Como bem sabemos, os colaboradores são os maiores ativos de uma instituição. Afinal de contas, para conseguir promover algo transformador e personalizado para o público, é preciso proporcionar uma experiência positiva para o grupo interno. Não obstante, grande parcela dos estabelecimentos vem apostando em campanhas de incentivo e eventos corporativos.
Com a chegada da Geração Z no mercado de trabalho, os nascidos a partir de 2001, toda a dinâmica organizacional está sendo modificada e novas perspectivas para o futuro estão surgindo. Quando uma nova faixa etária começa a adentrar o mundo corporativo, é comum haver mudanças. Logo, a juventude interconectada da atualidade desfruta de uma naturalização com as habilidades techs.
Dessa forma, o grupo já nasceu imerso nas tecnologias e Internet, culminando em um perfil de profissionais multitarefas e com expressiva facilidade para assimilar informações. No entanto, quando comparados com os mais antigos, eles valorizam demais a independência e são movidos pela busca de propósito em suas carreiras.
Nesse contexto, percebe-se como reter talentos será cada vez mais desafiador para as corporações. Isso porque o alinhamento com os valores pessoais é uma prioridade para o exercício completo de sua criatividade. “O ciclo virtuoso começa quando todos são apaixonados por sua respectiva função e compartilham de valores como a inclusão, a diversidade e a ética, além do respeito pelas diferenças”, pontua Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco.
Ações de incentivo para os times
Para gerenciar bem um negócio, é preciso ir além dos direitos trabalhistas obrigatórios por lei, como vale-refeição, plano de saúde, auxílio transporte e outras questões previstas em determinados cargos. Afinal, a alta rotatividade de funcionários em uma empresa é prejudicial, sendo de suma relevância valorizar o quadro e desenvolver o seu senso de pertencimento. Pensando nisso, elencamos algumas ações de incentivo para promover o engajamento da equipe. Confira!
As viagens de incentivo são vantajosas: uma ótima maneira de recompensar os integrantes dos times é oferecer uma oportunidade de lazer inesquecível em um destino interessante. “As chamadas viagens de incentivo são experiências normalmente exclusivas e únicas, algo pelo qual nem sempre o dinheiro pode comprar. Elas costumam marcar profundamente os participantes, rendendo memórias e lembranças das quais acompanham a pessoa por toda a vida e sempre terão relação com aquela empresa”, reforça o especialista.
As premiações estão em alta: prestar homenagens em eventos especiais dedicados à equipe demonstra como seus esforços são valorizados. Esse tipo de reconhecimento auxilia na disseminação de sentimentos de gratidão e pertencimento entre todos os envolvidos. “Por exemplo, em vez de começar a bonificar o colaborador apenas após cinco, dez ou quinze anos de casa, a ideia é já iniciar as homenagens no primeiro ano e continuar contemplando aquela pessoa anualmente. Isso faz mais sentido hoje em dia”, ressalta Sallowicz.
As viagens de capacitação executiva são ótimos investimentos: dar o devido suporte na evolução profissional do staff é uma postura extremamente motivadora. “Normalmente esses intercâmbios reúnem conhecimento, cultura, networking e lazer, um mix praticamente imbatível. Para completar, com a iniciativa, a empresa também ajuda no aprimoramento daqueles profissionais e, consequentemente, contribui para o sucesso de toda a corporação”, finaliza o CEO da Duo & Ecco.
Em suma, é essencial enfrentar o desafio diário de manter o time motivado. Quem adota uma conduta estimulante, garante um relacionamento interno positivo e resultados ainda mais satisfatórios. Desse modo, construir uma cultura interativa é vantajoso para todas as partes envolvidas!
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