Nos últimos anos, as pessoas mudaram a forma de enxergar o mundo e, consequentemente, suas profissões. Hoje, com tamanha transformação no mercado de trabalho, como os jovens se comportam diante desse cenário? Com o intuito de entender mais sobre o tema, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa e perguntou: "qual o maior desafio na sua carreira?”. Com dados coletados entre os dias 20 e 31 de março de 2023, o levantamento contou com a participação de 25.349 respondentes, de 15 a 27 anos de idade.
A maioria tem medo de seguir o caminho errado
A maior parte dos jovens, 26,13% (6.624), querem a certeza de ter escolhido o caminho certo. “Todos temos um propósito de vida e ele está quase 100% conectado ao percurso laboral. Quando estamos inseridos na profissão por amor, mesmo existindo vários desafios e percalços durante a trajetória, encaramos como oportunidades de desenvolvimento, aprendizado e evolução. Ou seja, o autoconhecimento é a resposta! Quanto mais nos analisamos, nos permitimos e nos conhecemos, maior a facilidade de identificar nosso objetivo e nos alinharmos a ele”, comenta a analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, Renata Blumtritt.
Muitos querem se estabelecer como bons profissionais
Outra grande parcela, 21,66% (5.491), tem o desejo de se consolidar como um indivíduo respeitado em seu ramo de atuação. “Além da paixão pelo trabalho, ter empatia e respeito pelas pessoas, é necessário saber lidar com suas emoções, exalar espírito de equipe, proatividade, resiliência, coragem e muita alegria”, ressalta a especialista. Afinal, apenas a parte técnica não basta para conquistar o reconhecimento de todo um segmento.
A ansiedade é um obstáculo para bastante gente
Essa é a realidade de 21,38% (5.420) na hora de encarar um novo desafio. “Identificar esse sentimento é o primeiro passo, mas apenas isso não é suficiente. O melhor conselho é saber quem você é, conseguir lidar com suas emoções, sensações e reações diante das adversidades. Conhecer seus limites, vulnerabilidades e pontos fortes é fundamental. Importante também buscar auxílio para ter um direcionamento e acompanhamento”, destaca a analista.
Outros possuem incertezas a respeito do mercado de trabalho
Para 18,91% dos entrevistados (4.794), esse aspecto é prejudicial e cria dúvidas a respeito do futuro. No entanto, algumas atitudes podem ser tomadas para evitar essa situação. “O principal é ter consciência de sua capacidade e habilidades. Uma pessoa sem confiança não enxerga seu próprio potencial e pode ser vista por seus líderes como quem sabota a realidade e se coloca em posição inferior aos demais. Além da questão de acreditar e valorizar suas virtudes, competências e vivências, é necessário estar sempre antenado nas novidades e atualizações do setor de atuação. Estudar, ler, se aprimorar, tudo isso faz parte do dia a dia de um colaborador em busca de segurança e estabilidade”, complementa Renata.
Como será o futuro da profissão também aflige alguns
Por fim, 11,91% (3.020) têm dúvidas sobre o futuro de sua profissão. Afinal, nos últimos anos, houveram muitas mudanças no mundo corporativo. “A tecnologia veio para transformar e reinventar a forma de trabalho há um bom tempo e, durante o período de pandemia, pudemos sentir esse impacto de forma mais real. Vivemos em uma era na qual desde pedir comida, fazer compras e até uma consulta médica fazemos de forma digital e precisamos nos adaptar a essa realidade. No âmbito laboral não é diferente. Atualizar-se, pesquisar sobre as tendências e buscar meios para se inserir nesse novo contexto fazem a diferença para as corporações”, diz a executiva do Nube.
Como ter mais oportunidades no mercado?
Conforme o dicionário Michaelis, oportunidade é uma ocasião favorável; circunstância oportuna e propícia para a realização de alguma coisa. Ou ainda, situação útil, benéfica e vantajosa; conveniência, utilidade. Por último, cargo, função ou emprego em disponibilidade. Ou seja, é algo positivo acontecendo em determinado momento.
Para o CEO da FM2S, Virgilio Marques, o número de possibilidades encontradas pela vida não pode ser apenas atribuído ao acaso. “Não é algo sobre o qual não temos nenhuma gerência”. Sendo assim, ele lista algumas atitudes para aumentar a chance de sucesso nessa busca:
- Identificar os locais com alto fluxo de oportunidades
- Enxergar as situações sobre várias perspectivas
- Não ter medo de agir
Na maioria das vezes, cometer esses erros faz as pessoas perderem chances únicas na carreira e colocam a culpa em fatores externos. “É uma sensação ótima não tomar nenhuma ação e encontrar uma razão para tal. É a melhor forma de ficarmos em nossa zona de conforto e não carregarmos a responsabilidade por isso. Simplesmente não tentamos e tudo bem”, afirma Marques.
O CEO lembra da famosa história de um cavalo selado passar poucas vezes em sua frente. “Isso é verdade, mas ele estará mais vezes no jockey e menos no shopping center. Ou seja, há lugares corretos e com mais probabilidade de prosperar. Hoje, em uma startup com um milhão de acessos ao mês, muito mais coisa acontece”. Portanto, é fundamental estar capacitado e bem posicionado para chamar a atenção das grandes corporações.
Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes por uma vaga de estágio? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!
Conte com o Nube nessa caminhada!