De acordo com uma pesquisa realizada pela Cigna International Health, companhia de seguros e planos de saúde, a tensão global afeta os trabalhadores de todas as idades, mas principalmente os integrantes da Geração Z. Isso porque a insegurança no meio laboral vem prejudicando a psique daqueles nascidos entre 1995 e 2010, tendo em vista a proliferação das demissões e salários incompatíveis com o ritmo da inflação. Dentre os jovens analisados no levantamento (de 18 a 22 anos), 91% relatam estar estressados, em comparação com 84% das outras faixas etárias. Sendo assim, fique por dentro dos principais motivos para essa discrepância!
A juventude no ambiente laboral
No mundo globalizado no qual estamos inseridos, é praticamente impossível acompanhar todas as informações. Em meio a interconectividade, indivíduos de qualquer lugar do mundo conseguem se comunicar e avaliar as diferentes realidades existentes. Com as inúmeras transformações nos mais variados aspectos da vida, é preciso acompanhar as tendências e saber qual delas serão úteis para cada um.
Embora esse já fosse um assunto cada vez mais debatido, depois da pandemia percebemos como os transtornos psicológicos são algo muito comum entre as pessoas. Desde a ascensão do home office, uma onda de ansiedade passou a tomar conta do cotidiano de muitos funcionários, ficando difícil separar os problemas pessoais dos profissionais com eles ocupando o mesmo espaço.
Nesse sentido, o emocional tem impactado significativamente os comportamentos dos jovens trabalhadores, principalmente aqueles cursando o ensino médio, graduação ou outros ensinos. “É uma situação radical da qual requer responsabilidade e organização por parte do colaborador. Sem muitas referências e com a alta carga de obrigações, doenças ocupacionais, como o esgotamento mental e a ansiedade, podem vir à tona”, comenta Alex Araujo, CEO da 4Life Prime;
Fica nítido, portanto, como a gestão empresarial deve priorizar a integridade física e mental do seu quadro, seja por meio de uma convivência tranquila, auxílios ou até mesmo uma ampla comunicação e acompanhamento profissional. “As companhias necessitam se atentar à saúde e ao bem-estar dos colaboradores, por meio de ações efetivas, como palestras de prevenção, acompanhamento médico e disponibilização de benefícios. Assim, evita-se o aumento no número de afastamentos e, consequentemente, melhora a qualidade de vida do time”, complementa Araujo.
Os investimentos no bem-estar
Hoje em dia, atrair e reter talentos é um grande desafio para as corporações em meio a alta competitividade por trabalhadores qualificados no mercado. Não obstante, significativa parcela das entidades tem investido em chamativos para atrair possíveis candidatos. Dentre os quesitos valorizados hoje, podemos citar os horários e locais de atuação flexíveis, atividades extras e até mesmo algumas facilidades no cotidiano da equipe.
Nesse contexto, o bem-estar coletivo é uma das principais estratégias para manter o público interno satisfeito e com uma produção em alto nível. “Eu vi uma oportunidade de aprimorar a performance da empresa com pessoas mais ativas e saudáveis. Era a realidade não apenas do meu time, mas do mercado como um todo. Isso porque o envolvimento resulta em melhorias efetivas, com efeito de ganha-ganha entre todos os agentes: pessoas mais saudáveis são mais produtivas e melhoram o desempenho empresarial”, pontua Bruno Rodrigues, fundador e CEO da GoGood.
Além disso, o investimento nessa temática começou pelas instituições de grande porte de tecnologia, como o Google. Com o passar do tempo, essa inovação chegou até as startups. Por isso, a eficiência dos serviços virou pauta entre as firmas mais tradicionais, passando a adotar práticas voltadas para a integridade pessoal e profissional dos times.
Quando falamos sobre as intensas mudanças no meio laboral, nos referimos a priorização de questões básicas antes ignoradas por muitos. Assim sendo, é notória a modificação de hábitos e pensamentos na rotina de uma multidão. “A relação das pessoas com o próprio bem-estar se transformou de maneira absurda. A crise sanitária mundial resultou no crescimento da preocupação com a saúde e agora vemos academias com números de clientes maiores se comparados ao período antes da pandemia da Covid-19”, reforça Rodrigues.
No final das contas, essa reestruturação do mercado foi benéfica para toda uma sociedade. A partir dos novos ideais trazidos pelos mais jovens, observamos uma mentalidade de maior autoconhecimento e responsabilidade com o seu próprio conforto. “Podemos transbordar o recorte das atividades físicas para falar de outras tendências em saúde das quais cresceram muito: psicólogos, telemedicina e outras tecnologias. As pessoas são cada vez mais protagonistas de sua própria jornada de bem-estar”, conclui o fundador e CEO da GoGood.
Os impactos da Geração Z no mercado
Chegou o momento deles iniciarem a sua carreira: a Gen Z engloba a parcela com até 23 anos, presente no ensino médio, superior ou à procura de uma inserção no meio corporativo. A partir de novas perspectivas, esse grupo mudou o ritmo de diversos setores, especialmente durante o turbulento ano de 2020. Apesar dos nítidos desafios enfrentados, podemos confiar no potencial dessa geração no auge da sua criatividade.
Atualmente, o estágio é a melhor alternativa para quem estuda adentrar o ambiente profissional na sua respectiva área de atuação. Afinal, esse é um ato educativo voltado para o desenvolvimento prático das habilidades ensinadas em sala de aula. Outra opção interessante é o programa de aprendizagem direcionado para os cidadãos com faixa etária de 14 a 24 anos.
Hoje, dispomos de ainda mais oportunidades com o crescimento do teletrabalho pelo território nacional. Isso porque os residentes das regiões mais remotas não se limitam às barreiras geográficas para conquistar um bom posicionamento no mercado. Portanto, se você também é um estudante em busca de novos horizontes, não deixe de conferir as possibilidades!
Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!
O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!
O Nube incentiva o bem-estar dos colaboradores!