Nos dias atuais, para ter sucesso no gerenciamento de um negócio, é extremamente importante saber lidar com pessoas. Principalmente após a pandemia, esse fator ganhou relevância e afeta diretamente nos resultados empresariais. Por isso, quem ocupa essa posição em uma corporação precisa estar ligado no assunto e por dentro das tendências do mercado.
Como se tornar um líder?
Qual o segredo de uma boa gestão? Não há uma fórmula mágica para isso e nem existem cursos específicos para quem almeja a posição de líder. “Minha formação acadêmica é absolutamente exata: Engenharia, Telecomunicações e Finanças. Passei por várias posições na indústria farmacêutica até ocupar o cargo atual. Dada a exposição na área da saúde, me apaixonei pelas ciências inexatas, onde 2+2 pode ser superior a quatro”, explica o vice-presidente da Medtronic, Felipe Barreiro.
Para o especialista, esse fator foi fundamental para construir sua história e se orgulhar dela. “Sou apaixonado pelo meu trabalho e sei como há diferença nessa motivação. Um ingrediente básico, na minha opinião, para uma profissão de sucesso. A função de um gestor também é inspirar e tive exemplos na minha vida. Muitos colegas me ajudaram e continuam firmes nessa tarefa, participando diretamente ou não deste caminho. Processo contínuo e constante de aprendizado”.
Por isso, é preciso possuir habilidades técnicas, experiência e boa formação, mas ter em mente a responsabilidade de cuidar de pessoas, sejam elas pacientes, colegas, parceiros comerciais ou clientes. “Na minha visão, o respeito mútuo sobrepõe-se às regras de hierarquia. Um comandante precisa ter ouvidos aguçados e agilidade para entender o negócio, mas os indivíduos transformam metas em realidade. As agendas atribuladas e os recursos tecnológicos vieram para somar, mas a empatia e a proximidade devem estar sempre presentes”, destaca Barreiro.
Compreender, relevar e respeitar as necessidades da equipe é essencial para ter sucesso. Há estratégias comerciais a cumprir, mas os membros tornam esses interesses e projetos possíveis. Enxergar a diversidade do outro com ética e respeito é um dos mais relevantes passos para um gerenciamento assertivo. “Mesmo parecendo clichê, a função principal de um gestor é inspirar e mover as pessoas à ação por engajamento com um propósito. Costumo desafiar os times questionando: qual o legado queremos deixar para nossa sociedade?”, complementa o vice-presidente.
Como ser um bom líder em 2023?
Esse papel vem crescendo sob o ponto de vista do protagonismo no mundo dos negócios. A pandemia impactou a forma de comandar ou fez repensar o estilo para 71% dos respondentes, segundo pesquisa do Fórum CEO Amcham. Com tantas responsabilidades, um bom comandante se organiza e encontra as melhores fontes para tocar seu trabalho e ter isso de base para criar um planejamento.
Quais características um líder deve ter ou desenvolver? A vice-presidente da BNI Brasil - Business Network International, Mara Leme Martins, lista cinco competências essenciais. Confira:
Prezar pela humanização: é necessário entender e compreender a situação do colaborador. “Pessoas felizes produzem mais, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos, 53,8% dos brasileiros têm seu propósito de vida conectado com seu emprego atual”, explica Mara.
Investir no espírito de equipe: segundo estudo divulgado pela The Adler Group, cerca de 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações vindas de contatos, provando o valor de desenvolver um relacionamento adequado.
Ter ideias nesse sentido, espírito de equipe e saber delegar funções fazem parte desse âmbito. “Alguns membros preferem concentrar tudo em suas mãos, porém, é necessário investir em colaboradores, com funções específicas, para ajudar no desenvolvimento de atividades e melhorar os resultados da empresa. Cada um pode agregar de alguma forma para o crescimento da corporação”, salienta.
Autogestão e resiliência: essas soft skills são importantes para todos os indivíduos. “Saber controlar a sua própria gestão é uma habilidade não técnica mega necessária nos dias atuais, ainda mais pensando no mundo digital, onde cada vez mais as pessoas estão atuando em home office”, comenta a especialista.
Quem ocupa esse posto, enfrenta obstáculos diariamente. “Por isso, é preciso ter resiliência para poder tomar as decisões com calma, sem impulsividade e não prejudicar a companhia. Saber agir sobre a pressão de um problema é crucial”, diz a executiva.
Planejamento e sede de conhecimento: saber incluir prazos e definir bem as suas atividades, bem como as dos demais, é uma característica de extrema importância. “Desenvolver as tarefas de forma objetiva torna possível gerar resultados mensuráveis, criando um controle maior sobre o seu projeto".
Existe uma forte opinião hoje em dia do estudo não ser mais relevante. Com a chegada da Internet, ganhar dinheiro on-line realmente se tornou uma opção para muitos jovens. Entretanto, podem tirar tudo de você, menos o conhecimento. “Por isso, se atualizar é fundamental. Aprender nunca é demais”, complementa.
Inovação e autoconfiança: além de pensar em cursos para melhorar o autoconhecimento, uma mente inovadora faz a diferença, ou seja, estar sempre pensando em ideias e melhorias para a corporação. “Isso vale também para melhorar a estrutura física, ou até em medidas para beneficiar um integrante”, salienta.
Essa competência torna o comandante capaz de enfrentar qualquer dilema em sua jornada. “Quanto mais confiante, aumenta a possibilidade de racionalizar as tomadas de decisão. Se você é inseguro, se afunda nos problemas e triplica os gargalos de uma organização”, explica a empresária.
Os principais erros dos líderes
Muito se fala na diferença entre chefe e líder. Um exerce posição de hierarquia dentro de uma empresa, isto é, uma figura autoritária com poder sobre os seus subordinados. O outro é aquela figura preocupada em inspirar e fazer a equipe crescer junto com ele. "É preciso se capacitar para ser um treinador de pessoas: profissionais completos, com a intenção de melhorar a convivência no ambiente executivo e a produtividade, alcançando metas, gerando resultados, valorizando e respeitando as singularidades de cada um. Não se trata de uma padronização, mas uma relação pacífica, com aceitação à divergência de pensamentos para se chegar a uma resolução coletiva de problemas", destaca o especialista em treinamentos comportamentais e fundador do Instituto Kaercher de Desenvolvimento Humano, André Kaercher.
Nesse sentido, Kaercher compartilha os principais erros cometidos por quem ocupa essa posição e como evitá-los. Veja:
Não dar feedbacks construtivos: é fundamental estabelecer parâmetros construtivos para dar feedbacks para o grupo sem ofender ou prejudicar ainda mais. Isso serve para apontar erros e soluções para o colaborador colocar em prática e evoluir na sua carreira.
Não saber ouvir e ter empatia: é preciso ouvir todos os lados de uma mesma história, com empatia, sabendo se colocar no lugar do outro com uma escuta ativa, de forma a manter sempre a justiça, principalmente em casos de possíveis conflitos.
Não valorizar o talento de cada um: os indivíduos têm talentos únicos. É essencial entender como cada um dos seus colaboradores lida com as atividades do cotidiano, suas facilidades e dificuldades. Assim, é possível desenvolver novas aptidões para uma melhora constante.
Não planejar estrategicamente: para não gerar ansiedade na equipe, é importante contar com um planejamento coeso em parceria com todos os integrantes, de preferência, montado levando em conta as opiniões e visões dos membros, na medida do possível. Ser aberto e empático é uma boa forma de encontrar um denominador comum. Nesses momentos, faz muita diferença ter uma formação em treinamento comportamental, pois a metodologia validada ajuda a alavancar os resultados.
Portanto, saiba como comandar a sua equipe nos dias atuais. Quer saber mais sobre os assuntos em alta? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!
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