De acordo com o relatório State of the Global Workplace, elaborado pela Gallup, somente 21% dos colaboradores estavam engajados com as atividades realizadas em suas respectivas companhias, enquanto 33% não as consideravam significativas. Nesse cenário, muitas instituições sentem os efeitos desses números e passam a implementar soluções para aumentar o envolvimento do time com seus afazeres. Por meio do marketing de incentivo, é possível manter uma boa experiência do público interno ao longo de sua trajetória, oportunizando não apenas a permanência dos contratados por muito tempo, como também o seu papel como parte integrante do crescimento dos negócios. Sendo assim, fique por dentro dos benefícios e do caminho certeiro para reter talentos!
O desenvolvimento do senso de pertencimento
Um estudo realizado pela Universidade de Oxford em parceria com a multinacional de telecomunicações BT demonstra como os funcionários conseguem ser 13% mais produtivos justamente quando estão felizes. Logo, entendemos porque uma campanha voltada para o incentivo do time gera melhores resultados no seu desempenho e contribui para um ambiente de trabalho mais informal, com treinamentos motivacionais e pesquisas de satisfação. Ao longo do processo, a instauração de atividades dinâmicas proporciona um melhor alinhamento dos integrantes com a cultura organizacional do lugar.
Para alcançar esse objetivo, uma excelente alternativa é a estruturação de uma ação de onboarding robusta. Muitas marcas pecam por concentrarem os esforços em promover o engajamento das equipes quando elas já estão estabelecidas.”Porém, em alguns casos essa oportunidade nem sequer chega a existir, considerando a possibilidade dos novos membros não entenderem completamente os processos e propósitos da empresa nos seus primeiros meses de atuação, considerando a saída a melhor decisão”, pontua Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up.
Além disso, podemos ressaltar como a integração ou socialização organizacional é um mecanismo no qual os funcionários adquirem os conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para se integrarem a um determinado ambiente. “Isso só acontece se as lideranças ajudarem os ‘novatos’ a se sentirem acolhidos, pertencentes, valorizados e motivados, com práticas de gestão de pessoas abordando uma boa comunicação, a facilitação de suas atividades e o reconhecimento por bons desempenhos”, completa Silvana.
Cinco dicas para quem busca reter talentos!
Conforme dados do Fórum Econômico Mundial (FEM), no relatório Futuro do Trabalho, a previsão é de, futuramente, 65% das crianças iniciando o primário, atuarem em profissões ainda não existentes. Por essa razão, é tão pertinente às entidades e o staff caminharem lado a lado com uma troca de vivências legítimas e de qualidade. Assim sendo, os incentivos são fundamentais para desenvolver o senso de pertencimento dos indivíduos e, consequentemente, a reciprocidade com o estabelecimento. Pensando nisso, elencamos cinco dicas para quem busca reter talentos. Veja:
A semana de quatro dias está ganhando espaço: essa novidade já está sendo testada em vários países e possui como caso mais famoso a Microsoft, pioneira em implantar o sistema no qual a sexta-feira passou a ser livre para todos. Inclusive, os índices se mostraram positivos quanto a redução de custos e aumento de 40% na produtividade do quadro. “As instituições devem se atentar sobre a importância de enxergar as individualidades do seu quadro. No cenário pós-pandemia, eles ficaram mais exigentes com temas relacionados à saúde mental e bom relacionamento com suas lideranças”, comenta Sthéfani Ribeiro, Head de Gente e Cultura da 3778.
O debate acerca das doenças físicas e mentais está em alta: embora a temática já estivesse ganhando força, o isolamento social foi responsável por ressaltar a relevância de medidas preventivas sobre o assunto. Hoje, com a retomada das atividades presenciais, as companhias já investem nesse quesito em prol de uma cultura organizacional mais acolhedora. Conforme um estudo publicado pelo Journal of Occupational and Environmental Medicine, as entidades preocupadas com o bem-estar do time elevam sua eficiência em aproximadamente 235%. “Quando falamos de prevenção de doenças, também nos referimos a um maior desempenho da equipe. A pessoa se sentir bem e feliz no seu local de trabalho, consequentemente, irá entregar melhores resultados. Isso também impacta positivamente no orçamento do estabelecimento”, completa Ribeiro.
O teletrabalho e hibridismo chegaram para ficar: uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), revelam o fato de formatos operacionais alternativos serem implementados pelas corporações e 70% priorizarem o home office. Esse cenário se mostra muito promissor, pois mesmo com o fim da crise sanitária, significativa parcela populacional enxerga vantagens na possibilidade de atuar diretamente de casa ou em dias alternados no escritório. Nessas modalidades, os indivíduos encontram melhor qualidade de vida, mais tempo com a família e amigos, menos gastos com a deslocação, entre outros benefícios.
A educação financeira faz a diferença: segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 79,3% dos lares brasileiros estavam endividados em setembro de 2022, reforçando a relevância da educação financeira na vida de muita gente. Nesse contexto, as organizações voltam seus esforços para a inovação de benefícios a respeito do uso inteligentemente do orçamento, como cursos e mentorias individualizadas, proporcionam um melhor rendimento tanto na esfera pessoal quanto profissional.
As licenças parentais prolongadas podem ser vantajosas: atualmente, a Constituição Federal garante o cumprimento por lei da licença-paternidade de cinco dias corridos após o nascimento do filho. Para muitos, esse intervalo pode ser considerado insuficiente em meio às mais variadas configurações familiares do país. Nessa conjuntura, muitas firmas estão prolongando esse período e oferecendo até 60 dias de afastamento após o nascimento da criança, envolvendo grandes nomes como Meta e Grupo Boticário. “Portanto, é preciso olhar para os trabalhadores para além de cuidados protocolares, mas também no âmbito da felicidade, da realização e do acolhimento, para eles se sentirem parte de um grupo”, finaliza o Head de Gente e Cultura da 3778.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de desenvolver ações relevantes para os participantes enxergarem claramente os proveitos de priorizar os produtos ou serviços de uma determinada corporação. Com isso, é estabelecida uma conexão emocional entre os indivíduos, possibilitando a união entre suas características técnicas e o seu potencial dentro do time. Assim, a retenção de talentos vira realidade!
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