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As 15 habilidades profissionais mais buscadas atualmente! 

Notícia | 23/02/2023

Rodrigo Barreto

O mercado de trabalho é um dos locais mais necessitados de aperfeiçoamento de habilidades, para ressaltar pontos fortes e conseguir alavancar a carreira. Além disso, são princípios buscados por muitas empresas. Dessa forma, algumas dessas características são mais valorizadas em um perfil de colaborador. Entendendo como o indivíduo atua, se torna possível compreender se encaixa no meio ou não.

Para te ajudar a desempenhar um melhor fit cultural com a instituição, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) separou as 15 principais competências para adentrar em uma organização. Prossiga na página e aproveite a leitura!

  1. Pensamento crítico
  2. Aprendizado contínuo
  3. Autonomia
  4. Empatia
  5. Comunicação
  6. Criatividad
  7. Adaptabilidade
  8. Flexibilidade
  9. Perfil analítico e estrategista
  10. Senso de dono do negócio
  11. Relacionamento interpessoal
  12. Alinhamento de valores e princípios
  13. Inteligência emocional
  14. Resiliência
  15. Liderança

1. Pensamento crítico:

No passado, o funcionário era designado apenas para uma função e não podia interferir em outras partes. Atualmente, a pessoa questionadora é vista como ideal (nos parâmetros estabelecidos e aceitáveis), abrindo um canal de comunicação com os líderes e colegas. Dessa maneira, podem ser vistos como mais analíticos na realização das atividades e bons tomadores de decisões.

Aproveite e leia também: atitudes para iniciar bem o período na empresa.

2. Aprendizado contínuo:

O profissional estudioso é diferenciado, afinal, demonstra preocupação em evoluir sua mente, aprender sobre mais assuntos e contribuir para o bom desempenho do seu setor. Consequentemente, são mais valorizados para continuarem nesse processo de capacitação por iniciativa própria.

3. Autonomia:

A autonomia para concretizar as tarefas da posição ocupada é um dos aspectos mais importantes para qualquer estabelecimento empregatício hoje em dia, pois diminui a necessidade de supervisão intensiva para suas demandas o tempo todo. Isso resulta em uma boa organização no cotidiano de trabalho, evitando cobranças posteriores.

4. Empatia:

A empatia com os demais torna o ambiente muito mais fluido e tranquilo, por isso, é fundamental entender a diferença dos indivíduos e auxiliá-los quando preciso, compreendendo pontos essenciais da personalidade de cada um. Além disso, não há vergonha alguma em ser ajudado quando não consegue executar uma demanda complexa.

5. Comunicação:

A transmissão de ideias é algo imprescindível em qualquer âmbito e não diferiria no universo corporativo. Nesse caso, tanto ouvir quanto falar é crucial, promovendo diálogos mais pessoais e possibilitando melhor entendimento sobre os processos, rotinas e aspirações em todas as áreas da firma.

6. Criatividade:

Bastante atrelada ao meio artístico, ser criativo diz respeito ao modo de utilizar os recursos disponíveis de forma eficiente e fugindo do senso comum para concluir atividades. Essa habilidade pode ser aplicada desde o passo mais básico até o complexo. Por exemplo: otimizar o tempo de trabalho, melhorar o atendimento ou entregar mais resultados. As opções são infinitas quando falamos desse aspecto no âmbito laboral.

7. Adaptabilidade:

Essa é uma soft skill em alta. Quanto mais "camaleão" o colaborador é capaz de ser, melhor seu nível para a empresa. Afinal, as mudanças são contínuas e estar preparado para elas torna o processo mais tranquilo, mesmo quando é preciso se reinventar para suprir uma posição totalmente nova.

8. Flexibilidade:

Um termo relacionado com o anterior é justamente a capacidade de ser flexível com a alteração de horários, prazos e administração das demandas. Além disso, também é indispensável o grupo ter essa característica e ajudar quando for necessário, tornando-se uma via de mão dupla.

9. Perfil analítico e estrategista:

Com esses dois pontos elencados, o integrante se torna mais estratégico e profissional, sempre interessado em buscar informações, analisando e compreendendo todas as ações antes de tomar uma medida. Geralmente, também há os seguintes traços: organizado, atencioso a detalhes, metódico, assertivo, comprometido, focado e lógico.

10. Senso de dono do negócio:

Esse senso está relacionado com a visão intraempreendedora, permitindo captar as oportunidades de inovar e criar soluções dentro da companhia. Isto é, pensar de forma visionária, entendendo seus deveres e os cumprindo da melhor maneira possível.

Aproveite e leia nosso post sobre o tema: entenda sobre intraempreendedorismo e senso de dono!

11. Relacionamento interpessoal:

Saber como tratar demais companheiros e manter o relacionamento em equipe o mais saudável e motivador, sem intrigas e desentendimentos, diz respeito ao relacionamento interpessoal. Caso ocorram, é essencial saber resolver os conflitos de forma pacífica. Dessa maneira, quanto maior for esse índice, mais união existirá entre os setores e a confiança será gerada no trabalho alheio, visando alcançar os melhores resultados.

12. Alinhamento de valores e princípios:

Com os propósitos bem definidos, é possível buscar novos contratados com um fit empresarial aderente e a rotina pode se tornar mais produtiva. Quando não há essa adesão de conceitos, pode-se gerar um clima mais conturbado, então, não é indicado fazer admissões sem essa investigação, mas sim escolher candidatos para fortalecer naturalmente os valores do local.

13. Inteligência emocional:

Com esse fator em alta, o indivíduo não é influenciado por situações ruins, as quais podem atrapalhar o rendimento, o ambiente e abalar o psicológico. Ser inteligente emocionalmente é demonstrar, acima de tudo, maior destreza para lidar com diversos ocorridos no meio laboral.

14. Resiliência:

Muito relacionada ao tópico anterior, ser resiliente significa superar as adversidades, internas ou externas à organização. Estando apto a lidar com grandes desafios, o funcionário se reinventa e atua prontamente para superar os obstáculos.

Leia mais: supere as dificuldades para ingressar ou se manter no mercado.

15. Liderança:

Para liderar com excelência, é necessário a junção de todas ou da maioria das outras soft skills. Com elas, o membro assume maior responsabilidade e atua de forma holística, conduzindo com exatidão seu trabalho e ajudando os demais a atingirem as metas estabelecidas pelo corpo diretivo.

Portanto, tais pontos se tornam essenciais para adentrar e se sobressair em qualquer sociedade empresarial. Buscar meios de evoluir e crescer durante a jornada é o mais indicado para desenvolver aspectos de liderança.

Confira também: inspire seu desenvolvimento tecnológico em modelos de sucesso.

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