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Um ambiente saudável transforma a experiência do funcionário 

Notícia | 24/01/2023

Carolina Amaral

Employee Experience, ou “Experiência do Funcionário” é o termo responsável por separar as organizações em dois tipos: as com o poder de atrair, cativar e reter os melhores talentos e às sofrendo com a alta rotatividade e níveis insatisfatórios de moral, produtividade e satisfação do cliente. No geral, um cuidado com o ambiente de trabalho e o bem estar dos contratados é fundamental para o desenvolvimento próspero de uma instituição. Dessa forma, se preocupar com isso e ter esse como um pilar primordial é benéfico para ambas as partes. Aprenda a fazer isso e melhorar o clima organizacional.

 

A importância de uma boa gestão atualmente

Nos últimos tempos, alguns fenômenos como o Quiet Quitting e o The Great Resignation tornaram-se constantes. Logo, é essencial tomar determinadas medidas para conter tais mudanças e a onda de demissões massivas. Algumas delas é dar voz ao funcionário, priorizar as principais ações a serem tomadas, descobrir como anda o funcionamento do time e monitorar o progresso são cruciais para programas eficazes de feedback

“Estamos certamente em um mundo novo, onde as pessoas procuram obter muito mais de sua experiência de trabalho. Em 2020, a Gallup descobriu como a maioria do staff com menos de 40 anos estava desengajada em suas ocupações e quase dois terços não estavam progredindo. Logo, procuram por uma nova oportunidade, um recomeço”, comenta Daniel Scarafia, VP Latam da Hitachi Vantara.

A sobrecarga no local laboral custa caro, principalmente, aos subordinados, devido ao risco de doenças ocupacionais graves. Um exemplo é a síndrome de Burnout, recentemente classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como enfermidade ocasionada pelo trabalho excessivo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Pebmed, um em cada três brasileiros sofrem com esse adoecimento, afetando mais de 30 milhões de indivíduos da população economicamente ativa. No mundo, esse número é ainda maior. A lei onde consta esse mal como um motivo para afastamento completou, em 2022, um ano, mas ainda existe muito aprendizado em torno do tema para as corporações.

 

Qual a importância de contar com um programa como esse e como implementá-lo?

O trabalho de lançar um programa com o intuito de elevar o nível da prática dentro de um local laboral começa com a adesão do executivo. Para ser realmente bem-sucedido, é necessário reter toda a equipe de liderança por trás de iniciativas de Employee Experience e esses stakeholders devem estar alinhados filosoficamente com a relavância e o valor de ouvir o seu pessoal.

Para quem quer aderir esse feito no seu estabelecimento, existem métodos para embasar a discussão. Nesse sentido, alinhar o programa com a missão e a visão da organização é uma excelente escolha. Ao apresentar a iniciativa, lembre às partes interessadas de como os executores de tarefas são uma parte essencial do funcionamento de um negócio e, sem engajamento, é impossível dar vida à missão do lugar. Portanto, é imprescindível para o sucesso entender as causas de satisfação.

Para tudo ocorrer bem é necessário envolver matemática e fazer contas, descobrindo o custo da rotatividade e o retorno do investimento para melhorar a retenção. A falta de engajamento custa caro, desde o impacto financeiro das necessidades de contratação e treinamento até potenciais efeitos adversos no desempenho. Depois disso, é hora de determinar  a economia de verba, demonstrando os potenciais benefícios.

Na hora de precisar, de fato, estimular o convencimento, compartilhar as principais vantagens desse investimento é crucial. dentre eles, pode-se citar: obtenção de insights sobre como os colaboradores se sentem dentro da corporação; ao serem ouvidos, o comprometimento cresce, mantendo a motivação; escutá-los ajuda a reduzir o Burnout e a possibilidade de irem embora; um lugar propício à inovação e à resolução de problemas; além de uma melhor performance com o cliente.

Outro ponto interessante é descobrir o considerado mais importante para cada um dos líderes e vincular a mensagem ao motivo pelo qual fazer melhorias beneficia esses esforços, criando, assim, uma relação de bons frutos a ambos. É preciso compreender como a experiência do consumidor e do funcionário andam juntas, necessitando entender, em ambos os casos, como eles pensam, sentem, estão e, acima de tudo, a disparidade entre o esperado e o recebido de fato.

 

As vantagens empresariais de se preocupar com a saúde psicológica do time

O Great Place to Work é uma consultoria global com o propósito de incentivar companhias a obterem melhores resultados a partir de uma cultura integrando inovação, confiança e alto desempenho. Para tanto, anualmente publica dezenas de rankings e premia as Melhores Empresas para Trabalhar em escala nacional, regional, setorial (como por exemplo áreas da saúde e TI) e temático. No ano passado, uma firma de Jundiaí, intitulada Goldnet, recebeu o prêmio. Ao todo, 98% de quem atua lá diz ser um ótimo lugar para estar.

Além do cobiçado selo, ela já possui certificados pelos principais fabricantes líderes de network no mundo, com nível de parceria One Tier da Microsoft e Premier Partner da Cisco. Além disso, enxerga como os frutos só podem ser conquistados em um mercado cada vez mais humanizado, acolhedor e inclusivo. 

“A satisfação de nossos colaboradores vem de um conjunto de ações e iniciativas trazendo, por trás de si, algo muito maior, onde as equipes estão engajadas e motivadas para sermos uma empresa do futuro. No final de cada dia buscamos com nosso maior recurso, as pessoas, continuar inovando e liderando o processo de transformação digital aqui em Jundiaí para fazer a diferença positiva na sociedade e em nossos clientes”, declara Rogério Busnardo, Head of Adm & Commercial.  O posicionamento do diretor é a prova clara de como a criação de um clima organizacional harmonioso e saudável é especialmente interessante para a própria marca. Isso reforça ser fundamental os empreendimentos possuírem um espaço democrático para expor sugestões e críticas as quais contribuam para o desenvolvimento contínuo.

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