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Aposte no desenvolvimento da cultura organizacional 

Notícia | 23/01/2023

Pedro Fagundes

Sua empresa tem priorizado a propagação de uma cultura organizacional aos colaboradores? Essa iniciativa é vista como peça chave para manter o quadro de funcionários na mesma página das demandas e ambições da instituição. No entanto, dar esse passo não é tarefa fácil. Pelo contrário, sugerir ideias aos contratados exige tempo e frequência. Quem chega de uma entidade terceira precisa, naturalmente, despir-se de parte das crenças anteriores – inerentes à antiga labuta – para, então, aderir à novidade. Esse processo apenas poderá ser atingido por meio do diálogo e incentivo. Quer descobrir como alinhar a essa boa tendência? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Dificuldades do contato pós-pandemia

Com a popularização do home office, em decorrência da pandemia, ocorreu um – inoportuno, porém esperado – afastamento entre funcionários e empregadores. Dessa forma, quem perdeu o contato com a força de trabalho, sofreu com outras inconveniências, como a queda de produtividade e engajamento das equipes. Do outro lado, as entidades capazes de estreitar os vínculos ganharam destaque perante o mercado. Segundo a Pesquisa Global de Cultura Organizacional, da PwC, 69% das lideranças empresariais apontam o ambiente e valores dos empreendimentos como os principais responsáveis pelo êxito no período endêmico. Conforme o estudo, as soluções voltadas a essa esfera potencializam, não apenas o comprometimento, como também a performance dos negócios e sua respectiva lucratividade.

A aplicação dessa metodologia, no entanto, enfrenta alguns entraves vigentes à estrutura empresarial, como é o caso da comunicação. Mais especificamente, a deficiência desse atributo na capacitação das lideranças. O comandante tem o papel de inspirar e direcionar sua equipe. Logo, antes de qualquer competência, ele deve ter em seu repertório as ferramentas necessárias para manejar o grupo. “Esse perfil de empresários está escasso. O setor é dominado por membros oriundos de áreas mais técnicas. Assim, embora fosse necessário, não tiveram um aprofundamento da comunicação a ponto de suprir as carências. Infelizmente, essa ausência reflete na qualidade da interlocução interna e externa das empresas”, relata o empreendedor focado no varejo, Cleber Brandão. 

O combate a esse cenário desfavorável mostra-se fatal. O bom desempenho das equipes, principalmente frente a um cenário pautado pelo digital, depende desse firmamento de laços entre as chefias e seus encarregados. Caso contrário, depara-se com uma conjuntura  imprecisa, onde a corporação perde de vista as pedras por onde deve apoiar o seu caminho. Além da aparição dessa neblina, promover um senso de unicidade ocupacional é base para se criar um ambiente saudável de atuação. “Uma equipe motivada e satisfeita entrega muito mais resultado para o negócio. Isso só é possível com uma boa gestão da cultura”, ressalta a CEO da Kultua, Lívia Brandini.  

 

Importância da cultura organizacional

Deve-se compreender como a troca de interações entre diferentes membros de um grupo é essencial para fomentar a transformação. Ninguém evolui enquanto está parado. Pelo contrário, o marasmo é um cruel inimigo da vida laboral. Por isso, incentivar a expressão de pontos de vista assíncronos e distintos é algo crucial. Nessas horas, a hierarquia é – momentaneamente – ofuscada a fim de dar palco a ideias e concepções. “As experiências adquiridas pela convivência com pessoas as quais, muitas vezes, se achavam tímidas, podem agregar grande valor. A prática é fundamental a fim de ter mais dinamismo na hora de se expressar e, para isso, o ideal é manter esse hábito na rotina, até mesmo sozinho”, indica Brandão. 

A partir dessa percepção, é preciso levar o ideal à esfera do reconhecimento. Caso os encabeçados pelas equipes não enxerguem benefícios factuais nessa habilidade, o carro tende a ficar parado. Por isso, deve-se sair em busca de embasamento teórico, o qual possa ser convertido em prática e, assim, alterar o panorama das corporações. “O ponto de partida é entender sua cultura de forma profunda, pela ótica dos trabalhadores, a fim de conseguir priorizar – com eficácia – suas oportunidades de melhoria, bem como os pontos fortes. Por meio de dados e análises assertivas, é possível traçar estratégias capazes de impulsionar o cotidiano da entidade”, explica Lívia.

 

Benefícios da implementação

Frente à montagem de planejamentos acerca do tema, é preciso visualizar o horizonte de possibilidades. Demonstrar a primordialidade dos costumes empregatícios é o pilar responsável por angariar benefícios, tanto a quem contrata, quanto ao laborador. Para tanto, o Nube, em parceria com a CEO da Kultua, separou três motivos para investir nessa agenda e mudar, de vez, as perspectivas do seu negócio. Veja a lista abaixo:

infográfico Vantagens de um boa cultura organizacional

Inovação: incentivar o pensamento criativo e a experimentação consciente – seja a partir de grandes ou pequenas transformações – pode facilitar o trabalho dos times. Todo estabelecimento precisa evoluir a fim de manter o interesse de seus profissionais. Na mesma toada, a inovação é chave para a sedução de clientes interno e externo. Para isso, deve-se ampliar a autonomia, incentivando a elaboração de novas ideias.  

Retenção de talentos: o reconhecimento e a promoção de ambiente desafiador, são dois segredos para a permanência de empregados. Tratam-se de dois fatores responsáveis por diferenciar uma cultura das outras, Salários e benefícios são relevantes, é claro, mas não passam de commodities. Fomentar um ecossistema institucional acolhedor e a participação nas decisões, por sua vez, são elementos capazes de convencer a estabilidade de um funcionário. Além disso, a retenção de talentos auxilia na diminuição de custos com turnovers

Ganho de produtividade: iniciativas voltadas para o engajamento do servidor resultam na potencialização do rendimento em demandas estabelecidas pela companhia. A satisfação e a autoconfiança proporcionam circunstâncias favoráveis, capazes de auxiliar no melhor desenvolvimento e desempenho das funções. Além disso, também podem gerar sentimentos positivos, os quais proporcionam a inventividade, com diferentes formas de produzir. Com esse intuito, é necessário ter uma conduta forte, coesa e autêntica, a fim de tornar o plantel – de fato – um agente ativo.

 

Gostou das indicações? Então, adapte-se às novas tendências do mercado, atualize o seu modelo de atuação e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para transformar o contato com os contratados é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

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